SB24Horas

Notícia na hora certa!

Entenda a importância da visita ao dentista na infância

Os cuidados preventivos como ir ao dentista na infância são fundamentais para uma boa saúde bucal e para evitar traumas nas visitas ao consultório. A atenção à saúde da boca de uma criança começa antes mesmo da introdução alimentar.

 

A partir do nascimento do primeiro dentinho de leite, é importante procurar uma clínica odontológica infantil, pois o profissional irá orientar os pais sobre os cuidados a serem tomados desde a primeira infância.

 

Essas consultas, além de serem importantes para orientações de cuidados e prevenção, também são recomendadas para preparar o psicológico da criança.

 

É fundamental que, desde cedo, elas tenham uma boa relação com o dentista, já que faz parte dos cuidados com a saúde por toda a vida.

 

Os principais problemas encontrados na boca das crianças são cáries e má oclusão dentária. No entanto, com o hábito de visitas periódicas ao dentista, essas doenças podem ser prevenidas.

 

Essas visitas, desde o nascimento do primeiro dente, são importantes para que a criança desenvolva uma boa dentição, algo que pode impactar a sua saúde e também a autoestima ao longo do tempo.

 

Veja alguns benefícios de ir ao dentista desde a infância:

 

  • Incentiva os cuidados com a boca;
  • Evita medo do dentista;
  • Previne doenças;
  • Corrige problemas na oclusão;
  • Melhora a estética.

 

Ademais, o dentista vai orientar os pais com os cuidados diários que são muito importantes para a saúde bucal, como uma boa escovação, orientar sobre o início do uso do fio dental, escova e creme dental adequados.

Tratamentos estéticos que melhoram o sorriso

Muitas pessoas iniciam alguns tipos de tratamentos já na infância. É comum o uso de aparelhos para corrigir algumas imperfeições antes da adolescência e vida adulta.

 

Atualmente, existem opções na odontologia capazes de fazer correções sem alterar a aparência natural do rosto. É o caso do aparelho transparente preço.

 

Os aparelhos dentais invisíveis contam com a mesma qualidade dos aparelhos fixos. Ele corrige a posição dos dentes na arcada dentária sem que ninguém perceba.

 

É um modelo discreto, quase imperceptível, devido às suas placas invisíveis e feitas sob medida. Os moldes também permitem um efeito confortável, sem peças de metal, podendo ser removido em determinadas ocasiões, além de ser indolor.

 

O aparelho dentário invisível transforma o sorriso de maneira estética e natural. Eles proporcionam um tratamento duas vezes mais rápido, praticidade garantida, liberdade durante o dia, como tirá-lo para se alimentar.

 

Esse é um tratamento sem dor e com menos visitas ao dentista tendo um encaixe personalizado para a boca de cada paciente.

 

Por ser inovador, prático e eficiente, o aparelho de dente transparente já é considerado o futuro da odontologia.

 

A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia que cuida, principalmente, da saúde bucal dos jovens desde bebês até a adolescência.

 

O profissional acompanha o crescimento e também a formação dos dentes dos pequenos evitando qualquer problema que tente aparecer.

 

A odontopediatria conta com uma área chamada hebiatria – cuida especialmente dos dentes dos adolescentes.

 

Antes de focar na odontopediatria, esse profissional tem os mesmos conhecimentos odontológicos de um cirurgião-dentista. Ele domina procedimentos cirúrgicos, endodônticos – dentista especialista em canal -, restauradores, ortopédicos e também preventivos.

Entenda mais sobre odontopediatria

É uma especialidade muito qualificada e preparada para atender e realizar inúmeros procedimentos que tornam a boca dos pequenos mais saudável.

 

O dentista também tem todas as técnicas de manejo comportamentais e, por esse motivo, fazem um ótimo processo diagnóstico entendendo sobre a saúde bucal e sistêmica do paciente.

 

A partir daí, o dentista fica por dentro do histórico da família em relação aos hábitos diários da casa, os exames físicos como intra e extrabucal e, se necessário, exames de imagem como radiografia e tomografia.

 

Dessa forma, incluir nos cuidados com a saúde a visita ao odontopediatra vai ajudar muito com a saúde geral do organismo, já que a boca é a porta de entrada para muitas doenças.

Primeiros cuidados com a boca

Antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, é importante fazer uma higienização oral na boca dos bebês. Outro detalhe é que todas as crianças devem usar pastas fluoretadas desde o primeiro dente.

 

Os pais devem orientar os filhos a fazerem as escovações pela manhã, após o almoço e antes de dormir. Para as crianças que têm os dentes muito juntos um do outro, é importante o uso do fio dental, pois somente a escovação não é capaz de eliminar todos os restos de alimentos deles.

 

Ir ao dentista desde a primeira infância tem um impacto significativamente positivo durante toda a vida da pessoa. As orientações previnem problemas futuros,além do profissional tratar adequadamente qualquer sinal, antes que se torne um problema maior.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.