Olhar Feminino Santa Bárbara d´Oeste 

Dicas de beleza: acorde linda e maravilhosa


Secar bem os fios e modelá-los durante a noite ajuda a evitar o temido “bad hair day”

Quem nunca acordou com os cabelos feios ou amassados, que atire a primeira pedra! São poucas as lavagens que resistem ao dia seguinte, principalmente com uma noite, e o travesseiro, no meio. O problema é que não é todo mundo que tem tempo (e disposição!) para lavar os cabelos todos os dias logo cedo, e o coque ou rabo de cavalo acabam se tornando uma solução.

No entanto, é possível transformar o travesseiro em seu melhor amigo mesmo ao lavar os cabelos durante a noite, com alguns pequenos truques de modelagem dos fios. Prende-los da maneira certa pode fazer com que você acorde outra pessoa no dia seguinte.

Mas atenção! Se você prefere lavar os cabelos a noite, nada de executar esses truques com eles molhados ou úmidos. Em vez de melhorar a maleabilidade fio, isso só traz problemas. “O ideal é evitar dormir com os cabelos molhados, porque a umidade pode provocar algumas alterações no couro cabeludo. O excesso e retenção de água no couro cabeludo, durante longos períodos, pode levar a proliferação de fungos e bactérias, o que também pode estimular a queda”, explica a dermatologista Tatiana Steiner, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a fibra do fio fica mais sensível quando ele está úmido, o que faz com que o travesseiro e os prendedores de cabelo o danifiquem e possam quebra-lo.

Portanto, o indicado pela especialista é deixar o cabelo secar naturalmente ou recorrer a um secador, sempre usando temperatura morna ou fria e com o aparelho a 15 centímetros de distância da cabeça. E prefira usar algum tipo de óleo ou anti-frizz para hidratar os fios.

Confiram as dicas:

Rabo de cavalo baixo evita amassados na raiz

Um dos primeiros problemas de quem acorda é estar com os fios amassados. Se você tem cabelos lisos ou ondulados, a dica de beleza para fazer isso é esticando as raiz e fazendo um rabo de cavalo, mas não pode ser em qualquer ponto da cabeça: “prenda os cabelos na parte da nuca e com elástico de tecido”, ressalta o cabeleireiro Maickel Esteves, do salão Top Milano, de São Paulo.

Cabelo preso para cima protege os cachos

Já pessoas com cabelos cacheados e crespos podem acordar com o cabelo achatado em um dos lados. E uma boa dica de beleza para evitar que os cachinhos amassem é prender os fios para cima, num rabo que lembra um abacaxi. Ao soltar de manhã, no entanto, ajuste o cabelo com os dedos, para espalhá-lo novamente. Na pior das hipóteses, borrife um pouco de água para remodela-los de manhã.

Touca, um truque universal!

Se o plano é reduzir os cachos, nossas avós já tinham uma dica de beleza perfeita, que continua sendo útil: a touca! Para quem não conhece, veja o passo a passo: “divida o cabelo no meio e penteie os fios com uma escova de cerdas mistas na mesma direção em volta da cabeça. Depois prenda os grampos para segurar o cabelo, coloque uma touca de tecido, rode a touca para alinhar os fios e retire os grampos para evitar que machuquem o couro cabeludo”, descreve o cabeleireiro Pitty Braga, hairstylist do Jacques Janine Belo Horizonte (MG).

O resultado varia conforme o tipo de cabelo. “Quanto menos onduladas as mechas, melhor o efeito liso no final. Já nos casos dos cabelos cacheados, a touca não alisa completamente, mas podem deixar os fios com aspecto mais solto”, frisa Esteves.

Um coque transforma fios lisos em ondulados

Se você tem fios lisos ou ondulados, a dica de beleza é prender os cabelos com um coque antes de dormir é uma forma muito eficaz de deixar as ondas mais certas, ou formá-las. “A chamada touca francesa consegue conquistar um ondulado surpreendente”, garante Braga.

E não é preciso fazer nada muito elaborado não. “Prenda todo o cabelo para trás e torça o rabo de cavalo em si mesmo e depois o enrole, fazendo um coque”, ensina Esteves. Mas, se seus cabelos são mais curtos, experimente fazer dois coques laterais, para ter um efeito melhor.

Quanto mais coques, mais cachos!

Se a ideia, no entanto, é sair do ondulado e conquistar alguns cachinhos, divida o cabelo e faça mais coques menores ao longo da cabeça. “Se cada coque for girado num sentido diferente, mais cacheado o cabelo ficará, mas se desejar o efeito de ondas, gire todos para o mesmo sentido”, explica Pitty Braga.

Trança para fios a la Gisele Bundchën

Para quem tem fios lisos ou ondulados indefinidos, mas quer um look messy, a la Gisele Bundchën, a dica de beleza é fazer uma trança antes de dormir. Mas não faça aquela tradicional. No lugar disso, experimente ir enrolando duas mechas de cabelo entre si, orienta Esteves.

Para um visual mais frisado, ai sim a franja tradicional é a melhor pedida. “Depois de pentear bem os fios, faça uma trança baixa e prenda com um amarrador de tecido. Evite elásticos, pois eles podem quebrar o cabelo”, frisa Braga.

 

Fonte: Dicas de beleza

Comentários

Leia também...