24 de abril de 2024

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Como vender mais usando o copywriting na produção de conteúdo?

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Por meio do copywriting muitas empresas, em especial aquelas atuantes na internet, têm se conectado cada vez mais com sua audiência, enfatizando e levando mais pessoas à compra ou a ações desejadas pela marca, tudo apenas por meio da escrita.

 

Ainda que esta não seja uma prática recente, sendo utilizada desde o surgimento dos primeiros anúncios publicitários no qual se tem conhecimento, a estratégia de copy, como é conhecida, foi reestruturada com a chegada e a grande força consumidora da internet.

 

Assim, o convencimento feito pelas palavras certas tem sido cada vez mais observado nos mais variados formatos de comunicação com o cliente, inclusive em produções de conteúdo, como blogs, postagens em redes sociais e podcasts, por exemplo.

 

No artigo abaixo vamos entender o conceito de copywriting e um pouco mais sobre sua finalidade e utilização dentro de uma empresa, tanto nas colocações de vendas para clientes como na produção de conteúdos para as mídias digitais. 

O que é o copywriting?

Desde o século 18, quando os anúncios se tornaram totalmente populares em todas as partes do mundo, em especial na Europa, o copywriting surgiu, denominando o cargo do profissional responsável pela escolha certa das palavras que induzem à compra.

 

Após algum tempo, já nas agências de publicidade, os copywriters foram colocados como aqueles responsáveis pelas principais redações de marcas em campanhas, podendo então ser uma ação confundida como uma de redação publicitária.

 

A redação, aliás, é a forma como escritas voltadas à informação e ao relacionamento são feitas, ainda que também tenham um cunho comercial. No entanto, o copy se difere, sendo uma forma cada vez mais enfática de venda ou promoção para uma ação.

 

Por exemplo, podemos entender como copywriting a propaganda de uma empresa de maquinas de cafe para consultorio que faz com que o leitor de um anúncio se sinta totalmente atraído pelo produto e coloque a compra dele em prática.

 

Com o advento da internet e das redes sociais, o copywriting passou, não apenas a trabalhar induzindo uma ação para a compra, com frases e palavras que enfatizaram a necessidade incontornável de que um consumidor faça uma nova aquisição.

 

A partir dos tantos produtos na web, e as diferentes formas de induzir a compra, seja por meio de um relacionamento ou na compreensão, por meio de informações, sobre o desejo de compra de um consumidor, o profissional de copy passou a ser ainda mais requisitado.

 

Por exemplo, muitas vezes, empresas que vendem sistema para gerenciamento de loja não querem que seus clientes façam diretamente uma compra após uma comunicação pela internet, mas que sim, façam contato por meio do interesse por uma newsletter.

 

Em um outro caso, podemos ver empresas que hoje em dia focam não apenas em chamar pessoas para um novo lançamento em uma loja, ou a divulgar seus produtos, mas sim a produzir conteúdos que despertem a atenção das pessoas, muito antes da compra.

 

Essa tem sido, então, a principal função do copywriting nos dias atuais: chamar pessoas para que tenham um tipo de ação sob um determinado objetivo da empresa, que deve sempre ser alinhado com o trabalho do profissional que produz o copy.

Qual a relação com as vendas de um negócio?

Conforme dito, o copy não trabalha necessariamente com compras. Pelo contrário, ele pode ser uma ferramenta essencial para que empresas possam aumentar o público de suas redes sociais ou produtos digitais, entender o interesse sobre lançamentos, dentre outros.

 

No entanto, a relação que o copy tem com as vendas não deixa de ser relevante para dentro de uma estratégia de comunicação com o foco comercial, visto que a partir dessa utilização, um cliente pode passar a desejar de maneira mais potente um produto.

 

Por exemplo, em um copy voltado para a venda de um novo software gestão de ativos de TI, uma empresa pode focar em palavras e expressões que viabilizem uma sensação de imediatismo e exclusividade, situações que acarretam interesse rápido.

 

Ainda, é possível fazer o uso de Call to Action (CTA), ferramenta do copy que viabiliza uma ação dentro da sentença que está sendo utilizada na comunicação. 

 

Um bom exemplo de CTA são palavras que induzem o interesse na rápida abertura de empresa contabilidade ou qualquer outro serviço/produto que esteja sendo ofertado.

 

Também é possível fazer com que uma venda seja feita, aos poucos, por meio de conteúdos focados sobre um produto nas redes sociais, isso por meio de marketing de conteúdo, uma técnica interessante se utilizada com o copywriting.

 

Nesse caso, uma empresa de da área de empréstimos pode, aos poucos, fazer conteúdos focados em solicitação de credito para construir e reformar, atingindo então os clientes ideais, que vão ter um maior interesse pela aquisição do produto.

 

Podemos dizer, então, que por meio da produção de conteúdo, o copywriting pode ser ainda mais aproveitado, visto que faz uma utilização de mecanismos de venda a longo ou médio prazo, trazendo ainda a possibilidade de criar um relacionamento nesse meio tempo.

Como colocar em prática nas produções de conteúdo

Por meio da produção de conteúdo nas redes sociais, ou em produtos digitais, como podcasts, blogs, newsletters e outras formas de comunicação com um público de uma marca, uma empresa pode elevar suas chances de venda se utilizar o copywriting.

 

Mas para que isso aconteça de forma satisfatória, é essencial que a companhia e sua equipe de comunicação, geralmente publicitários responsáveis pela produção da escrita certa, saibam exatamente de que forma devem agir, dentre suas formas de trabalho.

 

É importante salientar que o copy não é uma redação qualquer, sendo mais focado e bem específico para atingir de maneira rápida e satisfatória a mente do consumidor, trazendo à tona os desejos de compra cada vez mais aflorados e prontos para a ação.

 

Veja a seguir tudo o que deve ser visto como essencialidade dentro de um processo de copy, auxiliando empresas a venderem seus produtos e serviços, como no caso de uma empresa de folha de pagamento em ABC recém-lançada no mercado de tecnologia.

  1. Pesquisa e entendimento do público-alvo

Se você deseja comunicar algo para alguém que quase sempre não vai ter a sua atenção de maneira fácil, é importante saber exatamente onde pegá-la, seja nas palavras certas, que mexam com suas realidade e desejos, ou pelo conhecimento no geral.

 

Por exemplo, ao produzir um copy para uma empresa de serviços de escrituração, é preciso que o redator especializado tenha conhecimento sobre:

 

  • Gênero do público;
  • Idade;
  • Localização;
  • Classe social.

 

Esses são alguns dos muitos entendimentos que devem ser compreendidos para que uma boa redação de copy seja criada, claramente, aliada a outras práticas vistas a seguir.

  1. Objetivo centrado na estratégia

Como dito ao longo do texto, o copy pode servir não apenas para a venda de algo, mas também para o cadastro de um e-mail em uma newsletter, o download de um e-book, dentre outras possibilidades importantes para a empresa.

 

Por isso, entender de fato o que a empresa deseja em uma campanha de marketing vai não apenas auxiliar a criação da copy perfeita, mas também vai fazer com que todo o processo comunicacional seja cada vez mais certeiro e menos suscetível a erros.

  1. Conectividade persuasiva

Lembre-se que a base de um copywriting é a persuasão, seja pelas palavras, pelas sentenças e até mesmo pelo jogo de frases. 

 

Lembre-se que o tamanho da redação não é tão importante, já que apenas uma palavra pode ser potente para que uma venda aconteça.

  1. Utilize o storytelling

Muitos profissionais da área optam por utilizar técnicas de copy juntamente com o storytelling, que nada mais é do que uma maneira de conversar com um público por meio de histórias e uma sequência de fatos, que interessam e conectam com uma empresa.

 

Por exemplo, sem nem ao menos utilizar a palavra compra, uma empresa de software para industria pode contar toda a história da companhia, passando por suas conquistas e percalços, deixando no final uma mensagem de prosperidade e compromisso com o cliente.

  1. Criatividade e inovação

Ainda que todos os passos acima sejam cumpridos com perfeição, é importante saber que os melhores e mais memoráveis copies são aqueles em que a imaginação e criatividade ultrapassou os limites das palavras, chegando a um patamar de inovação.

 

Coloque sua mente para funcionar e não tenha medo de ousar, sempre por dentro daquilo que deve ou não ser utilizado dentro uma ideia de venda, mas que também é uma maneira de identidade entre empresa e público.

Considerações finais

Por meio das técnicas de copywriting, grandes empresas têm viabilizado ações de clientes de maneira focada, ainda que sutil. É por meio dessa forma de redação que a indução para compra, consumo de conteúdo e outros objetivos acontece de forma eficaz.

 

Por isso, não deixe de colocar as estratégias de copy dentro das formações de comunicação no seu negócio. Essa técnica, apesar de altamente trabalhada, pode fazer com que os lucros da sua empresa tripliquem, apenas por meios das palavras certas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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