Curso para Ambulantes continua em S. Bárbara

A Vigilância Sanitária de Santa Bárbara d’Oeste, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, segue com o Curso de Capacitação para Serviço Ambulante de Alimentos. Na quarta-feira (13) ocorreu mais um encontro na sede da unidade, com a presença de ambulantes que trabalham com alimentos no município. Os encontros são mensais com previsão de encerramento no mês de dezembro.

O objetivo é que os responsáveis por esses serviços adotem normas de boas práticas na produção de alimentos, inserindo ingredientes e preparações saudáveis no cardápio oferecido. “Esperamos por meio do curso mostrar a necessidade de implementar ações que possam estimular mudanças das práticas de manipulação dos alimentos, de forma a produzir alimentos saudáveis e seguros aos consumidores, dos pontos de vista higiênico, sanitário e nutricional”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Wiezel.

Ela também avaliou a importância da ação e como os resultados são avaliados. “Considerando a estrutura física dos equipamentos e as condições precárias do entorno aos quais alguns serviços geralmente estão instalados, temos uma grande preocupação com os riscos de possíveis contaminações alimentares e ocorrências de doenças transmitidas por alimentos. Os resultados dessa ação já estão sendo averiguados nas inspeções de rotina que realizamos”, completou.

Os serviços de ambulantes de alimentação ou popularmente conhecidos como “comidas de rua”, compreendem refeições preparadas para o público em geral, em locais abertos, permanentes ou não, tais como trailers, carrocinhas e outros tipos de ambulantes de alimentação preparada para consumo imediato (CONCLA).

Foto: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas