fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Participantes da 1ª Copa João Querubim comentam sobre sucesso do torneio


O grande revelador de talentos do futebol barbarense, João Querubim Teodoro (in memorian), foi homenageado com a realização da 1ª Copa João Querubim de futebol de campo.

O torneio realizado entre os dias 05 e 06 de março, no CEM João Querubim Teodoro, no Bairro Santa Rita de Cássia, consagrou a equipe do Unidos do Santa Rita como grande campeão. O Unidos venceu a equipe do Atlético Barbarense por 2×0 na grande final.

A víuva de Querubim, Maria Aparecida Ferreira dos Santos, recebeu uma placa em homenagem ao “Descobridor de Talentos” João Querubim pelos serviços prestados ao esporte barbarense.

A ideia da realização do torneio foi promover ainda mais as atividades no Centro Esportivo Municipal e cobrar da administração uma revitalização do local.

Nossa reportagem esteve presente em um bate-papo com representantes dos times que fizeram a grande final do torneio. Cláudio Peressim, um dos organizadores do torneio, também participou do bate-papo.


Os organizadores do torneio agradecem a participação das oito equipes que estiveram no torneio. Unidos do Santa Rita, Atlético Barbarense, Vila Real, Unidos do Inocoop, Red Bull, Tremendão, 1° de Maio sub 20 e Juventude, fizeram um campeonato muito disciplinado e muito disputado, valorizando ainda mais o nome de João Querubim, um grande caçador de talentos de nossa cidade.

Além do incentivo a preservação do campo, houve também a iniciativa solidária. Toda falta cometida punida com cartão amarelo gerou a doação de 1 litro de leite. Já o cartão vermelho levou o jogador a entregar uma caixa de leite com 12 unidades. Os leites serão doados para o Asilo São Vicente de Paula. Na matéria divulgamos a lista com os nomes dos punidos de todas as equipes participantes, o ponto de entrega é na casa do Rodrigo (Cuieio).

Cartões Amarelos do campeonato:

Red Bull

1 – Paulo Zora

Vila Real

1- Everaldo

Unidos do Inocoop

1 – Luciano lonzi

1 – Fefe

Juventude

1 – Leonardo Pereira

1 – João Gonçalves

Unidos Santa Rita

1 – Rubinho

2 – Robert

2 – Nardao

1 – Lu

1 – Fernando

1 – Carrão

1° de maio

1 – Jason

Atlético Barbarense

1 – Cláudio

1 – Antônio Pedro

1 – Carlos Eduardo

 

Cartão vermelho

Unidos Santa Rita

1 – Galinze

 João Querubim

João Querubim
João Querubim

O treinador de garotos no futebol, o popularíssimo Legório, um píracicabano que virou barbarense por adoção, chegou ao União Agrícola Barbarense no começo da década de 1950 para exercer a função de massagista, porém, logo no ano de 1953 passou a ser o treinador da Escolinha do alvinegro, no comando da molecada que buscava um lugar no mundo da bola. Pelas mãos de João Querubim Teodoro passaram centenas e centenas de meninos, os chamados “pupilos” do Legório. Diversos deles alcançaram saltos maiores no futebol, se transferindo para outros clubes de maior projeção que o alvinegro de Santa Bárbara naquela fase da história, casos de revelações como Brandão (jogou no Santos e Grêmio Portoalegrense), Joãozinho Guedes (Guarani), Ademir Gonçalves (Corinthians), Guassi (Juventus), Costinha (Fluminense/Rio de Janeiro), entre outros. Subiram do juvenil para o time principal do União jogadores como Nivaldo Surge, Juca Domingues de Campos, João Barbosa, Ditinho Guedes-Toledo, Mané de Campos, Aurélio Domingues, Guinho Silva, Pelau Binhotto e muitos outros. João Querubim Teodoro, o Legório, que bem mais adiante se transformou no mordomo/roupeiro do União, empresta seu nome ao Centro Esportivo Municipal do Jardim Santa Rita de Cássia (zona sul).

Fonte: Santa Bárbara em um Século de Esportes por JJ Bellani

 

Comentários

Dennis Moraes