23 de abril de 2024

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Como utilizar eventos para promover sua marca

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Manter um negócio em pleno funcionamento exige dos seus administradores uma plena preparação no que envolve as diversas atividades e possibilidades de divulgação dos seus produtos e serviços. O marketing de eventos corresponde justamente a essa atividade.

 

Pois se de um lado o comércio digital vem trazendo diversas facilidades para o público e para os comerciantes, do outro esse conjunto de práticas acaba também por resultar em um maior nível competitivo no mercado, com a s empresas tendo que se adaptar sempre.

 

Para que não só consigam corresponder às necessidades do seu público, mas também para apresentar um diferencial competitivo, de forma ser considerada diante a decisão de compra a ser realizada por uma audiência específica de possíveis compradores.

 

Sem contar com a  renovação cada vez mais frequente do mercado em si, que aposta em novas tecnologias para realizar as suas atividades, como um serviço de portaria para condominio, que hoje conta com diversas ferramentas digitais.

 

Passando por um sistema de câmeras de vigilância ao sistema de acesso dos moradores, por meio de cartões digitais ou até mesmo um sistema de aplicativo. Um conjunto de práticas e adaptações que devem ser adotadas para alcançar os melhores resultados.

 

As estratégias de marketing são elaboradas justamente para responder a essas demandas do público e do mercado, de forma garantir que o processo de decisão de uma compra seja feito da melhor forma possível, com os maiores índices a serem alcançados.

 

Para que esse projeto de administração de condomínios, voltando ao exemplo anterior, consiga tomar melhores decisões no que se resume ao alcance dos seus objetivos, como a ampliação do número de moradores, ou simplesmente otimizar a relação com os atuais.

 

A realização de um evento pode auxiliar no alcance de um desses objetivos, sendo preciso então saber como melhor alinhar essas cerimônias aos seus objetivos comerciais.

 

A importância do marketing de eventos

Assim como as outras estratégias existentes que envolvem o mercado, o marketing de eventos atua com o objetivo de auxiliar uma companhia a conquistar um propósito específico, relacionado à sua atuação comercial.

 

Sendo uma tática importante principalmente no que envolve a situação da sua marca, tornando-a mais conhecida para o público, ou até mesmo fortalecendo a  relação que o público e a sociedade possuem com essa entidade comercial específica.

 

Sendo assim, o marketing de eventos costuma ser praticado tendo um número específico de objetivos, como a promoção de uma marca, a atração de novos clientes ou até mesmo um alinhamento interno desta organização com os seus propósitos.

 

Com uma empresa que trabalha com um grande número de funcionários, voltada ao serviço de despacho aduaneiro fracionado, realizando anualmente um evento interno, com o objetivo de demonstrar o reconhecimento que possui com os seus colaboradores.

 

De forma a mantê-los fortes e conectados aos interesses da companhia, além de alimentar uma relação saudável entre as equipes, principalmente aquelas que irão passar um grande período de tempo juntas, acompanhando um transporte de cargas internacional.

 

Tudo a confirmar a importância que um evento bem estruturado pode trazer ao seu empreendimento, dependendo apenas do propósito ao qual esse evento está sendo realizado. E diversos são os motivos que podem ser adotados nesse sentido.

Os objetivos por trás de um evento

Quando uma empresa opta pela realização de um evento comercial, os seus objetivos podem ter uma base especialmente comercial, podendo passar também por propósitos mais amplos, relacionados ao espaço conquistado por essa empresa na sociedade.

 

De uma forma geral, os objetivos que resultam na realização de um evento comercial costumam ser:

 

  • Consolidar a marca em seu setor comercial;
  • Expandir o engajamento da marca;
  • Alcançar novos clientes;
  • Lançar novos produtos e serviços;
  • Resolver problemas de imagem.

 

Aprofundando-se especificamente em um desses objetivos, de forma a explicar os benefícios da realização de um evento, podemos ter como exemplo uma fábrica que irá lançar um novo modelo de espremedor automático de laranja industrial.

 

Para garantir que o público conheça esse novo produto é preciso planejar um extenso plano de comunicação, contando com a utilização de mídias digitais, como as redes sociais, além de outros métodos tradicionais, como anúncios em TV, revistas e pontos de ônibus.

 

Junto a todas essas modalidades de comunicação, é importante também destacar a importância de se realizar um evento de lançamento, trazendo um destaque maior para essa cobertura de apresentação de um novo produto ao público.

 

Podendo inclusive agir como um evento de alimentação para outras formas de comunicação, com a  divulgação de fotos dessa cerimônia nos perfis dessa empresa na internet, destacando também a presença de pessoas da mídia que foram convidadas.

 

Similar ao que acontece com a abertura de um novo restaurante ou qualquer tipo de empreendimento que irá contar com o recebimento de público, de forma a destacar as suas qualidades, como um sistema de emissão de nota fiscal que facilite os pagamentos.

 

Para quem avistou um dos objetivos comerciais na lista de objetivos citados, e já pensa na realização de um evento para auxiliar no alcance a esses propósitos, é importante então saber a melhor forma de se executar esse tipo de cerimônia comercial.

Ações estratégias a serem aplicadas em um evento

O marketing de eventos é uma estratégia que visa o alcance de um propósito comercial a partir da realização de um evento específico. Mas não é como se a simples realização de um evento conseguisse resolver os seus problemas.

 

É preciso estruturá-lo, para que o seu objetivo comercial esteja em destaque, e que essa cerimônia não passe a sensação de ser apenas uma festa comemorativa, mas sim algo que celebre a sua companhia e as suas metas a serem alcançadas.

 

Para assim algumas táticas são recomendadas, como:

Investir no marketing de experiência

Para que o seu objetivo comercial seja alcançado, primeiro é preciso garantir que as pessoas presentes nesse evento sejam bem recebidas, por meio de uma experiência agradável, para que assim possam considerar qualquer que seja o seu propósito.

 

Uma boa experiência tanto social como física, sendo necessário uma limpeza de clinica veterinaria, para que esse estabelecimento se mostre receptivo a receber os convidados desse evento, e por consequência, considerar levar os seus animais domésticos.

Preparar a sua equipe

Para que as pessoas presentes nesse evento tenham uma boa experiência, é importante que o lugar conte com profissionais qualificados, responsáveis por garantir essa boa sensação, sendo o principal ativo a representar fisicamente a sua marca.

Utilizar o conceito do marketing mix

Podendo ser parte de um planejamento de comunicação, o marketing de eventos também se relaciona com outras estratégias do mercado, como o marketing mix, que opera a partir da sua associação com os conceitos de:

 

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça (local de comercialização);
  • Promoção (ações comerciais).

 

Com os eventos de marketing servindo como cenário para que alguns desses conceitos possam ser trabalhados de forma única e otimizada.

Distribuir prêmios e brindes

Uma forma de se conquistar a atenção do público ao comparecer em um evento é a partir da distribuição de brindes e outros prêmios relacionados.

 

Além das atividades presentes na própria realização do evento, como a locação de maquina de café SP, oferecendo um café da manhã gratuito para todos aqueles presentes nesta cerimônia, quando a mesma é realizada no período da manhã.

Organizar o espaço do evento

Para que o seu evento ocorra da forma esperada, sem nenhum tipo de imprevisto, é importante prestar atenção ao espaço no qual o mesmo será realizado, levando em conta a quantidade de público que é esperado.

 

Pois um evento lotado, com pouco espaço de locomoção pode resultar em acidentes, assim como um espaço grande, com uma quantidade baixa de público pode passar uma impressão negativa ao sucesso do seu evento comercial, dificultando os seus objetivos.

Integração do físico ao digital

Se o público e as empresas estão cada vez mais integradas aos ambientes digitais, o mesmo deve acontecer com a realização do seu evento, o que passa pela oferta de conexão gratuita à internet, além de atividades que utilizem essas ferramentas.

 

Como um QR code próximo aos produtos disponíveis em uma vitrine, permitindo ao público presente observar tais objetos por meio de uma tecnologia de realidade aumentada.

 

Destacam-se também os eventos completamente virtuais, convidando um usuário que pesquisa por locação de notebook SP preço encontrar uma feira digital, no qual diversos fornecedores de tecnologia apresentam o seu acervo de soluções para internet.

 

Independente de qual for o seu setor de serviços, a realização de um evento comercial pode facilitar no alcance de um variado conjunto de objetivos, sendo por isso uma opção de grande relevância para quem realiza um planejamento comercial.

 

Fortalecendo assim a relação de uma marca com o seu público, o que acaba por facilitar também a essa companhia a alcançar uma maior posição de valorização no mercado competidor, tudo a ser iniciado com a adoção do marketing de eventos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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