26 de abril de 2024

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Como iniciar a estratégia em redes sociais do seu negócio?

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Marcar sua presença nas redes sociais deixou de ser um diferencial no mercado. Hoje em dia, não ter sua empresa nas redes é impensável, visto o tamanho do poder de interação que elas oferecem.

Todas as empresas que desejam permanecer ativas no mercado estão em, pelo menos, uma destas redes, muitas vezes ativamente nas principais alternativas do mercado.

Isso garante um canal de comunicação direto com o público, além da possibilidade de aumentar seu material. Por exemplo, para uma empresa prestadora de serviços administrativos, essa é a chance de ampliar sua cartela de clientes.

Entretanto, estar em uma rede social não significa criar um cadastro e esperar o público se aproximar. É preciso agilidade, criatividade e inovação para se destacar nestes ambientes, onde milhões de usuários acessam diariamente.

As redes sociais formam um novo meio de comunicação, e é preciso compreendê-las para poder utilizar corretamente todo o potencial de engajamento que estas plataformas oferecem para seus usuários.

Muitos empreendedores, entretanto, ainda se perguntam se as ações que eles estão aplicando são as mais efetivas.

Isso acontece porque a necessidade de se adaptar é muito recente, e nem todos estão preparados para uma vida mais ligada às redes sociais. Pensando nisso, uma consultoria tributaria e fiscal atualizada acabará tendo mais resultados que uma presa ao passado.

Então, para uma empresa que está iniciando, criando sua identidade e sua própria voz, isso é ainda mais complicado. Muitas vezes, o empresário não sabe se deve usar um tom mais sério ou mais informal, qual será a abordagem que ele deve tomar, entre outros.

Por isso, o ideal é que você escolha uma pessoa, mesmo que sua equipe seja pequena, para ficar responsável pelas redes sociais. O gerenciamento dessas redes é fundamental para que seu trabalho tenha bons frutos.

Gerenciar suas redes sociais é muito mais do que simplesmente fazer publicações e responder comentários. Você pode, por exemplo, explicar seu projeto fotovoltaico, ou qualquer outro serviço, para conquistar muito mais clientes.

Importante dizer que a pessoa responsável por essa área deve estudar as redes onde sua empresa tem conta, principalmente, para compreender a melhor forma de interação que elas podem oferecer.

Quando você coloca uma pessoa como responsável por essa área, está mostrando o interesse e compreendendo a necessidade de se afirmar nas redes sociais, assim consegue compreender melhor os processos de interação entre consumidor e marca.

Em qual rede você deve estar presente?

A cada dia existem novas possibilidades de interação, com redes sociais sendo criadas e escolhidas por diversos usuários. Decidir qual delas você deve estar presente pode parecer um desafio.

Então, o primeiro passo para conseguir escolher quais redes sociais você estará presente é identificar se seu tipo de empreendimento cabe naquela rede social. Existem algumas plataformas que são mais genéricas, ideais para qualquer tipo de empreendimento.

Entretanto, outras redes podem acabar sendo muito específicas, e sua presença nela pode destoar do interesse do público, o que acaba não gerando um engajamento tão bom quanto o de outras redes.

Vale lembrar que criar conteúdo para colocar nestas plataformas leva tempo, dedicação e muitas vezes dinheiro. Por isso, não gastar seus recursos em uma rede que não trará resultados é fundamental.

Outro importante ponto para você conseguir uma boa interação é descobrir onde seu público está.

Você deve conhecer as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, de forma que consiga uma série de informações relevantes para formar seu público-alvo. Esta informação será fundamental para que você consiga encontrá-los nas redes.

Além destes pontos, você pode, até mesmo, usar o recurso de uma persona para conseguir identificar quais são as redes que seu público tem mais acesso.

A persona é uma idealização de um cliente, criada com base em informações e dados coletados de experiências anteriores. Ela ajudará a entender como o cliente chegará a compra de um espremedor automático de laranja industrial, por exemplo.

A persona terá muito da personalidade dos clientes que sua empresa possui ou está tentando alcançar, e através das perguntas feitas para a persona, você pode definir diversos detalhes, como o tipo de conteúdo que gostam de consumir. Inclusive, ele pode ser em:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Áudio;
  • Podcast;
  • Imagens.

Quando você compreende como seus potenciais clientes estão consumindo conteúdo, acaba conseguindo explorar melhor o potencial das redes sociais que se focam neste tipo de produção, garantindo assim uma interação muito maior com os usuários.

No fim, apenas a experiência vai te dar os dados definitivos. Então, quanto mais você conseguir retorno das publicações em uma rede social, maior será a qualidade das oportunidades que se criarão a partir dela.

Como montar sua estratégia?

O primeiro passo para você conseguir um bom engajamento nas redes sociais é ter uma estratégia bem definida. Assim, você não corre o risco de ficar perdido com suas redes sociais, perdendo oportunidades de interação e até mesmo de vendas.

Entre os principais pontos para uma estratégia de sucesso estão:

O que te motiva?

O primeiro passo que você precisa tomar neste caso é definir o que motiva sua empresa a estar nas redes sociais. O propósito é um ponto muito importante das redes, pois ele definirá as ações que serão utilizadas nestas plataformas.

Existem diversos motivos para sua marca ter força nas redes sociais, desde a divulgação da marca, até as vendas em si. Estas plataformas também são ideais para criar um canal de comunicação a mais com seus clientes, muito mais direto.

Quando você define o objetivo principal de sua presença nas redes, conseguirá determinar todos os elementos que serão utilizados nela, como os detalhes de engajamento, as ações de marketing digital e outros pontos importantes que sua empresa precisa planejar.

Vale lembrar que nenhuma das decisões que você tomar com relação a sua estratégia é imutável. Você pode estar focado nas vendas de curso tecnico eletrotecnica SP, mas pode procurar aumentar a divulgação de sua escola no futuro.

O que publicar?

Esta é uma importante pergunta, e deve ser pensada para conseguir alcançar exatamente o que seus consumidores estão aguardando. O tipo de publicação que você fará nas redes sociais depende diretamente de seus objetivos nelas.

Um fator que deve permanecer constante em seu material é a qualidade. Para que as pessoas se interessem em seu conteúdo, você não pode criar algo raso e sem informações úteis. Esse é o principal método de atração de clientes na internet.

Por isso, procure sempre trazer riqueza em suas publicações, com informações de qualidade, oportunidades de engajamento e negócio, promoções e outras formas de atrair cada vez mais pessoas para suas redes.

Pensando nisso, antes de anunciar seu serviço de aluguel de impressoras em SP, por exemplo, você pode apresentar as vantagens desse tipo de serviço.

Quando publicar?

Criar um calendário de publicações é fundamental. Isso porque o excesso de conteúdo pode muitas vezes soar desesperado, e afugentar potenciais clientes que têm interesse em sua marca através das redes sociais.

Entretanto, um espaçamento muito grande entre as publicações pode acabar fazendo as pessoas perderem o interesse, e quem não é visto, não é lembrado.

Por isso, você precisa definir alguns limites e padrões de publicação para conseguir resultados efetivos. Falar sobre, por exemplo, sua consultoria de preventiva de multas é importante, mas você deve apresentar outros conteúdos também.

Faça uma contagem para manter as pessoas sempre interessadas. Você pode publicar um conteúdo rico com menos frequência, enquanto publica curiosidades e outros assuntos mais leves para manter a página ativa.

Dessa forma, as pessoas vão estar sempre acompanhando seu conteúdo, mas você não torna as publicações maçantes, o que pode ser bastante prejudicial. Vale lembrar que você não precisa ter um histórico de publicações.

Qual horário publicar?

Esta é uma das principais perguntas para quem deseja utilizar as redes sociais como impulsionador de conteúdo. A verdade é que a resposta é muito variável. Não há como definir um horário ideal para as publicações.

Você deve começar a identificar, conforme faz suas postagens, como seu público se comporta, quais momentos você possui mais engajamento e quando as pessoas estão mais propensas a curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo.

Então, se as pessoas interagem mais com sua assessoria contabil em SP pela parte da manhã, pode ser este o momento de você conseguir engajar melhor seu conteúdo.

Dessa forma, basta começar a adaptar seu calendário de publicações para o horário de maior atividade.

Considerações finais

As redes sociais são uma ferramenta fundamental para o marketing digital nos dias de hoje, e estar fora delas é impensável para qualquer empresa que deseja crescer. Por isso, você deve ficar muito atento aos detalhes na hora de criar sua conta.

Novas empresas têm um grande potencial competitivo, uma vez que estão muito mais frescas no mercado e podem aproveitar os benefícios das redes sociais para aumentar seus clientes e pessoas interessadas em seu conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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