DAE inicia a obra de esgoto no Pólo Industrial

Chegado os tubos de esgoto no DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste – investimento de R$ 190.000,00 -, na semana passada, teve início na manhã de hoje (19) a obra de instalação do Coletor Tronco Santa Bárbara, pela equipe de manutenção de esgoto da autarquia. O interceptor irá afastar o esgoto do Pólo Industrial onde estão instaladas as empresas japonesas Denso e TRBR até a EEE (Estação Elevatória de Esgoto) do Residencial Dona Margarida, que dali será recalcado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)Toledos I, no Jd. Conceição.

Ao todo, o coletor de 160 mm de diâmetro terá 3.400 metros de extensão, do trecho próximo a Denso até a elevatória Dona Margarida. Equipes do DAE iniciaram essa primeira etapa da obra que corresponde a 1.900 metros de tubulação, outros 1.500 metros ficarão a cargo da empreendedora Bertol Participações Ltda., responsável pelo novo loteamento residencial e comercial Firenze, localizado às margens da SP 306 – Rodovia Luiz Ometto -, próximo à Câmara Municipal.

A obra vai beneficiar, além do Pólo Industrial, outro loteamento industrial que está sendo finalizado, o Cintec, próximo à Fundição da Romi; o recém-aprovado loteamento Firenze; e mais duas áreas remanescentes, projetando um futuro próximo. No cronograma, a obra está prevista para ser finalizada em fevereiro do ano que vem, mas que pode ser estendida devido ao período de chuva que acontece nessa época.

“A vazão do efluente retirado daquele Pólo industrial, diariamente pelo caminhão limpa fossa do DAE, já é tratada na ETE Toledos I. Todo dia executamos a limpeza da fossa existente nesta área industrial, e transferimos todo o esgoto para a estação de tratamento”, informou o funcionário do DAE e chefe do Departamento de Esgoto, o eng. Neylton Antonio Maluf Júnior. O engenheiro disse ainda que, “futuramente todo o esgoto daquela microrregião será tratado na nova ETE Toledos II”, quando esta estiver concluída, em 2015.

DAE/Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta