SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Entenda como trabalhar com ferramentas de automação de marketing

Compartilhe essa notícia!

A automação de marketing é uma necessidade e deve ser cuidadosamente pensada pelas marcas. Inclusive, ao se falar em marketing digital, é impossível não falar sobre a automação.

O público consumidor presente na internet é bem abrangente, além disso existem diferentes estratégias que ajudam as empresas a atraí-lo. Mas colocar todas em prática com eficiência é um desafio para todos os tamanhos de organização.

Por isso, automatizar as estratégias de marketing é indispensável. Isso, porque são elas que ajudam as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, sempre de forma personalizada.

Mesmo sendo tão útil e importante, é comum que muitas empresas tenham dúvida quanto a sua aplicação. Por isso, é importante pesquisar informações e estar atento às maneiras de automatizar as estratégias de marketing digital.

Isso porque o marketing on-line se tornou a principal maneira de se comunicar com os consumidores, pois as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Sem o marketing pela internet é praticamente impossível que uma empresa sobreviva muito tempo e que tenha capacidade de competir em um mercado tão concorrido.

Neste artigo, vamos explicar o que é automação de marketing, suas vantagens, suas principais estratégias e como implantá-lo.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é uma prática adotada pelas empresas que utilizam softwares e diferentes tecnologias para agirem em escala e melhorarem os resultados.

É por meio da automação que a organização consegue identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com o seu público-alvo, melhorando o seu relacionamento com ele e, consequentemente, aumentando suas vendas.

Por exemplo, uma equipe de marketing de uma confeitaria que faz salgados para aniversário precisa, toda semana, atualizar seu blog para atrair a atenção de novos clientes.

Depois de publicar as postagens, é preciso compartilhá-las nas redes sociais para divulgar. Mas não basta apenas compartilhar, é necessário monitorar o engajamento gerado. Isso porque é o engajamento que gera leads.

Até que a equipe de vendas, finalmente, possa entrar em contato, a equipe de marketing vai ter que trabalhar muito produzindo e-books, webinars e obter resultados por meio dos formulários.

Isso, porque é por meio do formulário que a equipe de marketing analisa se o usuário tem potencial para ser cliente. 

Além de tudo isso, juntamente com a equipe de vendas, é avaliado se os leads capturados são qualificados.

Portanto, analisando todas essas funções, fica claro que os trabalhos em marketing digital são muitos. E quanto mais a empresa cresce, mais trabalho a equipe terá.

Por isso, os profissionais precisam de ferramentas que reduzam as tarefas manuais. Essas ferramentas aumentam a eficiência da equipe e diminuem consideravelmente o tempo que ela gasta com determinadas tarefas.

Por meio da automação de marketing, as postagens podem ser agendadas, além de permitir o disparo de e-mails específicos, de acordo com os dados de contato. 

Além disso, é possível identificar aqueles que realmente estão dispostos a falar com a equipe de vendas.

Em vista de tantas facilidades, empresas de aluguel de maquina de fumaça e muitas outras optam pela automação do marketing, devido a suas vantagens.

Vantagens da automação de marketing

Empresas grandes enxergam na automação uma excelente saída para lidar da melhor maneira possível com a grande demanda de suas estratégias em marketing.

Já para as pequenas empresas e as que estão começando agora, a automação é uma maneira de não se perder no meio do caminho e fazer marketing do jeito certo. 

Sendo assim, a automação traz vantagens como:

1 – Maior geração de leads

As empresas conseguem atrair mais leads com a automação de marketing, mesmo que ela ainda não tenha a jornada de seu cliente bem mapeada. 

Para as que têm, é possível conquistar até 2 vezes mais leads com a automação.

2 – Oportunidades de venda

É muito comum que uma pessoa não tenha interesse em determinado produto ou serviço hoje, mas isso pode mudar daqui um tempo. É por isso que a marca precisa estar sempre nutrindo um relacionamento com essa pessoa.

Para isso, pode ser criado conteúdo útil, de valor e educativo, que prepara o lead para o momento da compra. 

Por meio da automação, esse acompanhamento é feito de maneira personalizada, o que aumenta a oportunidade de venda.

Se não houvesse a automação, o cliente em potencial demoraria muito mais para se interessar e também para estar pronto para consumir tal produto ou serviço.

3 – Reduz o ciclo de vendas

Se um fabricante de tenda sanfonada usa as ferramentas de automação, consegue acompanhar, gerir e nutrir seus contatos facilmente. Isso faz com que o processo de vendas seja mais consultivo.

Portanto, futuros clientes gastarão menos tempo argumentando, o que torna o processo de compra e venda muito mais ágil.

4 – Reduz o CAC

CAC é uma sigla em inglês que, em português, significa “custo de aquisição de cliente”. Trata-se de uma métrica que indica a quantia de dinheiro gasta por uma empresa para conquistar um novo cliente.

Quanto mais clientes uma empresa conquista, mais rápidas precisam ser suas ações para continuar prendendo a atenção deles e estabelecendo um relacionamento. E por meio da automação, esse processo é muito mais rápido e menos maçante.

Para conseguir obter essas vantagens, um estúdio de book infantil precisa conhecer as estratégias de marketing digital que a automação pode trabalhar.

Principais estratégias de marketing para automação

Dentre as principais estratégias de marketing digital que as empresas costumam automatizar, podemos citar algumas. São elas:

Mídias Sociais

Para ter sucesso com o marketing digital, não basta produzir conteúdo, é necessário investir, também, na divulgação deles. E dentre os principais canais para divulgação estão as mídias sociais.

O problema está em publicar com a frequência ideal, bem como fazer o devido acompanhamento e gerenciar todos os engajamentos. 

Por isso, as ferramentas de automação ajudam a:

  • Agendar postagens;
  • Monitorar o engajamento;
  • Monitorar cliques;
  • Acompanhar as interações em várias plataformas.

E-mail marketing

O e-mail é uma das melhores ferramentas para divulgação de conteúdo e é exatamente por isso que ele precisa ser automatizado. 

Ele permite disparos em massa que divulgam, por exemplo, a newsletter de agências de recepcionistas para eventos.   

Para trazer resultados ainda melhores, é possível personalizar as mensagens, colocando nelas informações como nomes do contato e da empresa, além  de qualquer outro dado relevante. 

Isso faz com que o e-mail tenha uma aparência mais pessoal e amigável.

Criar call to action

As calls to action ou CTA são fundamentais para gerar novos leads. Elas podem ter o formato de um botão, imagem ou texto que incentivam diversas ações. 

Dentre as principais podemos citar preenchimento de formulários e download de materiais.

Configurar fluxos de nutrição

É importante nutrir os leads para potencializar as oportunidades de venda, e se manter em contato com os clientes para fidelizá-los, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da automação do e-mail.

 Essa automação programa envio de e-mails em datas e horários específicos, envia conteúdos de acordo com o posicionamento dele no funil de vendas, envia lembretes de contrato, mensagens de aniversário, datas comemorativas, etc.

Como implantar a automação?

Para implantar a automação, uma fabricante de máquina de pegar ursinho investe não apenas na estratégia, mas também no treinamento necessário para utilizar a automação da melhor maneira. 

Além disso, é preciso:

Ter processos e objetivos bem claros

É necessário definir um processo padrão para determinada tarefa, além de dominar o processo manual. Somente dessa maneira é possível automatizá-lo.

É importante começar por tarefas pequenas, planejando todas estrategicamente. Também é importante determinar qual o objetivo delas e investir nos KPIs para avaliar o desempenho.

Ao notar progressos, uma empresa de aluguel de tendas para casamento pode automatizar as tarefas mais maçantes e trabalhosas.

Acompanhar os processos continuamente

O processo de automação não é mágico e não vai realizar todas as tarefas corretamente sem a devida supervisão. 

Assim como qualquer tecnologia, as ferramentas de automação precisam ser corretamente monitoradas para que os resultados sejam alcançados.

Fazer revisões e melhorias contínuas

Nenhuma ferramenta de automação deve ficar atuando no piloto automático. É necessário estar sempre atento às atualizações do sistema, e também realizar os devidos testes, como o A/B.

Isso porque, às vezes, o que trouxe um ótimo resultado para uma fabricante de cilindro mestre gol quadrado hoje, pode não trazer um bom resultado daqui alguns meses. E isso acontece devido às transformações mercadológicas.

A automação de marketing é uma maneira inteligente e necessária de interpretar e atuar com o marketing digital de maneira personalizada e em grande escala.

Para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios e obter os melhores resultados, é importante ser estratégico, escolhendo as ferramentas que apresentam o melhor custo-benefício para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!