Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Dicas essenciais em SEO para quem vai começar um blog

As técnicas de SEO são um passo fundamental para transformar seu blog em uma ferramenta de trabalho poderosa, possibilitando um engajamento muito maior e gerando oportunidades de negócios para sua estrutura.

A sigla, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca, pode até parecer complicada à primeira vista, entretanto, com algumas ações simples é possível utilizar este recurso, seja para uma empresa de calibração de equipamentos de laboratorio ou qualquer outra.

Para conseguir compreender a importância do SEO, o primeiro passo é entender como o mercado digital funciona. O cliente de hoje, por conta de inúmeras facilidades acerca de elementos como smartphones e internet móvel, mudou de perfil.

Antes havia espaço para a publicidade direta, que era rasa e não precisava de muito conteúdo. Entretanto, a internet revolucionou a forma como as pessoas lidam com suas necessidades atualmente.

Se um consumidor encontra algum problema ou desafio que precisa resolver, a primeira reação é procurar por mais informações sobre o assunto. O usuário entrará em alguma ferramenta de pesquisa, digitará sua dúvida, como ‘onde comprar registro gaveta?’.

Os algoritmos dessas plataformas, então, utilizarão as palavras-chave digitadas pelo cliente, procurando em seus bancos de dados por todos os conteúdos que possuem algum tipo de relevância, criando assim uma lista.

Normalmente, o consumidor encontra o que procura diretamente nos primeiros links oferecidos pela plataforma, por isso é muito importante estar no topo dessa lista. Esse tipo de recurso é fundamental para você conseguir um engajamento maior.

Para conseguir subir no ranking, você precisa fazer uma série de ações que podem fazer a diferença na hora dos algoritmos encontrarem seu site, seja ele sobre calandra de chapas ou sobre lojas de roupas, afinal a concorrência existe para todos os setores.

Embora as empresas de busca mantenham sigilo sobre quais são os pontos avaliados pela inteligência artificial, é possível ter uma série de boas práticas que notadamente tem funcionado a respeito de melhorar o posicionamento.

Para conseguir melhorar seu conteúdo e estar pronto para o mercado, você pode se atentar a alguns elementos importantes, que alavancarão seu blog e o tornarão uma referência em sua área de atuação. Sendo eles:

1 – Entenda as palavras-chave

O primeiro ponto que você precisa ter bem trabalhado são as palavras-chave. Este tipo de recurso é um dos principais meios pelo qual os robôs de motores de busca conseguem encontrar seu blog.

Por isso, é importante ter um tempo de planejamento e estratégia quando você estiver pensando em quais palavras-chave devem entrar em seu texto. A utilização correta dessa ferramenta pode gerar resultados bastante positivos.

Para conseguir identificar as melhores opções de palavras-chave para sua utilização, você pode contar com algumas ferramentas importantes, que avaliam as principais palavras para cada segmento, permitindo que você tome decisões mais acertadas.

Todo texto deve possuir uma palavra-chave foco, que determina o tom do conteúdo e serve como um chamariz para o público. Uma das melhores maneiras de usar esse tipo de ação é com as chamadas palavras-chave de cauda longa.

Elas tem esse nome porque são palavras mais longas, que costumam ser muito específicas. Pense só, para conseguir criar um texto sobre filtro ciclone, por exemplo, é preciso ter atenção às palavras-chave.

Dessa maneira, você consegue segmentar melhor seu material, conseguindo um ranqueamento muito melhor quando alguém procurar algo relacionado a esse tema.

2 – Tenha atenção aos títulos

Os títulos são a primeira coisa que um usuário terá acesso quando estiver visitando seu site. Por conta disso, ter um título atraente pode fazer uma grande diferença. Você deve procurar ser interessante e instigante, para atrair a atenção dos usuários.

Isso porque, muitas vezes, se o cliente não se identificar com o título de sua publicação no blog, simplesmente voltará para o site de busca e procurará uma nova opção. Isso gera uma série de problemas, desde perder o cliente até aumentar a taxa de rejeição.

Por isso, sempre que possível prenda o consumidor em seu conteúdo apresentando qualidade e trabalhando os títulos de maneira que ele deseje continuar acompanhando.

Embora seja importante dar atenção ao título principal, ele não é o único que precisa ser planejado. Os subtítulos de seu site são tão importantes quanto o título, tanto faz se estejamos falando de empresas de usinagem ou quaisquer outras.

Afinal, eles costumam ser ferramentas importantes para a indexação pelos motores de busca, e trabalhar bem esses recursos permite que você consiga resultados muito mais expressivos com o SEO.

É importante que você trabalhe com clareza e objetividade nos títulos. Isso ajuda a identificar o tema do texto de seu blog, garantindo um acesso mais segmentado no que você tem a oferecer.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não colocar palavras-chave demais em seus títulos e subtítulos. Esse tipo de ação é conhecida como keyword stuffing, e é uma prática reprovada pelas ferramentas de busca.

Se os algoritmos identificam excessos de palavras-chave em seu texto, é comum que elas acabem diminuindo sua capacidade de interação, e em alguns casos até excluindo seu blog sobre bomba de diafragma de seus bancos de dados.

Por isso, é importante entender como usar corretamente os títulos para criar um texto mais interessante e utilitário, garantindo assim resultados muito mais expressivos.

3 – Trabalhe com parcerias

É muito difícil alcançar o sucesso de maneira solitária. Por isso, é importante firmar parcerias ao longo do caminho e conseguir conquistar mais espaço na web, com conteúdos de qualidade que possam ser compartilhados.

Uma das práticas mais comuns para a produção de SEO é o backlink. Trata-se de quando um site de terceiros gera um link de direcionamento para sua página. Normalmente isso é utilizado quando seu conteúdo é referência para um outro texto.

Para conseguir backlinks melhores, você deve se engajar com a comunidade de produtores de conteúdo de sua área de atuação, conseguindo criar parcerias e contar com o apoio de influenciadores para conseguir resultados mais expressivos.

Além disso, o guest post é uma prática muito comum. Neste caso, você faz uma espécie de troca com outro influenciador. Enquanto você escreve uma matéria no site dele, ele escreve uma matéria em seu blog.

Isso permite uma diversificação de conteúdo maior, além de levar o seu nome e o nome de seu site sobre manutenção de áreas verdes, por exemplo, para novos públicos. Ademais, esse tipo de ação é reconhecida pelos algoritmos do google.

Dessa maneira, você se torna uma autoridade no assunto, sendo relevante para pessoas que estão buscando esse tipo de material. Entretanto, para conseguir esses resultados, é importante que você faça parceria com sites e blogs relevantes.

Se você começar a aparecer em sites de conteúdo duvidoso, os algoritmos entenderão que o seu conteúdo também é duvidoso e acabará diminuindo seu ranqueamento. Escolha para parcerias pessoas cujo trabalho você confia.

4 – Tenha atenção as URLs

A construção de um link tem uma série de detalhes que devem ser levados em conta quando você estiver prestes a publicar uma matéria. É importante que você trabalhe com URLs limpas para conseguir atingir os melhores resultados.

Quanto mais amigável ao usuário forem seus links, maiores as chances de engajamento junto aos motores de busca. Dessa forma, você consegue um recurso muito mais atrativo e fácil de identificar pelas ferramentas automáticas.

Além disso, a utilização de meta descrição também é muito importante. Esse é o conteúdo em texto que aparecerá abaixo de sua URL nos motores de busca. Caso você não personalize, é comum que apareça parte de seu conteúdo.

Entretanto, utilizar esse recurso pode ser muito mais interessante para conquistar novos públicos. Para utilizar este serviço corretamente, existem alguns detalhes que precisam ser levados em conta, como:

  • Incluir a palavra-chave principal;
  • Criar um texto objetivo;
  • Manter a meta descrição curta;
  • Ser verdadeiro.

Com estes recursos, você acabará conseguindo conquistar muito mais clientes. Essas ações são fundamentais para conseguir conquistar um espaço melhor em seu blog, uma vez que você identifica o assunto de maneira fácil e rápida.

Esse tipo de recurso é muito importante para pessoas que utilizam dispositivos móveis para a leitura e para navegar pela internet.

Por conta da limitação de velocidade e de dados, saber o tipo de conteúdo que existe em seu texto sobre, por exemplo, assessoria ambiental facilita a hora de escolher.

Considerações finais

O SEO é um dos mais importantes aliados dos produtores de conteúdo digital. Através dessas ferramentas, seu blog terá muito mais chances de ser encontrado por novos usuários, aumentando consideravelmente o tráfego e tornando-o mais relevante.

Por isso, é importante pensar em formas de utilizar e aplicar os conceitos de SEO com mais qualidade para conseguir um ranqueamento melhor nos motores de busca e poder explorar em sua totalidade o potencial de seu blog.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.