29 de março de 2024

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Como é a estrutura de post para blog?

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Uma boa estrutura de post para blog precisa de muito planejamento, além de ser bem definida, ter uma boa redação e estar sempre atualizada.

 

Afinal, quando uma empresa cria um blog, está investindo em inbound marketing, e seu objetivo é atrair pessoas por meio de conteúdos de valor. Só que assim como escrever um texto parece ser algo simples, atingir resultados com ele não é tão fácil quanto parece.

O objetivo dessas publicações é fazer com que os visitantes do blog se encantem pelo material e tenham uma imagem positiva da empresa. Só que o seu concorrente também está criando blog posts e usando as ferramentas dele para isso.

Mesmo não sendo uma tarefa simples, é possível apostar em um passo a passo para criação de postagens para blog, e com isso chegar ao objetivo da marca.

Isso significa que escrever um texto e publicar não é o melhor jeito de fazer dessa estratégia uma aliada da marca. O processo de como fazer é valioso e é sobre ele que vamos falar aqui.

Vamos explicar a importância do blog para as marcas e qual a estrutura adequada para as postagens. Se você tem dúvidas, leia até o final!

Importância do blog para as empresas

Antes de mostrar a estrutura dos posts desse canal, vamos falar um pouco sobre a importância dele para o seu negócio. O blog é um tipo de site muito fácil de manusear e colocar na internet, portanto, você não vai precisar de um profissional exclusivo para isso.

Assim, quando um usuário pesquisa, por exemplo, sobre instalação de cerca eletrica preço, ele pode encontrar uma infinidade de publicações sobre o assunto, o que dá mais liberdade para criar os textos.

Então, ao abordar uma pauta de interesse para o público-alvo, a marca se posiciona como autoridade no assunto, o que estabelece uma relação de confiança com o consumidor.

Além disso, é o melhor canal para se comunicar com seus clientes e responder suas dúvidas de maneira direta, sem a presença dos concorrentes.

Também é uma excelente prática para as estratégias de SEO, visto que o blog ajuda a posicionar a sua marca entre os primeiros resultados do Google.

Deste modo, se o canal for bem estruturado e você investir nas melhores práticas de Inbound Marketing, vai conseguir aumentar o número de vendas.

Seu negócio também tem a oportunidade perfeita para interagir com o consumidor e se aproximar dele. Por fim, é o melhor meio de fornecer conteúdos exclusivos e informações valiosas para o público.

Só que tudo isso vai depender da maneira como você vai estruturar os conteúdos, e vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Estrutura adequada para seus posts

Para estruturar bem o post do blog, uma empresa de ADM de condominios SP, bem como de qualquer outro segmento, deve investir em uma estrutura bem elaborada, com as seguintes etapas:

1. Pré-produção do texto

Definir o tema é o que vai influenciar na estrutura do conteúdo, e ele se refere àquilo que o material vai falar. Neste artigo, o tema proposto é como deve ser a estrutura de um post para blog.

É importante que ele esteja relacionado às prioridades do negócio, mas se não estiver, essa ideia pode ser usada futuramente. Se você estiver com algum bloqueio criativo e sentindo dificuldades para definir um tema, verifique quais assuntos o seu blog já abordou.

Para resolver essa falta de ideias, faça um mapeamento de tudo que já foi falado nos conteúdos, principalmente para identificar o que está faltando.

Outro aspecto importante nessa etapa é o fato de que produzir conteúdos ricos te deixa mais criativo para encontrar novos temas. Além do mais, um assunto pode ser o desdobramento de uma pauta maior.

Ademais, quando os redatores das empresas de terraplanagem e pavimentação, por exemplo, estão escrevendo conteúdos, várias ideias vão surgindo ao longo do trabalho, e ao anotá-las, eles já têm uma boa base para as próximas produções.

2. Título e resumo

O título vai fazer com que a pessoa queira ou não clicar no link do conteúdo. O ideal é criá-lo depois de escrever o texto, para não quebrar a expectativa.

Depois de criar o material, você sabe exatamente tudo o que contém nele, o que facilita na hora de criar o título e o resumo dele. Também é importante criar títulos e resumos diferentes, para divulgar o conteúdo em variados canais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • E-mail;
  • Site da empresa.

Dessa forma, um fabricante de estruturas metálicas, por exemplo, pode otimizar o título e o resumo com base nas palavras-chave que escolheu para o texto.

3. Introdução

As primeiras palavras escritas no texto são muito importantes porque, mesmo que o usuário tenha clicado no link, não significa que ele vai ler o post todo.

A introdução deve fazer com que o leitor se identifique com a pauta que será abordada. Se ela não for apresentada de maneira atrativa, mesmo sendo de excelente qualidade, todo o seu trabalho pode ir por água abaixo.

Ou seja, todo o tempo que você dedicou fazendo pesquisas e levantando informações para desenvolver o conteúdo, pode ser desperdiçado, visto que o usuário não vai permanecer na página.

O fato é que, muitas vezes, começar um texto é a etapa mais difícil dentro de seu processo de criação. E para não pecar nesse momento, é necessário incluir alguns itens, como:

  • Estatísticas;
  • Pergunta;
  • Analogia;
  • Citação;
  • Uma história;
  • Frase polêmica.

Ao procurar, por exemplo, algum material referente à telha sanduíche térmica que contenha um desses itens, você vai perceber o quanto o post se torna muito mais interessante.

4. Tópicos

Muitas pessoas confundem a leitura de conteúdos da internet com a leitura de um livro, mas não é assim que as coisas funcionam. Ao escrever um texto longo e sem destaque para o blog, os usuários vão simplesmente ignorá-lo.

Lembre-se de que na web somos todos multitarefas, ou seja, enquanto lemos um texto no blog, conversamos com outra pessoa, respondemos e-mail ou até fazemos compras.

Sendo assim, um fabricante de motor para porta automática, por exemplo, deve investir em maneiras de facilitar a obtenção de informações, para que as pessoas se mantenham interessadas nos posts dele.

Se isso não for feito, os visitantes vão abandonar a sua página. Portanto, escreva parágrafos curtos, use subtítulos e listas, destaque palavras com negrito ou itálico e inclua outros formatos de mídia no texto, como as imagens.

5. Conclusão

Assim como você começa um texto, é necessário terminá-lo, e o final precisa ser tão brilhante e relevante quanto o resto do material. Caso contrário, o usuário ficará com a sensação de que está faltando alguma coisa.

A conclusão deve ser bem escrita, amarrando as ideias e esclarecendo tudo o que o leitor aprendeu ao ler o texto. Em outras palavras, é necessário recapitular o que foi falado e reforçar o assunto que foi debatido.

6. Call to Action (CTA)

Ao final de seu texto, uma empresa de, por exemplo, corte e poda de árvores pode incluir um CTA (chamada para ação), logo abaixo dele.

É dessa forma que você convence o leitor a realizar alguma ação compatível com os interesses do seu negócio. Em outras palavras, você vai iniciá-lo no processo que chamamos de jornada de compra.

O CTA pode sugerir que o visitante baixe um material complementar, solicite um orçamento, inscreva-se para a newsletter, dentre outras possibilidades, sempre de acordo com a etapa dele na jornada.

Entretanto, isso não significa forçar o visitante a realizar uma ação, apenas sugerir ou conduzi-lo dentro desse processo.

Mas se você ainda não desenvolveu, por exemplo, um e-book que complemente o post, o CTA pode sugerir que o leitor compartilhe o material em suas redes sociais.

De qualquer forma, a chamada para ação de uma empresa terceirizada de zelador, por exemplo, pode ser um trecho do texto que convide o leitor para realizar a ação. Como: “Baixe nosso e-book gratuito se quiser saber mais sobre o assunto”.

Você também pode optar por um botão com essa função, e ainda usar os dois métodos ao mesmo tempo.

Conclusão

O blog se tornou uma ferramenta indispensável para a imagem de qualquer marca na internet, tendo em vista que, atualmente, ele é o canal de comunicação mais importante.

No entanto, mais do que ter um blog, é necessário produzir materiais de qualidade para publicar nele, assim, os leitores vão perceber o real valor da sua marca e o quanto ela domina o mercado em que está inserida.

O conteúdo precisa ter a estrutura adequada para atingir esse objetivo, e neste artigo você conheceu como ele deve ser estruturado. Com as nossas dicas, seus textos para o blog serão bem desenvolvidos e vão atrair mais pessoas para o canal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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