Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

DAE encerra amanhã ciclo de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água


Em comemoração ao Dia Mundial da Água o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste realizou ontem (20) junto com o PedalaSBO, o primeiro Pedal das Águas, evento que tem o objetivo de levar os barbarenses para pedalar pela ciclofaixa em pontos que contam a história da água no município, além de conhecer a cidade com novo olhar, através da bicicleta.

O roteiro teve como ponto de partida a ETA II, localizada na Rua Calil Baruque, na Vila Aparecida, onde os ciclistas obtiveram explicação sobre tratamento de água, sistema de abastecimento público e sobre a importância dos corpos hídricos do município. Depois, seguiram para o Museu da Água com explicação sobre aspectos históricos do abastecimento, localização das Represas, tratamento de esgoto e bacia hidrográfica do município. Os participantes se demonstraram muito interessados com o mapa das nascentes e com o potencial de recursos hídricos existentes em nosso município.

Em seguida partiram para a Praça Central e após seguiram para a Praça dos Expedicionários, lugar que fica ao lado do Ribeirão dos Toledos. Seguindo à margem do Ribeirão dos Toledos, passando pelo Parque dos Ipês e Parque Araçariguama, partiram em direção ao seu destino final, a Estação Elevatória de Água Bruta Santa Alice, também conhecida como Represinha, onde os ciclistas realizaram um plantio simbólico de uma árvore da espécie nativa Pau-viola, à beira da Represa encerrando a atividade dominical.

Já nesta segunda-feira (21), no período da manhã, o DAE deu continuidade ao Projeto Gota d´Água, com enfoque especial ao Dia Mundial da Água e recebeu, aproximadamente, 50 alunos do 1º ano do CIEP Angélica Sega Tremocoldi no Museu da Água, localizado na Rua Camilo Augusto de Campos, 487, Vila Alves, onde os estudantes puderam receber palestras sobre a importância da água. Os alunos também participaram de uma roda de conversa e atividades recreativas em alusão à data comemorativa.

O Diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan, comenta as ações: “com as alterações no clima do planeta que vivenciamos hoje, é fundamental que se valorizem as práticas sustentáveis. Entre os preceitos mais importantes, sem dúvida alguma, o uso racional da água é o de maior impacto na sociedade. Em 2014 vivemos momentos muito difíceis com a crise hídrica que assolou o estado, mas graças a compreensão dos barbarenses, que reduziram o consumo de água se utilizando de práticas sustentáveis, e aos esforços da autarquia na execução de obras e investimentos que garantiram nossa segurança hídrica em 2015, conseguimos enfrentar o cenário complicado que se delineava. Além disso, nossos investimentos estão focados em alcançarmos o índice de 100% no tratamento de esgoto, despoluindo a bacia do Ribeirão dos Toledos e contribuindo para a recuperação dos conceitos ecológicos que viabilizam o desenvolvimento da fauna e flora”.

Amanhã, terça-feira (22), o DAE fará o encerramento das atividades comemorativas do Dia Mundial da Água com a soltura de 5.000 (cinco mil) alevinos na Represa Santa Alice e na lagoa do Parque dos Jacarandás.

 

 

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes