Crise: Grécia apresenta pedido de extensão de crédito

O governo grego apresentará hoje (19) pedido de “prolongamento do crédito” aos parceiros europeus, iniciativa que era prevista para ter ocorrido na quarta-feira (18).

Segundo o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, que falou ontem na saída do Parlamento após a eleição do novo presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, Atenas vai solicitar a extensão do crédito, em termos que satisfaçam os parceiros europeus e a própria Grécia.

Em menos de uma semana, o grupo formado por ministros da área de finanças dos países da zona do euro (Eurogrupo) reuniu-se por duas vezes em Bruxelas para encontrar uma solução para a Grécia, mas as duas reuniões acabaram sem acordo. O atual programa de assistência financeira ao país termina no fim deste mês.

Um porta-voz do Ministério das Finanças alemão reiterou na quarta-feira que a extensão da assistência financeira à Grécia exige a apresentação de um pedido de prolongamento do “atual programa de resgate” e o cumprimento das condições e reformas que tinham sido assumidas como compromisso.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional totalizando 240 bilhões de euros em troca de duras medidas de austeridade.

Agência Brasil

Comentários

Notícias relacionadas