1 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como oferecer a opção de pagamento em criptomoedas no seu estabelecimento?

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Ao aceitar bitcoin e outras moedas criptografadas, você estará dando um passo à frente no uso de novas tecnologias

 

A cada ano que passa, mais e mais pessoas estão começando a usar as chamadas criptomoedas, um novo tipo de moeda global considerado mais seguro. De acordo com dados da Receita Federal, divulgados em 2022, a quantidade de investidores brasileiros em criptomoedas cresceu quase 200%. Esse é um público enorme que um estabelecimento comercial deve considerar com atenção.

 

Ao aceitar bitcoin e outras moedas criptografadas, você estará dando um passo à frente no uso de novas tecnologias. Assim como a internet mudou o mundo, a tecnologia bitcoin e blockchain está mudando a maneira como lidamos com o dinheiro. E o melhor é que tudo isso está acontecendo agora. Assim, você também pode fazer parte dessa transformação e fazer disso uma oportunidade de negócio.

 

Como preparar seu negócio para aceitar criptomoedas?

Para aceitar pagamento em bitcoin e outras criptomoedas hoje, é necessário acessar um portal de pagamento online que permite o pagamento com esse tipo de moeda, para que os clientes possam utilizá-lo ao adquirir produtos ou serviços.

 

O valor pago pelo produto ou serviço será recebido na carteira, cujo endereço deve constar na plataforma de pagamento online escolhida pela empresa no momento da emissão da fatura digital, para que, quando um cliente lhe pagar com suas moedas criptografadas, você possa recebê-las e armazená-las na sua bolsa e depois entregar o produto ou serviço.

 

A implementação dessa opção de pagamento não é tão complicada quanto parece. No entanto, é preciso considerar as particularidades de cada negócio. O uso de criptomoedas faz sentido para a sua cartela de clientes? Se não, talvez não valha a pena oferecer essa opção de pagamento.

 

Lembre-se: aceitar pagamentos em criptomoedas por bens ou serviços está sujeito às mesmas obrigações do pagamento feito em moeda tradicional. Em cada território, isso pode variar; portanto, preste atenção às regulações do seu país.

 

Regulação do mercado de criptomoedas

Há algum tempo, o Brasil vinha debatendo sobre a regulamentação do mercado de criptomoedas, que foi sancionada no final do ano passado. Dessa forma, agora, segundo informações da Agência Senado, “as prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização de órgão ou entidade da administração pública federal.”

 

Aproveite essa oportunidade para conseguir faturar mais e oferecer aos seus clientes uma nova opção de pagamento.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!