Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Dicas para planejar sua logística com eficiência

O processo de logística é um dos mais importantes de qualquer empresa, uma vez que lida diretamente com todas as partes, desde a produção até a entrega do produto final. Por isso, ter um bom planejamento na área é fundamental.

Ademais, o mercado atual está cada vez mais competitivo. Por conta da transformação digital, que trouxe uma série de aprimoramentos tecnológicos, o processo de abrir uma empresa de, por exemplo, persiana para sacada acabou sendo muito facilitado.

Com isso, diversos concorrentes começaram a surgir para empresas, o que exige que os donos dos negócios tivessem algum diferencial para conseguirem se destacar no mercado e explorar melhor todo o seu potencial.

Então, uma das mais benéficas formas de conseguir a liderança no mercado é oferecendo um atendimento de qualidade. Para isso, o processo logístico é fundamental. Sendo responsável por implementar uma série de ações para conquistar bons resultados. 

Tendo isso em vista, ele é responsável por:

  • Movimentar cargas;
  • Separar produtos;
  • Armazenar;
  • Enviar.

Entenda mais sobre a área logística

Assim, a logística se trata de uma série de processos, que são muito importantes para qualquer empresa, inclusive, tanto para as equipes de gestão quanto para o operacional do negócio.

Estas funções devem ser realizadas em ordem, principalmente para garantir que toda a produção da empresa administradora de condomínios SP, por exemplo, continue funcionando.

Quando uma parte do processo logístico falha, ela corre o risco de atrasar todo o resto das ações da empresa, o que pode ser muito prejudicial para seu posicionamento no mercado, uma vez que estas ações podem interromper o processo de recebimento de seus clientes.

Para impedir que essa interrupção aconteça, uma empresa deve passar um bom tempo planejando corretamente sua estrutura, garantindo assim que o processo logístico acontecerá sem falhas, independentemente do quão complexo ele é.

Através do planejamento, você consegue estabelecer todos os objetivos que pretende alcançar com a logística de sua empresa, além de ter mais tempo para fazer ajustes, inclusive com o processo em andamento.

Então, um bom planejamento garante que você terá todos os itens e recursos necessários para realizar todo o processo, além de regulamentar cada etapa para que a equipe gestora consiga avaliar os resultados e identificar falhas e gargalos no processo.

Um bom planejamento logístico, então, torna-se um grande diferencial para qualquer empresa, uma vez que a agilidade e facilidade de seu processo de compra acabará atraindo muito mais clientes, bem como tornando-a muito mais competitiva.

Além disso, existem diversas outras vantagens com relação a armazenamento e estoque, distribuição em pontos de venda e até mesmo na entrega ao cliente final, no caso de serviços de entrega de, por exemplo, filtro tipo Y.

Para atingir estes resultados, sua equipe deve estar preparada, identificando todos os pontos fundamentais para a estratégia e conquistando uma estrutura muito mais qualificada para a operação.

Entenda qual é o perigo dos gargalos logísticos

Quando algum ponto da operação entra em falha, ele pode colapsar todo o processo, principalmente se você não tomar providências. Isso acaba gerando problemas na produtividade, e coloca você para trás no mercado.

Por isso, o planejamento é um dos principais processos para evitar esse tipo de situação. Ao aplicar corretamente as ações logísticas, de acordo com o que a equipe de gestão planejou, você consegue manter a ordem em todas as etapas.

Para conseguir ajudar nesse tipo de situação, o trabalho do gestor é fundamental. Além disso, o treinamento de sua equipe deve ser frequente, e não se esqueça de manter suas atividades atualizadas.

A tecnologia também tem realizado um importante papel hoje em dia. Ferramentas de automação ajudam a resolver uma série de processos de logística, aplicando de maneira muito mais efetiva estas ações.

Por isso, é um dos principais focos do planejamento conseguir impedir esses gargalos e possibilitar uma atuação ágil e eficiente para sua empresa de, por exemplo, leito para cabos.

Organizando seu planejamento

Agora que você já consegue compreender a importância de ter um bom planejamento logístico para sua empresa, é hora de começar a identificar quais são os elementos principais desse planejamento.

Vale lembrar que cada empresa é única, e deve identificar os principais passos para sua ação. Ainda assim, algumas das dicas apresentadas são mais genéricas e podem ser utilizadas de diversas maneiras.

Gerindo seu estoque

Um dos principais elementos do processo logístico é o estoque, ele deve estar sempre pronto para que todo o resto possa fluir com tranquilidade. Afinal, é onde seus produtos ficam armazenados antes de serem transportados, seja um piso intertravado ou outro item.

Além disso, o estoque, normalmente, é um ambiente físico, que precisa ser comprado ou alugado para a empresa conseguir armazenar os produtos.

Um estoque muito grande pode gerar um alto custo, além de eventualmente os produtos precisarem ser descartados, principalmente aqueles com validade. Por isso, ter um estoque muito grande pode ser bastante prejudicial para a empresa.

Por outro lado, um estoque que esteja faltando produtos atrapalhará todo o processo de produção, impedindo que os itens cheguem até os consumidores. Dessa maneira, eles procurarão alternativas e você acabará perdendo vendas.

Por isso, o estoque deve estar perfeitamente alinhado com o processo. Dessa maneira, você garante que sempre terá entrega para o produto final, mas não precisará desperdiçar produtos por conta de vencimento em estoque.

Trabalhando com logística integrada

A logística integrada é um dos principais elementos tecnológicos da atualidade. Com este processo, você consegue otimizar a comunicação entre todos os setores envolvidos na área, permitindo que todas as informações sobre o fluxo da produção estejam ao alcance.

Dessa forma, você consegue manter uma rotina mais estruturada, evitando uma série de gastos e de potenciais problemas, controlando tudo através de um sistema de gestão.

Inclusive, existem diversos aplicativos de smartphone e programas de computador que fazem este serviço para sua empresa de, por exemplo, cinta lombar EPI.

Por isso, é importante pensar em como você pode explorar todo o potencial de sua produção para conseguir identificar o que pode ser realizado. Além disso, é importante deixar sua equipe ciente do processo e sabendo lidar com o equipamento.

Através de treinamentos específicos para a utilização destes recursos, você consegue uma estrutura muito mais qualificada para o trabalho, garantindo que o sucesso de sua empresa seja mais efetivo.

Quando os colaboradores das mais diversas áreas conseguem utilizar suas ferramentas de controle de logística, elas são capazes de alimentar com novas informações estes programas, garantindo o máximo de efetividade nesta produção.

Cuidados com embalagem

Muitas empresas acabam deixando essa etapa de lado, mas se trata de uma importante área do processo logístico. A embalagem do produto é o que garante a segurança dele ao longo do transporte.

Quando você embala mal um produto que está sendo levado a um distribuidor, existe uma grande chance de o produto se danificar no caminho. Dessa forma, ele não pode ser exposto em prateleiras e acaba dando por perdido todo o processo de transporte.

No caso de entregas diretas aos clientes, isso é ainda pior. O cliente final se sentirá muito mais insatisfeito, e pode acabar gerando uma publicidade negativa em sua empresa, que ficará com a reputação de descuidada e pouco confiável.

Por isso, é fundamental que você tenha muito carinho e atenção na hora de embalar seus produtos, por exemplo, uma divisória piso teto, para garantir dessa forma que conseguirá o melhor resultado possível para sua estrutura.

Tenha atenção aos prazos

Um dos grandes diferenciais da atualidade são os prazos. Por conta da alta competitividade, as empresas que são mais rápidas ao entregar produtos acabam saindo em vantagem.

Por isso, é importante organizar seu processo logístico para conseguir diminuir o tempo de entrega de, por exemplo, um vidro laminado.

A eficiência nesse tipo de processo pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de sua empresa, e você tem uma possibilidade de engajamento muito maior dessa forma. Por isso, é importante pensar em como você conseguirá explorar melhor suas ferramentas.

Os atrasos em entregas podem ser muito prejudiciais para seus negócios, então é muito importante que você tente entregar sempre no prazo, se possível até mesmo antes.

Muitas vezes, a entrega de seus produtos depende de uma empresa terceirizada. Por isso, é importante que você conheça a empresa e confie em seu trabalho quando estiver aplicando-a em seu planejamento logístico.

Além disso, é bom ter um plano B, caso a empresa inicial venha a falhar de alguma forma com você.

Considerações finais

O processo logístico de uma empresa é uma das etapas mais importantes para o sucesso profissional dela. É através dele que você consegue estipular prazos e consegue adaptar sua produção para conseguir fornecer constantemente seus produtos.

Por isso, planejar corretamente esse tipo de ação é uma parte fundamental de seu trabalho, que será muito importante para definir se você de fato está no caminho certo ou se precisa se reorganizar para conseguir uma boa estrutura para sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.