Diabetes: Caminhada da Saúde reúne 200 pessoas

Mais de 200 pessoas participaram da 3ª Caminhada da Saúde promovida pela ADSB (Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d’Oeste), em parceria com a Administração Municipal, sexta-feira (14). A ação é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado hoje, também lembrado como a sexta azul dos diabéticos. A saída ocorreu às 8 horas em frente ao Ginásio Municipal Djaniro Pedroso.

Os participantes seguiram até a Praça Coronel Luís Alves e ao final do percurso, passaram por exames de detecção, orientação, educação e prevenção das complicações da diabetes. Durante a ação foram realizados cerca de 250 exames de glicemia, 160 procedimentos de aferição de pressão arterial, além de orientações sobre tratamento com plantas medicinais e sobre podologia. Também foram feitos 140 cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea) seguidos por orientações nutricionais.

Segundo Antônio Leite de Moraes, que atua há mais de 20 anos como voluntário nas ações de diabetes no município, o balanço da ação foi extremamente positivo. “Identificamos pessoas com sobrepeso, obesidade e descontrole glicêmico, algumas com suspeita de serem diabéticos. Orientamos a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para um diagnóstico mais preciso e início do tratamento se necessário. Agradecemos a colaboração de todos que contribuíram para esta ação e ressaltamos que as atividades continuam durante todo o mês, como parte do movimento Novembro Azul”, destacou.

A ação contou com apoio de alunos do curso de nutrição da FAM (Faculdade de Americana), alunos de enfermagem da Faculdade Anhanguera, alunos do curso técnico de enfermagem da ETEC (Escola Técnica Estadual) Professor Dr. José Dagnoni, Depósito de Bebidas São Dimas, Projeto Feira, Pedala SBO, Droga Raia, Associação Nacional de Diabéticos, Federação Nacional dos Diabéticos, Associação de Diabéticos Juvenil, Amev (Associação Assistencial para Melhoria de Vida), Corporação Musical Barbarense, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Capoeira Abadá, do Jardim das Orquídeas, grupos da Terceira Idade, além de outros voluntários.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Notícias relacionadas