DAE recebe visita de estudantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última quarta-feira (11), alunos de um colégio particular local participaram de uma visita técnica às dependências do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste. Os estudantes puderam conhecer como é feito o tratamento da água e, também, a parte operacional do sistema de monitoramento de distribuição da água na cidade.

 

Cerca de 44 alunos dos ensinos fundamental e médio iniciaram a visita pelo Museu da Água, onde conheceram a origem da água que abastece o município. Em seguida, partiram para a sede administrativa, no Centro, onde tiveram contato com a Telemetria, setor que monitora 24 horas o abastecimento de água bruta e tratada através de um sistema informatizado que mostra a real situação dos reservatórios e ETAs (Estações de Tratamento de Água).

 

Por último, os estudantes visitaram a ETA IV, responsável pelo abastecimento de toda a zona leste da cidade, localizada no Jardim Souza Queiroz. Na estação eles puderam entender melhor as etapas do tratamento de água, desde a chegada da água bruta dos mananciais até sua reservação e distribuição às residências.

 

Para a estudante do 7º ano, Júlia Negrini, 11 anos, a visita foi muito interessante. “Quase ninguém tem contato com o que vimos hoje. É importante conhecer como funciona, pois estamos realizando pesquisas sobre a água e poder ver tudo isso na prática foi muito legal”, disse.

 

Para a coordenadora Cristiane Souza, a visita foi bastante esclarecedora. “Realizamos um projeto no colégio sobre conscientização de uso racional da água, para que não tenhamos de passar por momentos iguais aos quais passamos recentemente”. Cristiane salientou ainda que a visita faz parte de uma atividade interdisciplinar que a escola realiza.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas