Santa Bárbara d´Oeste 

Evento do Movimento Setembro Amarelo reúne bom público em Santa Bárbara d’Oeste

Uma manhã dedicada à alegria de viver. Atividades físicas, danças, música, vivência e muita disposição. Promovido nesta quinta-feira (21) pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, o evento do Movimento Setembro Amarelo contou com a animação de mais de 200 pessoas, em diversas atividades realizadas em prol da vida. A iniciativa ocorreu na Praça Coronel Luiz Alves (Central) e teve com o tema “Prevenção de Suicídio: Valorização da Vida”.

Durante o evento foi realizada a exposição dos materiais produzidos nas oficinas realizadas no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II e UBS (Unidade Básica de Saúde) São Fernando, atividades de alongamento e zumba, apresentações de danças e coral, leitura de poesias e exposição de cartazes. A ação contou com apoio de ONGs do município, Coral das Avencas e Atlética Academia.

As atividades do Setembro Amarelo são coordenadas pelo Departamento de Saúde Mental e NES (Núcleo de Educação em Saúde), vinculados à Secretaria de Saúde. As UBSs, que contam com decoração especial alusiva ao tema, seguem realizando a entrega de materiais informativos e atividades de sensibilização em Salas de Espera Ativa sobre as causas e maneiras de se prevenir o suicídio.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que contam com apoio de órgãos e entidades públicas para divulgação dos temas da campanha. Em Santa Bárbara a Prefeitura oferece assistência durante todo o ano, por meio de tratamento nos serviços de Saúde Mental, acolhimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e atendimento para os casos de urgência nos Prontos-Socorros.

 

Comentários

Leia também...