fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como redecorar os cômodos da sua casa gastando pouco

Mudanças simples e baratas podem transformar os ambientes por completo

A decoração é uma das partes mais divertidas de um imóvel. É por meio dela que damos um toque pessoal aos cômodos de onde moramos. Com a mobília certa, as cores ideais e a quantidade adequada de iluminação, conseguimos transformar uma casa em nosso lar.

Engana-se quem pensa que a decoração só deve ser pensada uma única vez. Na verdade, ela acompanha tanto as nossas dinâmicas pessoais, quanto as da casa como um todo. Dessa forma, é sempre importante que a estética do seu lar seja pensada e repensada com certa frequência.

Isso vai manter a sensação de novidade na casa e, consequentemente, influenciar o seu bem-estar. A boa notícia é que, para isso, não é preciso gastar uma fortuna. Sua residência pode ser redecorada de maneira simples e barata.

Renove um móvel antigo

Uma decoração nova, muitas vezes, pode ser efetuada com itens que já existem no seu lar. Essa é uma das formas mais simples de redecorar os cômodos da sua casa, gastando pouco ou quase nada, além de ser queridinha das tendências DIY, do termo, em inglês, do it yourself ou “faça você mesmo”.

Uma mesa de madeira velha, que esteja em bom estado, por exemplo, pode ser lixada e ganhar um caráter vintage. Assim, o cômodo em que ela se encontra será transformado com muito pouco e receberá um toque a mais de charme. Ao contrário, quem quiser uma proposta mais moderna, pode pintá-la com alguma cor mais vibrante, escondendo a madeira original.

Essa dica não vale só para mesas, mas também para qualquer peça de madeira. Cadeiras, armários, estantes e guarda-roupas podem ser transformados de maneira bem simples, seguindo essas duas sugestões. Para conferir um aspecto mais retrô, lixe e deixe a camada nova de madeira à mostra. Quem prefere uma decoração mais contemporânea, deve pintar o móvel após lixá-lo.

A mobília renovada não precisa, necessariamente, continuar no cômodo de origem. Mesas de centro da sala, por exemplo, podem se tornar cabeceiras no quarto e vice-versa. Abuse da criatividade.

Invista em uma parede criativa

Outra maneira bastante simples e barata de repaginar um cômodo por completo é focar em uma parede estratégica. Nos dias de hoje, é bastante comum que todas as paredes da casa tenham recebido tinta branca, em especial, para quem mora em imóveis alugados.

Isso acontece tanto porque a cor neutra permite a reforma de maneira mais rápida, quanto porque cores claras deixam os ambientes mais iluminados. Além disso, o minimalismo é uma tendência forte na decoração e tem como regra a manutenção das paredes com tons claros, sobretudo, o branco.

Exatamente por isso, ter apenas uma parede diferente no cômodo todo branco vai trazer renovação para o ambiente, de forma prática e pouco trabalhosa. Essa dica funciona, inclusive, mesmo para aqueles que são adeptos do minimalismo. Nesses casos, por exemplo, a parede a ser pintada pode receber outra tonalidade clara, como o cinza.

Aqueles que são entusiastas das cores, por outro lado, vão ter como aliadas todas as paletas da tinta escolhida. Nesse caso, vale lembrar que cada cor confere uma sensação diferente, e isso também pode ser utilizado a seu favor.

Cores quentes, como o amarelo, o vermelho e o laranja, oferecem uma energia de dinâmica e movimento. Assim, uma parede com algumas dessas tonalidades cai bem em ambientes de convivência, como as salas e as varandas sociais.

Por outro lado, as cores frias trazem ao ambiente a energia de calma e tranquilidade. Assim, os tons claros de verde e azul devem ser priorizados em cômodos mais íntimos, como os quartos.

Paredes um pouco mais criativas também são uma ótima opção. Ou seja, em vez de pintar toda a parede de uma só cor, você pode aplicar alguma textura ou algum padrão. Lembre-se de que as formas geométricas estão em alta.

Comentários