Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Geladeira Cycle Defrost ou Frost Free: saiba as principais diferenças

Conheça os dois sistemas de refrigeração antes de escolher o melhor para você.

 

Comprar uma geladeira é uma necessidade de qualquer pessoa que esteja montando a primeira casa. Considerado um item essencial em qualquer residência, essa é uma escolha que pode trazer muitas dúvidas.

 

Com diferentes tamanhos, modelos e tecnologias, sempre ouvimos que um refrigerador frost free é o que há de melhor no mercado. Mas, será que é verdade? Vale o investimento?

 

Hoje há também as geladeiras cycle defrost, um novo sistema de refrigeração que pode ser bastante vantajoso e que é o oposto do frost free.

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre as duas tecnologias antes de fazer a sua decisão de compra e, dessa forma, escolher o eletrodoméstico mais assertivo para a sua necessidade e orçamento?

Economia!

Quem busca preço baixo e economia de energia encontra nos modelos cycle defrost uma boa opção de refrigerador.

 

Parte disso ocorre porque essa tecnologia resfria os alimentos de forma devagar. No entanto, antes de adquirir o aparelho, é válido checar sua classificação no selo Procel.

 

O aparelho frost free tem tecnologia de ponta e é mais caro, de maneira geral, do que o refrigerador cycle defrost. Já esse modelo resfria os alimentos mais rapidamente, por isso, consome mais energia.

Praticidade

No mundo atual, em que a maioria de nós trabalha e estuda, a sabedoria popular que diz que “tempo é dinheiro” se mostra bastante verdadeira. Poder ganhar minutos no dia a dia pode ser bastante precioso e, nesse caso, um modelo frost free acaba sendo mais prático.

 

Isso porque o seu sistema de refrigeração impede a formação de gelo no interior, sendo desnecessário descongelar o refrigerador ao longo de toda a sua vida útil.

 

Os aparelhos cycle defrost, por outro lado, precisam ser degelados ao menos duas vezes por ano devido ao acúmulo de gelo. Ainda que seja preciso fazer o degelo, esse tipo de aparelho ainda é mais prático do em relação aos que não têm a mesma tecnologia e demandam descongelamento manual.

 

É que sem ela, é preciso fazer o degelo periodicamente, tomando bastante tempo e dando bastante trabalho ao usuário.

O degelo

A geladeira cycle defrost costuma combinar dois tipos diferentes de degelo: o seco — no seu interior, que não requer muito trabalho por parte do proprietário, e o manual no congelador.

 

É importante destacar que, para que todo o processo de seja feito corretamente, é preciso desligar o aparelho da tomada, retirar tudo o que está dentro e deixar o gelo derreter naturalmente.

 

Não se deve jogar água, vapor ou usar objetos para tentar furar ou cortar o gelo. Esses procedimentos para tentar acelerar o processo podem danificar seriamente o eletrodoméstico.

Vantagem x desvantagem

É bastante desagradável quando você vai pegar um alimento na geladeira e ele está com cheiro de outra comida, não é mesmo? Igualmente incômodo quando o eletrodoméstico fica com o cheiro do que foi colocado ali dentro.

 

Por conta do processo lento de refrigeração dos modelos cycle defrost, essa é uma situação que pode acontecer com frequência, mesmo acondicionando a comida em potes fechados.

 

No caso das geladeiras frost free, o processo de ventilação interno evita que o aparelho fique com cheiro dos alimentos.

 

A escolha

Não existe um aparelho melhor do que outro. É preciso avaliar a necessidade de cada usuário, o orçamento destinado à compra e o estilo de vida de cada um.

 

Também deve ser analisada a capacidade do refrigerador que será comprado. Algumas marcas não oferecem a versão frost free para aparelhos pequenos e nem a cycle defrost para os grandes.

 

Pesquise, compare e busque a opinião de outros usuários antes de tomar sua decisão. Pode fazer a diferença na sua escolha.