Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Curso Estilismo de Moda possibilita rápida formação


O programa aborda as etapas do desenvolvimento do produto, sendo o primeiro passo para os interessados em iniciar carreira na área

O Brasil está entre os oito países que mais consomem vestuário e peças de cama, mesa e banho no mundo. É também o que mais cresceu, nesse quesito, nos últimos dez anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Americana tem uma presença forte na área de moda e, em conjunto com os municípios vizinhos, integra a Região do Polo Têxtil – RPT.

 

O setor têxtil enfrenta obstáculos específicos, como por exemplo a concorrência com produtos importados, além das dificuldades da economia do próprio país. Apesar disso, a região ainda é reconhecida como maior polo têxtil no Brasil e tem forte tradição no setor. “Americana tem dois shoppings com lojas de confecções que vendem no atacado, diversas confecções, lojas de tecido e outros, gerando emprego e renda. Temos que reconhecer, valorizar e lutar pela nossa indústria da região. Creio que isso depende exclusivamente de nós, profissionais da área”, avalia Aline Franco docente da área de moda no Senac Americana.

 

Para Aline, é importante as empresas de moda da RPT se atualizarem para enfrentar as adversidades. “Acredito que diante dos cenários que enfrentamos (crise econômica, concorrência com produtos importados, concorrência direta com outras marcas, preços, etc) um grande diferencial competitivo é o design. Um produto bem pensado, que consegue contar uma história, que agrega valor através de detalhes como modelagem, tecido, estampa exclusiva e a forma como é apresentado, com certeza faz toda diferença na decisão de compra do consumidor. As marcas precisam desenvolver uma identidade própria, como uma pessoa. Por isso todo  profissional de moda tem que estar antenado em tudo o que acontece no Brasil e no mundo”, defende.

 

Nesse cenário, o profissional do setor encontra oportunidades, mas, ao mesmo tempo, enfrenta um  nicho que, cada vez mais, exige pessoas atualizadas e bem qualificadas. Para atender a essas necessidades, o Senac lança o curso livre Estilismo de Moda.

 

“Um dos diferenciais do programa é que nossos docentes atuam e dialogam com o mercado, conhecendo tendências e demandas. Essa expertise é repassada durante as aulas, enriquecendo o aprendizado do aluno”, comenta Mariana P. Freitas, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.

 

Esse é um curso para quem deseja ingressar no segmento de criação e desenvolvimento de produto. O profissional terá uma visão ampla e prática das funções do estilista, desde a pesquisa até a aprovação de um protótipo de peça para ser reproduzida. Saberá criar uma ficha técnica com desenho vetorizado e suas especificações, entenderá o processo de modelagem a partir de itens básicos, além de obter um olhar estratégico para a gestão do produto.

 

Poderá ainda atuar na pesquisa têxtil, de tendência e de comportamento de consumo, na seleção de fornecedores e de matérias-primas, no desenho e fichamento técnico de itens e no acompanhamento da modelagem e da peça piloto.

 

Formação rápida

Após cursar o programa de 360 horas, o profissional poderá atuar de forma empreendedora em ateliê próprio com atendimento personalizado ou coordenar equipes e ações no departamento de estilo ou produto.

 

“O Senac São Paulo tem a preocupação e o compromisso de qualificar pessoas que atendam às necessidades do setor de moda, que muda constantemente e com muita rapidez”, comenta Mariana.

 

Os interessados no curso Estilismo de Moda precisam ter, no mínimo, 16 anos e o ensino fundamental completo. É importante ainda saber manusear uma máquina de costura. As inscrições podem ser feitas no Portal Senac ou diretamente no Senac Americana. As aulas têm início em 17 de maio.

 

Tradição em moda

O Senac Americana oferece formação complementar para quem deseja ingressar nesse mercado, com temas como criação e modelagem, cultura e comportamento, consultoria de imagem e gestão de negócios. Entre os cursos com inscrições abertas estão o Técnico em Produção de Moda, Criação de Moda, Customização de Peças do Vestuário, Desenho Técnico de Moda no Corel Draw e Photoshop, Desenho de Moda, Pesquisa, Planejamento de Desenvolvimento de Coleção, Como Desenvolver Sua Imagem e Estilo Pessoal, Estilismo de Moda, Etiqueta Social, Marketing Pessoal – Imagem e Carreira, Modelagem e Costura para Iniciantes, Produção de Moda, Vendedor de Moda.

 

Serviço:

 

Técnico em Produção de Moda

Data: 28 de março de 2016 a 7 de maio de 2018

Horário: segunda, quarta e sexta-feira, das 19 horas às 22h30

 

Criação de Moda

Data: 5 de abril a 17 de maio de 2016

Horário: terça-feira, das 19 horas às 22h30

 

Customização de Peças do Vestuário

Data: 31 de março a 16 de junho de 2016

Horário: quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Desenho Técnico de Moda no Corel Draw e Photoshop

Data: 28 de junho a 3 de agosto de 2016

Horário: terça e quarta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Desenho de Moda

Data: 31 de março a 23 de junho de 2016

Horário: terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Pesquisa, Planejamento de Desenvolvimento de Coleção

Data: 11 de abril a 8 de junho de 2016

Horário: segunda e quarta-feira, das 19 às 22h30

 

Como Desenvolver Sua Imagem e Estilo Pessoal

Data: 6 de abril a 4 de maio de 2016

Horário: quarta-feira, das 19 horas às 22 horas

 

Estilismo de Moda

Data: 17 de maio de 2016 a 13 de julho de 2017

Horário: terça e quinta-feira, das 19 horas às 22h30

 

Etiqueta Social

Data: 27 de abril a 25 de maio de 2016

Horário: quarta-feira, das 19 às 22 horas

 

Marketing Pessoal – Imagem e Carreira

Data: 26 de abril a 31 de maio de 2016

Horário: terça-feira, das 19 às 22 horas

 

Modelagem e Costura para Iniciantes

Data: 20 de junho a 4 de agosto de 2016

Horário: segunda, quarta e quinta-feira, das 8h30 às 12h30

 

Produção de Moda

Data: 19 de abril a 21 de junho de 2016

Horário: terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Vendedor de Moda.

Data: 15 de junho a 25 de julho de 2016

Horário: segunda a quarta-feira, das 19 às 22h30

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Doutor Angelino Sanches, nº 800

Informações: www.sp.senac.br/americana ou telefone (19) 3621-1350

 

Comentários

Dennis Moraes