2 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como ser um microempreendedor de sucesso?

Compartilhe essa notícia!

Descubra como abrir um MEI hoje mesmo!

Quem deseja empreender e ter um negócio próprio, mas não quer abrir uma empresa, pode se tornar um microempreendedor individual (MEI). Abrir um MEI é uma alternativa para quem quer formalizar o negócio, porém não quer ou não pode investir muito no início, mas você sabe como abrir uma MEI? Pensando nisso, criamos esse artigo para você ficar por dentro.

Mas, o que é MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa física que deseja legalizar um pequeno negócio. Para se tornar um MEI, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Todos podem se tornar um MEI?

O Microempreendedor Individual (MEI) é um empreendedor que se enquadra nas condições estabelecidas na Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, que regulamenta o Simples Nacional.

Confira o passo a passo para abrir um MEI

Para se tornar um MEI, o empreendedor deve:

  • Realizar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Ter um faturamento anual bruto de até R$ 81.000,00;
  • Ser o titular de apenas uma empresa;
  • Exercer uma das atividades permitidas pelo Simples Nacional. São elas:
  1. comércio, indústria
  2. prestação de serviços e outras atividades permitidas.
  • Possuir apenas um CNPJ por CPF. Se você já possui mais de um CNPJ emitido em seu nome, será necessário cancelar todos os CNPJs extras antes da formalização do MEI.;

 

Após cumprir todos os requisitos, o empreendedor deve se dirigir até uma unidade da Junta Comercial do Estado onde está situada a sua empresa e realizar o processo de formalização.

 

O custo total para se formalizar como MEI é de R$ 55,00 para todos os estados e o Distrito Federal. Esse valor corresponde à taxa cobrada pela Junta Comercial e ao pagamento mensal obrigatório ao INSS.

Ser um MEI traz muitas vantagens, como a simplificação na hora de abrir o seu próprio negócio. Além disso, o MEI tem acesso a créditos mais baratos e pode parcelar dívidas em até 60 vezes e, fintechs como a CashMe podem te ajudar com isso. Outra vantagem é que o MEI tem acesso a um conjunto de benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

MEIs têm direito à aposentadoria?

Como o MEI é um microempreendedor individual, ele tem direito a todos os benefícios previdenciários dos trabalhadores registrados na CLT, inclusive a aposentadoria.

Para se aposentar, o MEI precisa atender a alguns requisitos:

– Ter no mínimo 60 anos de idade (homem) ou 55 anos (mulher);

– Estar empregado há pelo menos 15 anos;

– Ter o INSS em dia;

– Apresentar os documentos necessários.

 

Vantagens para ser MEI

O MEI pode garantir diversas vantagens para a categoria. Com isso, é possível entrar para a formalidade sem gastar muito com tributações.

 

Veja a lista das vantagens:

 

  • Emissão de nota fiscal.
  • Formalização do negócio.
  • Direitos do trabalhador.
  • Cadastro gratuito.
  • Tributação simplificada.
  • Linhas de crédito com juros reduzidos.

Desvantagens de ser um MEI

Depois de descobrir quais as vantagens de ser MEI, é necessário saber que também existem alguns pontos negativos, assim como toda modalidade empresarial.

 

  • Restrição do seguro desemprego
  • Aposentadoria limitada
  • Burocracias para receber o alvará
  • Limite de faturamento
  • Contratação de apenas um funcionário

 

Como funciona o empréstimo para MEI?

Ao pesquisar sobre uma linha de crédito para Microempreendedores Individuais, é necessário comprovar sua capacidade de pagamento, como acontece com qualquer outra modalidade. Além do mais, é necessário apresentar a finalidade do uso do dinheiro.

 

Ele pode ser utilizado para diferentes objetivos, desde que estejam sempre atrelados às atividades exercidas.

 

Se você precisa de um empréstimo seguro e não sabe qual é a melhor instituição financeira para te ajudar nesse momento, busque saber mais sobre a CashMe. Ela é uma empresa de crédito parceira ideal para quem busca valores altos com juros baixos, tudo isso porque ela é especialista na linha de crédito com garantia.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!