Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como ter uma boa iluminação para gravar vídeos

Confira nossas dicas para fazer uma iluminação criativa e profissional com orçamento limitado.

 

Está começando a produzir conteúdo para a internet? Então é preciso apostar em vídeos para conquistar audiência e viver disso. Com o vídeo em alta, é importante aprender a cuidar da iluminação de maneira criativa e técnica para garantir um bom visual nos seus vídeos.

 

O uso de uma forte luminária, softbox, LEDs, luz natural e a aplicação de técnicas de posicionamento de luz é importante para que o vídeo tenha um aspecto profissional. Separamos algumas dicas de como conseguir uma boa iluminação para os seus vídeos, confira abaixo:

Luz natural pode salvar a iluminação dos seus vídeos

A primeira dica é usar a luz natural na composição da iluminação dos seus vídeos. Se você tem um orçamento apertado, a dica é gravar vídeos em ambientes com bastante luz natural.

 

Com uma fonte de luz gratuita no ambiente, fica muito mais fácil iluminar o vídeo. Além disso, a luz natural traz uma estética para o seu projeto que pode conquistar o público. Fora isto, a luz natural barateia o seu orçamento, podendo ainda contribuir para aguçar a sua criatividade na iluminação dos seus próximos vídeos.

Aprenda a posicionar a sua iluminação

A maneira mais simples de iluminar um vídeo é fazer uma iluminação de três pontos. Com duas luzes de preenchimento, que ficam inclinadas uma de cada lado e uma luz de fundo para evitar sombras no vídeo. Esse é o método mais simples de fazer uma iluminação profissional.

 

Também há outros modos de fazer uma iluminação de qualidade. Para quem tem o orçamento apertado com apenas 1 ou 2 pontos de luz, é importante conhecer mais sobre iluminação para posicionar as luzes corretamente e fazer o melhor vídeo possível.

Teste a luz antes das gravações!

Outra dica importante para garantir uma boa iluminação nos vídeos é fazer testes de luz antes de começar a gravar. Dessa forma, você evita perder tempo gravando com uma luz ruim.

 

Essa também é uma boa maneira de encontrar as melhores posições para a iluminação dos seus vídeos. A dica é fazer testes de luz em diferentes posições, simulando a gravação em diferentes ambientes e horários do dia.

 

Isso pode te ajudar a encontrar diferentes cenários para gravar os vídeos e apostar em novas ideias para encontrar diversas maneiras de conduzir suas gravações.

Estude iluminação

Um vídeo profissional não depende de uma iluminação que seja muito clara, e sim de uma iluminação que combine com o conceito do vídeo. Se você está fazendo vídeos de depoimentos, tutoriais, é claro que uma luz mais forte na pessoa é importante para a qualidade do vídeo.

 

Porém, se você quer gravar uma cena de filme, a gravação de um podcast ou algo mais intimista, talvez uma iluminação quente, mais baixa fique melhor para o ambiente, deixando a experiência do vídeo melhor.

Defina os melhores horários para gravar

Para quem grava em casa, a dica é pensar nos melhores horários para as gravações. A iluminação do vídeo também depende do horário de filmagem. Isso é importantíssimo, principalmente, se você depender de bastante luz natural para gravar os vídeos.

 

Se esse for o caso, a dica é buscar gravar pela manhã ou no início da tarde em momentos em que a luz solar incide bastante no ambiente. Se os seus vídeos têm um formato mais intimista, talvez gravar em horários como o fim de tarde ou início da noite sejam os melhores momentos para gravar.

 

Estas são algumas dicas essenciais para ter iluminação boa para os seus vídeos. A melhor maneira de criar uma iluminação profissional com orçamento apertado é ser o mais criativo possível e aproveitar as oportunidades que o ambiente lhe traz como a luz natural.