SB24Horas

Notícia na hora certa!

Employer Experience: a tendência que vai bombar nas empresas em 2022

Saiba a importância de valorizar os colaboradores para o crescimento de empresas

As empresas sempre se preocuparam mais com o lucro, o aumento de receita e a satisfação dos consumidores, mas é o público interno? E os funcionários? Nos últimos anos, conceitos como o Employer Branding e o Employer Experience surgiram com força no mercado corporativo, fazendo com que a valorização dos colaboradores seja um dos pilares de um negócio de sucesso.

Aqui neste artigo, vamos lhe apresentar o conceito de Employer Experience, que é uma das principais tendências do setor de Recursos Humanos (RH) para o meio corporativo no próximo ano. A valorização do capital humano se mostra de suma importância para os resultados de uma empresa para o público externo e deve ser valorizado.

O que é Employer Experience?

O Employer Experience é um conceito voltado para a valorização e o engajamento dos colaboradores de uma empresa. Se traduzido para o português, Employer Experience significa “Experiência do Colaborador” e se refere ao nível de satisfação e engajamento de um funcionário com a empresa na qual trabalha.

O amadurecimento do mercado corporativo mostrou a necessidade de cuidar da parte interna para gerar resultados. Os colaboradores são peças fundamentais para que uma empresa cresça no mercado.

Com isso, conceitos como o Employer Experience estão passando de tendência para realidade no mercado brasileiro. Nesse sentido, as empresas que adotam as práticas de Employer Experience entendem que a experiência dos colaboradores dentro do negócio faz total diferença para o seu desempenho.

Dentro deste conceito, há inúmeras ações que podem ser desenvolvidas por empresas para otimizar a experiência dos colaboradores.

Como implementar uma estratégia de Employer Experience em uma empresa?

Existem diversas formas de melhorar a experiência dos colaboradores no dia a dia de trabalho. O conceito de Employer Experience é bem amplo. Confira abaixo algumas ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer o engajamento e o comprometimento de funcionários com a empresa:

Ter canais de comunicação aberta

Para entender como melhorar a experiência dos colaboradores, é preciso ouvi-los. Por isso, uma ação importante de Employer Experience é criar e fortalecer os canais de comunicação da empresa. Dessa forma, os colaboradores podem ser ouvidos e terem suas reivindicações atendidas de acordo com as possibilidades da empresa.

Incentivo a socialização

Uma equipe unida é uma peça-chave para o sucesso da empresa. Com isso, a empresa pode desenvolver ações de incentivo à socialização dos colaboradores. Realizar comemorações de aniversários, happy hours e promover outros momentos de descontração na rotina de trabalho é uma maneira de ajudar no bom convívio entre todos.

Apoio ao crescimento dentro da empresa e ao desenvolvimento profissional

Os colaboradores se sentem mais motivados para trabalhar em empresas que lhes permitam crescer dentro do próprio negócio. Dessa forma, apresentar um plano de carreira é uma das melhores maneiras de demonstrar aos profissionais que é possível crescer dentro da empresa e chegar ao ponto mais alto.

Da mesma forma, investir no desenvolvimento dos profissionais também é uma forma de mostrar o quanto eles são importantes para a empresa. Isso é possível por meio da promoção de cursos, treinamentos, workshops e acompanhamento profissional ativo.

Preocupação com a saúde

Colaboradores também tendem a se sentir mais motivados quando a empresa demonstra preocupação com a sua saúde. Por isso, realizar ações que incentivem o cuidado com a saúde e promovam condições de trabalho dignas é uma forma de ajudar profissionais a melhorarem a sua qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Reconhecimento profissional

Outro fator importante no Employer Experience é o reconhecimento profissional. Dessa forma, a empresa deve compartilhar com seus colaboradores todos os objetivos conquistados. É importante reconhecer a importância de cada colaborador para o negócio, isso tende a deixá-los mais motivados.

Quais são as principais vantagens do Employer Experience para uma empresa?

O Employer Experience na prática se baseia em ações que estimulem o engajamento e a produtividade dos colaboradores. E isso traz diversos benefícios para um negócio, confira os principais abaixo:

Promove empresas como marcas empregadoras

Atualmente, os colaboradores buscam referências sobre as empresas antes de se candidatar a uma vaga. E por isso, ter reconhecimento como boa marca empregadora é fundamental para atrair talentos.

Com práticas de Employer Experience, a empresa consegue melhorar a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho, o que ajuda na promoção do negócio como marca empregadora no mercado.

Redução das taxas de turnover e absenteísmo

Ao melhorar a experiência dos colaboradores, a tendência é que a empresa reduza suas taxas de turnover, já que os colaboradores tendem a permanecer mais tempo no negócio por estarem engajados e verem a possibilidade de crescer dentro da empresa.

Além disso, ações de Employer Experience também são eficientes para diminuir a taxa de absenteísmo, já que ajudam a engajar colaboradores, tornando-os mais comprometidos com os resultados da empresa.

Reduz os custos com contratações e demissões

Com a diminuição da taxa de turnover, o Employer Experiente também se mostra bastante efetivo para a redução dos custos com contratações e demissões. Com menos rotatividade, a empresa tende a gastar menos com processos seletivos e demissões.

Além disso, através do Employer Experience, uma empresa também consegue refinar processos seletivos, aumentando o nível de assertividade em novas contratações.

O conceito de Employer Experience é uma das tendências de RH que devem virar realidade na maioria das grandes empresas brasileiras. Valorizar os colaboradores é um dos principais fatores de sucesso para um crescimento sustentável em qualquer segmento de mercado.