Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Giovanni Bonfim e Carlão Motorista questionam o fechamento de salas de aula no Município


Os vereadores Giovanni Bonfim e Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista, ambos do PDT, protocolaram, hoje (11), na Câmara Municipal, um requerimento de informações ao prefeito quanto ao fechamento de salas de aula no Município.  Os parlamentares citam diversas reclamações de pais e professoras da rede municipal de ensino quanto ao fechamento de salas de aula por conta da quantidade de alunos. Os pais e docentes também relatam que os alunos são remanejados para outras salas, elevando o numero de alunos em aproximadamente 36 alunos por sala.

“Uma quantidade tão elevada de alunos em uma única sala não colabora com a qualidade do ensino, muito menos com o desenvolvimento da grade curricular”, afirmou Giovanni, ressaltando que o grande volume de alunos acarreta em um esgotamento físico e mental dos professores. Os vereadores também destacam no requerimento, antes de apresentar as perguntas, que existem relatos de que essas salas contariam com alunos com necessidades especiais, apesar da existência da Lei Estadual 15.830/15, que disciplina o limite de alunos por sala nessas situações.

No requerimento, os parlamentares indagam se é verdadeira a informação sobre o fechamento de algumas salas de aulas devido à pequena quantidade de alunos e, em caso de resposta afirmativa, pedem que a Prefeitura justifique os motivos dessa medida. Os vereadores também pedem que a Administração Municipal apresente uma lista das escolas que sofreram corte, com especificação do número de salas e de alunos por classe depois dessa adequação.

Ainda no requerimento, Giovanni e Carlão questionam o número de salas com alunos especiais, assim como o número total de docentes na rede municipal, o valor do Fundeb e o percentual orçamentário aplicados na educação em 2015. Os vereadores também perguntam o montante gasto com horas extras na educação no ano passado e quando a Administração Municipal passará a cumprir a lei municipal que trata do piso salarial dos professores.

Comentários

Dennis Moraes