Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Cuidados para garantir a saúde do cabelo

Conheça as dicas básicas para manter os fios sempre bonitos e saudáveis sem gastar muito tempo

 

 

Ter um cabelo bonito é desejo de muita gente. E ter beleza e hidratação depende de como está a saúde dos fios. Como você cuida das madeixas, quais produtos usa e até mesmo a sua alimentação podem influenciar nisso.

 

Muitas linhas de cuidados para o cabelo prometem resultados milagrosos, mas nada melhor do que usar os produtos certos para seus fios e repor as proteínas que eles perdem ao longo dos dias. Uma delas é o colágeno.

 

Depois dos 30 anos é normal que a produção do colágeno diminua e, como ele está ligado diretamente à saúde do cabelo, seus fios podem ficar prejudicados. Mas é possível recompor essa hidratação e brilho com algumas dicas. Confira agora!

Não lave os fios com água quente

Um banho quente é ótimo e relaxante, mas a água em altas temperaturas é uma grande inimiga dos fios. Isso porque esse hábito faz com que o couro cabelo fique sensível e que a raiz do cabelo enfraqueça.

 

Lavar o cabelo em água quente tira as glândulas sebáceas do couro cabelo, responsável pela camada de proteção onde os fios nascem. E, ao contrário do que se pensa, essa prática não retira a oleosidade do cabelo. Pelo contrário, pode torná-lo ainda mais oleoso.

 

Por isso, opte pela lavagem em água fria. Em casos de dias frios, o ideal é lavar em água morna.

Não durma com cabelo molhado

Outro hábito que prejudica seriamente a saúde dos fios é dormir com o cabelo molhado. Com a cabeça no travesseiro, o couro cabeludo fica abafado, quente e propício para a proliferação de fungos e bactérias.

 

Um dos prejuízos de dormir com o cabelo molhado é que a prática pode, inclusive, atrair o fungo que causa a caspa. Além disso, horas com o cabelo úmido e frio pode trazer um resfriado indesejado.

 

Por isso, sempre que lavar o cabelo, especialmente antes de dormir, use uma toalha para tirar a umidade. Em seguida, utilize o secador. Só vá dormir depois de garantir que os fios estão totalmente secos.

Use produtos adequados a seus fios

Na hora de escolher seus produtos para usar no cabelo, opte por aqueles que sejam adequados aos seus fios. Isso porque, ao compor a fórmula, os especialistas acrescem nutrientes na composição que são pensados para seu tipo de cabelo e o que ele precisa.

 

Um shampoo anticaspa, por exemplo, age na raiz do problema para combater o fungo. Mas se você sofre disso e não usa produtos adequados, o quadro pode até se agravar.

 

Um dos pontos essenciais com a saúde do cabelo é entender do que ele precisa para se manter saudável. Ou seja, usar os produtos que tenham os componentes necessários para garantir os cuidados  que você precisa.

Aposte na hidratação profunda

Na correria do dia-a-dia, muita gente se esquece da importância da hidratação. Usar o shampoo e o condicionador certos é uma ótima prática, mas só isso não garante a saúde dos fios.

 

O ideal é ter máscaras de hidratação em casa e fazer o procedimento uma vez por semana ou, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. Ter um cabelo saudável é ter um cabelo hidratado e com as proteínas repostas!

Mantenha o corte em dia

O ideal é cortar o cabelo a cada três meses para garantir fios mais saudáveis. Mas não precisa muito, basta aparar as pontas. Essa é uma ótima dica para acabar com as pontas duplas e ter sempre fios hidratados e cabelo saudável.

 

Sem contar que a ida frequente ao salão te dá a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento do cabelo. Um bom profissional vê se existe algum problema e já age rápido para impedir que problemas se agravem.

Lavagem na quantidade certa

O ideal é lavar os fios em dias alternados. Mas tudo depende de como é a estrutura do seu cabelo. Cabelos secos podem ser lavados até 3 vezes por semana. Enquanto isso, fios oleosos pedem um pouco mais de atenção, com 4 lavagens ou mais.

 

Não há problema em querer lavar os cabelos todos os dias, mas é sempre bom ter atenção à temperatura da água ou à necessidade de secar sempre com o secador. As altas temperaturas nos fios, seja na hora da lavagem, seja na secagem e finalização, podem prejudicar seriamente a estrutura do cabelo.

Alimente-se bem

Ter uma dieta desequilibrada também pode afetar a saúde dos seus cabelos. O ideal é procurar um profissional para te indicar um cardápio adequado e que te ajude a ter todos os nutrientes que seu corpo precisa.

 

Para a saúde do cabelo, alguns alimentos ajudam na nutrição, fortalecimento e até a dar um brilho extra, desde que sejam consumidos com frequência. São eles:

 

  • Ovos;
  • Leite;
  • Peixes;
  • Espinafre;
  • Batata doce;
  • Feijão;
  • Carne vermelha;

 

Conheça suplementos ajudam a saúde dos cabelos

Mas para quem não gosta dos principais alimentos que ajudam a fortalecer o cabelo ou mesmo que não tem tempo para consumi-los com a frequência certa, o ideal é recorrer à suplementação.

 

O mercado hoje é muito rico e é possível encontrar suplementos alimentares para ajudar a saúde do cabelo. Muitos deles vêm com o colágeno, uma proteína que atua diretamente na elasticidade e hidratação dos fios de forma natural.

 

Esses suplementos podem vir em cápsulas ou em pó, mas garantem resultados rápidos e visíveis nos fios. Não existe mais desculpa para descuidar da saúde dos cabelos com esses ajudantes!