SB24Horas

Notícia na hora certa!

Cuidar da pele vai além de usar produtos: hábitos e estilo de vida importam

Confira os principais hábitos que influenciam na saúde da sua pele.

Quando o assunto é cuidar da pele, já pensamos nos produtos que devem ser utilizados para deixá-la sempre bonita. Mas a verdade é que a saúde da pele depende de diversos fatores além da rotina de skincare, que pode acabar não gerando um resultado positivo se outras medidas não forem aplicadas.

 

Neste artigo, você conhecerá como alguns hábitos comuns do nosso cotidiano podem influenciar muito a saúde da nossa pele e a eficácia do.

Hidratar-se corretamente

Ingerir a quantidade ideal de água é fundamental para o nosso corpo, pois ela ajuda a transportar nutrientes importantes para as células da nossa pele, deixando-a firme e saudável.

 

Por mais que o nosso corpo produza água, nós vamos perdendo esse líquido com o passar do dia a partir de atividades rotineiras, fazendo com que seja necessário repor essa água diariamente. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia para que o nosso corpo consiga seguir com seus processos naturais.

Manter uma alimentação saudável

Os alimentos que você escolhe ingerir afetam diretamente na qualidade da sua pele e isso é algo que podemos perceber desde cedo quando comemos uma quantidade maior de chocolate ou alimentos gordurosos. No dia seguinte acordamos com uma espinha no rosto, por exemplo.

 

Escolher alimentos saudáveis é algo que ajuda não somente a manter o físico, mas também contribui para que a nossa pele fique mais saudável. Por isso, dê preferência a alimentos frescos e ricos em antioxidantes e vitaminas essenciais para manter a pele bonita e saudável.

Não se exponha ao sol nos horários de pico

A exposição excessiva ao sol pode gerar manchas na pele ou até mesmo queimaduras, pois os raios solares são prejudiciais para a nossa pele. Além da exposição, também é fundamental proteger a pele utilizando um filtro solar adequado diariamente, mesmo quando estiver nublado.

Evite o consumo exagerado de álcool

Tudo em excesso faz mal e isso também se aplica a bebidas alcoólicas, que podem prejudicar diversas partes do nosso corpo, incluindo a pele. O consumo exagerado de álcool pode afetar de diversas maneiras a sua pele, seja na forma de espinhas, manchas ou inchaço.

 

Além disso, o álcool contribui para deixar a pele mais desidratada, pois o nosso organismo precisa utilizar muitas moléculas de água para metabolizar uma molécula do álcool. Por conta disso, sempre que puder, evite ingerir álcool em excesso, dando preferência a bebidas mais naturais, como sucos e água.

Praticar atividades físicas

Ir à academia ou realizar uma corrida são práticas que o seu corpo vai adorar. Mas o que poucas pessoas sabem é que os exercícios físicos também ajudam a manter a sua pele mais bonita e saudável.

 

Isso acontece porque os exercícios oferecem uma melhora na oxigenação dos tecidos e ajudam na liberação de hormônios que neutralizam os radicais livres que causam o envelhecimento precoce na pele.

Cuidar da qualidade do seu sono

Uma noite mal dormida pode ser percebida na pele, que perde seu viço e acaba gerando as famosas olheiras. Isso acontece porque é durante o sono que as células se renovam, o que contribui para uma pele saudável.

 

Mas para isso ocorrer, é necessário prestar mais atenção na qualidade do sono. O ideal é dormir cerca de 8 horas ininterruptas por dia, para que, assim, você passe por todas as etapas do sono e consiga deixar o seu corpo descansado.

Pare de fumar

Fumar é um hábito muito prejudicial para a sua saúde e os seus danos podem ir além do pulmão, afetando também a pele. O cigarro contém várias toxinas que causam o surgimento de sinais de envelhecimento, como flacidez da pele, rugas e manchas, além de fazer com que a pele perca seu viço e fique com uma coloração mais acinzentada.

Cuidado com a poluição do ar

Poucas pessoas relacionam a poluição do ar com a saúde da nossa pele, pois ela ocorre de forma silenciosa, mas ainda assim pode causar inflamações. Isso porque ela obstrui os poros, o que favorece o surgimento de espinhas e também os primeiros sinais de envelhecimento da pele.

 

Para evitar os danos que a poluição pode causar na sua pele, você deve sempre realizar a limpeza facial no período da noite e utilizar protetor solar durante o dia, protegendo a sua pele contra este radical livre.