8 de maio de 2024

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Conheça os tipos de post para blog

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Se você tem um blog, está sempre à procura de novos tipos de post para trazer ainda mais visibilidade e engajamento para sua página, principalmente tendo em vista que esse universo está cada vez mais concorrido.

Além disso, sabemos que a manutenção de um blog carece de frequência e inovação, e foi pensando em como isso não é fácil, que trouxemos várias dicas e uma listagem com vários tipos de post.

Continue lendo para se inspirar e ter muitas ideias para seu blog pessoal ou corporativo, como de uma empresa de locação de andaimes, bem como de qualquer outro segmento de atuação. 

Conheça alguns dos tipos de post para blog

Para começar, é importante ter em mente qual é seu objetivo ao criar um post. Confira esse checklist de diferentes direcionamentos que você pode dar ao seu conteúdo:

  • Resolver problemas da persona, ou seja, ser útil;
  • Conectar-se emocionalmente, humanizando a marca;
  • Utilizar de forma promocional;
  • Entreter;
  • Demonstrar o timing perfeito;
  • Gerar engajamento focando na interação do público; 
  • Ser controverso e gerar polêmica;
  • Produzir conteúdos sobre parceiros ou outras marcas.

Tendo uma finalidade em mente, é mais simples decidir qual será a estruturação do seu post. Vamos às possibilidades:

1 – FAQ

Essa sigla vem da essa expressão Frequently Asked Questions, ou seja, Perguntas Mais Frequentes. A ideia é compilar as dúvidas mais recorrentes de seus clientes ali.

Um exemplo é um FAQ completo sobre alarme sensor de presença para carros, no blog de uma empresa especializada em alarmes. 

2 – SAQ

Should Ask Questions, SAQ significa algo como perguntas que deveriam ser feitas, referindo-se àquelas perguntas que não são dúvidas frequentes, mas que o usuário deveria saber.

Usando o mesmo exemplo do tópico anterior, você poderia criar algo como ‘Conheça todos os tipos de alarme para carro, bem como suas características’.

3 – Posts de lista

Listas são os conteúdos mais comuns para blogs e, realmente, funcionam muito bem e agradam o público. 

Você pode numerar as opções e criar um post como: ‘6 dicas para a instalação de uma manta asfáltica’ ou criar listas grandes sem um número exato, contendo diversas informações sobre o assunto central.

4 – Checklist

As checklists são listas de afazeres, ou seja, visando que a persona do seu blog realize uma ação da melhor forma possível. 

Caso seu conteúdo realmente for relevante, o leitor provavelmente recorrerá a ele com muita frequência, bem como o indicará.

5 – Post “como fazer”

Posts do tipo DIY (Do It Yourself) são amados pelo público, pois grande parte das perguntas feitas ao Google são sobre como fazer algo. 

Mas não se restrinja ao DIY. A ideia aqui é educar o leitor, então nada melhor do que um post com o passo a passo para a instalação de um sistema de monitoramento de limpeza hospitalar, por exemplo.

6 – Case de sucesso ou Showcases

Essa é uma ótima forma de mostrar seus conhecimentos sobre um assunto e expor ao público o que você já fez e funcionou muito bem. 

Outra ideia é apresentar estudos de caso sobre coisas feitas por outras pessoas, sempre dando o devido crédito. Com um conteúdo do tipo showcase, você pode apresentar todo o processo e resultados de uma ação de sucesso.

7 – Post de definição

É um conteúdo educativo muito útil e valorizado pelo público, que define os termos e aspectos de um determinado tema, independentemente de qual seja o ramo de atuação do blog.

São posts mais técnicos, que podem ser simples ou mais complexos dependendo sempre da persona da sua empresa. 

8 – Glossários

Neste caso, eles são um tipo específico de post de definição, em que você lista todos os termos importantes sobre um determinado tema. Por exemplo, “Glossário do distribuidor adubo”.

Claro que você pode apostar em vários outros segmentos, criando glossários bem amplos e diferentes.

9 – O melhor de…

Nesse tipo de post você faz uma apresentação do que considera serem as melhores opções em determinado assunto. 

Uma ideia é um post que traga uma retrospectiva do seu próprio conteúdo. Ao final de cada ano, você pode criar um post com as melhores postagens, listando as que geraram maior engajamento naquele período.

Dentro desse tipo de conteúdo, você também pode criar rodadas de links com uma periodicidade definida, em que semanalmente apresenta um “Top 5”, por exemplo. 

10 – O guia definitivo

Provavelmente, em algum momento da sua vida de leitor, você já viu muitos conteúdos iniciando dessa forma, e se sentiu atraído por eles. 

Esses são posts que agradam demais o público, desde que realmente entreguem o que prometem. Um guia definitivo deve ser completo e explicativo, bem como realmente compreender tudo o que o leitor precisa saber sobre aquele tema.

11 – Post de pesquisas e estatísticas

Também muito útil para o usuário e ótimo para construção de autoridade, essa é a oportunidade de mostrar resultados de pesquisas exclusivas feitas por sua empresa para seu público. As estatísticas também trazem muito crédito ao blog. 

Uma empresa de construção e reforma, por exemplo, pode publicar pesquisas sobre variações locais de preço dos materiais de construção.

Você pode também compilar pesquisas e estatísticas de um tema já publicado, criando um conteúdo muito informativo. Lembre-se sempre de citar suas fontes.

12 – Posts para feriados

Os feriados ou datas comemorativas são grandes oportunidades de postagens. Escolha uma data e crie um post relacionado sobre. 

Basicamente, todo dia é dia de algo, seja da árvore ou da música, então com esse tipo de post, você ganha muito “pano pra manga”. Apenas tenha atenção à relevância de cada data para seu público.

13 – Opinião pessoal

Esse tipo de post deve ser consistente e pertinente ao público. É uma ótima opção, mas deve ser usado com parcimônia. 

Sempre avalie a relevância do conteúdo, sendo que o ideal é fazer esse tipo de postagem quando já se possui certa autoridade em determinado assunto.

Por exemplo, uma boa ideia para um blog do setor da construção civil é um conteúdo sobre instalação de cerca eletrica preço, no qual profissionais do setor dissertam sobre os preços desse tipo de serviço.

14 – Críticas

Posts críticos são uma forma de opinião pessoal em relação a um determinado produto ou evento, ou seja, o cuidado é muito necessário.

Para elaborar críticas, é importante contar com muita sinceridade, respeito e humildade. Ainda que sejam críticas negativas, não as faça de forma arrogante, ou isso pode se voltar contra você.

15 – Identifique tendências

Se você é um especialista no seu mercado ou possui em sua equipe quem o seja, aproveite para fazer previsões sobre tendências. 

Esse assunto desperta muito interesse no público. Com o passar do tempo, ao prever tendências que se mostram reais, você ganha mais autoridade no mercado.

16 – Baixando a guarda

Posts mais pessoais, em que você fala de uma experiência mais profunda que envolve e gera identificação em seu público, podem ter bons resultados uma vez que humanizam uma marca. 

Por exemplo, o blog de uma distribuidora de materiais, como aço para construção civil, pode criar uma postagem contando a história de vida e trajetória de seu fundador.

17 – Por trás das cenas

Para quem tem um público fiel, esse é um ótimo tipo de postagem. 

Aqui você abre as portas do seu negócio e mostra como funcionam os processos por trás do seu produto, podendo falar do dia a dia da empresa, da linha de produção ou da preparação para a prestação do seu serviço, por exemplo.

18 – Apresentações e relatório de receita

Agir com transparência, produzindo conteúdos que falem sobre as receitas de sua empresa, aplicações e investimentos, ou detalhe apresentações e ações de colaboradores, com certeza, é uma forma muito promissora de fortalecer uma marca.

19 – Atualizações na empresa ou no produto/serviço

Esse tipo de post complementa o citado anteriormente. A ideia aqui é mostrar novidades sobre seu negócio, como novos membros da equipe ou instalações, por exemplo.

Da mesma forma, ao modificar ou criar novos produtos ou serviços, aproveite para criar um post informativo para seu público.

20 – Post comparativo

Comparar o seu produto ou serviço com os demais disponíveis no mercado é uma boa estratégia de marketing. 

Aqui é muito importante prezar pela sinceridade e, até mesmo, apontar casos ou ocasiões em que seu produto não é a melhor opção. Honestidade e transparência geram muitos pontos com o público.

Considerações finais

Essa foi uma lista com diversas possibilidades entre tantos outros tipos de posts para blogs. Nem todos os tipos se encaixam em qualquer estilo ou temática de blog, então vale uma boa reflexão ao montar seu calendário editorial.

Cada um dos tipos listados pode ser usado de diferentes formas, variando entre artifícios como infográficos, vídeos, podcasts, entre tantas outras possibilidades. Solte sua imaginação!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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