fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Dicas para comprar on-line com segurança

Confira como se prevenir e evitar problemas ao realizar compras pela internet

 

Dados da NZN Intelligence mostram que 74% dos brasileiros preferem comprar on-line. Além disso, informações de diversas consultorias, compiladas em uma matéria da Infobase Interativa, mostram que 13% dos habitantes do Brasil fizeram sua primeira compra pela internet em 2020.

 

No entanto, no momento de procurar descontos nas compras virtuais, é importante buscar garantias para a segurança dos seus dados. Para lhe ajudar a fazer seus pedidos on-line de forma segura, separamos algumas dicas essenciais para você não cair em golpes. Confira abaixo.

Pesquise a reputação da loja

Antes de fazer suas compras pela internet, o primeiro passo é pesquisar a reputação das lojas. Escolher um estabelecimento confiável é fundamental para não ter preocupações posteriores. Para isso, busque o máximo de referências possíveis.

 

Uma boa dica é checar a reputação dos sites em veículos especializados, como o Reclame Aqui, por exemplo. As avaliações dos usuários em redes sociais, como o Facebook e o Google Meu Negócio, também são excelentes fontes de informação sobre o e-commerce.

 

Outra sugestão é checar a lista de lojas não confiáveis do Procon de sua cidade. Assim, você pode avaliar o número e o teor de reclamações que cada uma possui, identificando se há problemas no atendimento, no pós-venda, na qualidade dos produtos, etc. A avaliação de consumidores prévios é valiosa para guiar suas decisões de compra.

Só faça compras por meio de seus próprios aparelhos

Outra dica importante para evitar problemas com o roubo de dados é fazer compras pelos seus próprios aparelhos. Sempre opte por utilizar seu computador pessoal, smartphone ou tablet, por exemplo.

 

Fazer compras no celular de outra pessoa ou numa rede pública de computadores, como em lan house ou centro de informática de alguma universidade, é um grande perigo, já que não há como garantir a sua segurança nesse caso.

 

Utilizando apenas nossos próprios dispositivos, podemos garantir a segurança das máquinas, fazendo atualizações e reparos constantes, o que aumenta o nível de segurança dos nossos dados.

Verifique se o site possui certificado SSL e selos de segurança

Uma loja virtual precisa se preocupar com a segurança de seus clientes. Desse modo, uma boa dica para verificar se essa preocupação existe é identificar a presença de selos de segurança e certificado SSL no e-commerce.

 

Um certificado SSL, por exemplo, garante a criptografia de ponta-a-ponta, o que gera um embaralhamento dos dados no site e evita que suas informações sejam roubadas por criminosos virtuais. Selos, como o Site Blindado, por exemplo, também servem para atestar que o portal possui um bom nível de segurança.

Compre em lojas conhecidas

Esta é uma maneira de ter mais confiança para comprar on-line, garantindo bons descontos em suas próximas compras. Se você já conhece uma loja com boa procedência e um sistema eficiente de entrega, por que correr o risco de adquirir produtos de outro estabelecimento?

 

Prefira realizar suas compras nos e-commerces que você já é cliente e nunca teve problema. Assim, você pode se cadastrar em newsletter e clubes de benefícios para aproveitar promoções exclusivas. Dessa forma, você garante uma boa economia e uma compra segura.

Não acredite em ofertas milagrosas

Um erro bem comum de vários internautas é comprar produtos por um preço muito baixo. Essas “ofertas milagrosas” que aparecem na internet são sinônimos de golpe. Por isso, evite esse tipo de promoção e sempre se certifique da procedência da loja antes de qualquer procedimento.

 

Escolher um produto apenas por conta do preço baixo não é uma boa dica. Essas ofertas com valores abaixo do mercado, geralmente, escondem fraudes. Então, não seja mais uma vítima! Evite que seus dados pessoais e bancários caíam em mãos erradas: compre apenas após conferir a procedência da loja.

Comentários