Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Décor clean para banheiros e lavabos

Confira dicas de como criar uma decoração elegante e atemporal para esse cômodo

 

Ter um banheiro clean traz um equilíbrio para qualquer estilo de decoração de uma casa. Para criar esse estilo, além de optar por revestimentos de cores claras e neutras, é importante escolher itens que conversem com a atmosfera do ambiente.

 

Um conjunto de acessórios (porta-sabonete líquido, saboneteira, porta-escova de dentes, porta-algodão, etc) em prata e toalhas de banho de algodão, por exemplo, são essenciais, além de outros objetos, como aromatizador e plantas naturais ou artificiais.

 

Já no lavabo, por ser menor e menos utilizado no dia a dia, você pode ousar um pouco mais sem dispensar a elegância. Uma boa sugestão é colocar quadros abstratos nas paredes, como um elemento que irá surpreender suas visitas.

 

Neste artigo, reunimos mais dicas sobre pontos específicos para ajudar você a definir o que fará parte da décor minimalista do seu banheiro ou lavabo. Acompanhe a leitura!

Cores

Entre as cores clean mais utilizadas nos ambientes, o branco, o cinza e o preto se destacam. Saiba mais sobre os usos de cada uma delas.

Branco

Além de transmitir pureza e paz, o branco amplia o espaço de forma natural e agrega elegância.

Cinza

Já o cinza é uma cor minimalista que tem um ar moderno e traz mais personalidade para o cômodo. Disponível em diversas tonalidades, o ideal é optar pelos tons mais claros para áreas maiores e tons escuros para destacar áreas menores.

Preto

Apesar de o preto ser uma cor clássica, sempre em alta nas peças de vestuário, seu uso na decoração, sobretudo de banheiros e lavabos, ainda é algo novo. No entanto, isso não impede que ele seja utilizado. Inclusive, existem metais e até mesmo bacias disponíveis no mercado.

Papel de parede

O papel de parede é uma solução prática e econômica para repaginar os ambientes. Devido à sua variedade de estampas, é uma ótima forma de trazer personalidade à decoração.

 

Entretanto, caso você opte por utilizá-lo no seu banheiro, é preciso que o material seja apropriado, pois se trata de um cômodo úmido, que danificaria papéis de parede comuns rapidamente.

Iluminação

A iluminação é um dos componentes principais de qualquer projeto de decoração clean, especialmente para os banheiros. O ideal é optar pelo uso de luz branca no geral e adicionar a luz amarela em pontos estratégicos.

 

Isso porque as luzes brancas são frias e estimulam a concentração. Já as luzes amarelas, por conta do aspecto quente, favorecem a sensação de acolhimento e relaxamento.

Nichos ou prateleiras

Utilizar nichos ou prateleiras para acomodar alguns objetos é uma boa alternativa para a sua décor.

 

Os nichos eram utilizados na parte interna do box para armazenarmos sabonetes, shampoos e outros artigos de banho, no entanto, agora migraram para outras partes do banheiro.

 

As prateleiras podem ser instaladas em qualquer parede, e os nichos também auxiliam na décor do banheiro de várias formas.

 

Esses nichos, por exemplo, podem ter espaços para acomodar toalhas, porém, devem seguir o estilo clean de decoração do banheiro.

Acerte na escolha das toalhas

Por mais que possa parecer que as toalhas são todas iguais, existem muitos produtos que não possuem a maciez e a qualidade desejadas para esses produtos.

 

Existem muitas especificações que diferenciam esses produtos, como a gramatura e o material usado na fabricação.

 

Para os banheiros e lavabos, as toalhas mais indicadas são aquelas fabricadas com algodão puro, uma vez que elas são mais resistentes, absorventes, macias e bem mais agradáveis em comparação aos produtos mistos com poliéster.

 

Embora seja um pouco mais cara devido ao material, o investimento vale muito a pena, especialmente se você estiver buscando produtos de maior qualidade.

 

Além de possuírem uma vida útil mais longa, as toalhas de algodão não perdem a maciez durante as lavagens.

Plantas e flores

As plantas têm ganhado espaço nos ambientes internos. Além de deixarem o cômodo mais agradável e colorido, elas criam a sensação de leveza, o que é fundamental para a decoração clean.