DAE ampliará as ações de fiscalização contra o desperdício

O diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, acompanhado pelo Diretor Administrativo e pelos chefes de setores, reuniu-se, na semana passada, com os fiscais da autarquia. A pauta da conversa foi o reforço nas abordagens aos munícipes que forem flagrados ou denunciados desperdiçando água. O ato de lavar calçadas e veículos deve ser evitado nesse período de estiagem que a região enfrenta. Outras ações para o combate ao desperdício foram tratadas, como por exemplo, o reforço na fiscalização dos locais que atuam como lava-jatos.

A ação faz parte da campanha de conscientização para a economia da água que o departamento colocou em prática desde julho deste ano, com o tema: “Água, combate ao Desperdício”. Além da campanha, a proposta da autarquia é colocar em prática ações que visam o controle de perdas, alternativas de captação de água, caso a estiagem se prolongue, e medidas que incentivem a redução no consumo.

“É fundamental, nesse momento, ampliarmos a divulgação de informações que contribuam para a redução do consumo. Os fiscais devem, sempre que possível, atuar como orientadores dos munícipes, passando informações que auxiliem toda a sociedade no controle das perdas. Por fim, e acima de tudo, a população deve entender que água é o bem mais importante da sociedade e que os protagonistas do processo de utilização da mesma somos nós, por isso, é fundamental algumas mudanças em nosso comportamento.”, disse Piovezan.

Desde julho deste ano, o DAE já recebeu aproximadamente 900 ligações que denunciam as práticas de lavar calçadas e veículos com a mangueira. Todas foram encaminhadas para o setor de fiscalização que intensificarão, ainda mais, a orientação nesses casos. As denúncias de desperdício da água podem ser feitas pelos telefones: 0800-770-3459 ou 3459-5910.

Comentários

Notícias relacionadas