Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como motivar seus colaboradores?

As empresas estão em constante evolução, e para continuarem crescendo no mercado de trabalho, aumentando a sua relevância e autoridade, é necessário investir nos seus colaboradores. Para isso, é necessário motivar todos da melhor maneira possível.

 

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje te ensinará como motivar os seus funcionários e fazê-los sentirem que são cada vez mais parte do negócio, tudo isso de forma saudável e constante, além de dicas e orientações valiosas do processo.

 

Sabemos que a rotina pessoal de cada colaborador pode ser extremamente exaustiva e, com cada vez mais cobranças, responsabilidades e dificuldades, é muito difícil se manter completamente alegre e produtivo em alguns dias de trabalho.

 

Mesmo uma empresa que oferece serviço de Rip Rap pode ter dias turbulentos e bastante estressantes para os funcionários e, caso as demandas e projetos se acumulem, pode acontecer de cada vez mais colaboradores ficarem bem cansados.

 

Existem diversos perfis de pessoas, então entender o que motiva cada uma delas, entender como melhorar o ambiente de trabalho e fazê-las dar o máximo de si em suas demandas e atividades é parte do trabalho de qualquer empresa.

 

Mesmo um trabalho onde é comercializado paletes usados preço pode ter dias difíceis e nem todos os colaboradores são motivados da mesma maneira. Tudo depende da criação, personalidade, estilo de vida e necessidades de cada pessoa.

 

Mas entender o que é motivação e como ela impacta o dia a dia de sua empresa é algo que é estudado há muito tempo, e é importante que a sua empresa entenda como funciona esse processo e como fazê-lo da maneira mais efetiva possível.

 

Portanto, para ficar por dentro de tudo e entender a fundo como a sua empresa de gerenciamento de risco, por exemplo, pode utilizar isso como estratégia para conseguir utilizar o máximo do potencial de seus funcionários, confira os tópicos a seguir.

A importância da motivação

Primeiramente, é importante entender como a motivação pode impactar na rotina do seu trabalho. Embora muitas empresas esqueçam de uma informação básica, devemos destacar um fato: a mão de obra de qualquer negócio são os seus colaboradores.

 

Pessoas desmotivadas, de acordo com estudos, produzem até 8% de toda a sua força produtiva, enquanto as motivadas conseguem chegar até um percentual de 60% dentro desse mesmo parâmetro.

 

Independentemente se a demanda é referente ao gerenciamento de resíduos industriais ou algo mais manual, como carregamento de um caminhão, uma empresa é feita do desempenho pessoal de cada funcionário, que juntos, formam a organização como um todo.

 

Não apenas isso, mas a motivação também é responsável pelo crescimento de novos talentos e a retenção deles dentro da empresa, sendo essenciais dentro do desenvolvimento de estratégias junto à organização.

 

Com esse argumento, é possível identificar alguns benefícios que o seu negócio de licenciamento ambiental empresas, por exemplo, consegue ao investir em motivar ainda mais os seus funcionários, como:

 

  • Maior produtividade dos funcionários;
  • Maior colaboração dos setores da empresa;
  • Maior alcance da marca;
  • Maior lucro da empresa.

 

A matemática é bastante simples com os fatores acima destacados e, para compreender melhor sobre o assunto de maneira geral, é importante entender como ela funciona com eles.

 

Quando os seus colaboradores produzem mais, é normal que a produtividade do negócio aumente e o número de vendas, dependendo da estratégia de marketing, também. Mesmo que seja algo simples como um bloco de anotações com caneta personalizado.

 

Consequentemente, quanto mais vendas acontecem dentro do seu negócio, é comum que mais pessoas comecem a enxergar o potencial da marca, aumentando então a relevância e autoridade de sua empresa, além de, obviamente, o alcance.

 

Pensando nisso, caso exista algum tipo de remuneração utilizada pela sua empresa como estratégia de motivação, é normal que os setores se empenhem para trabalhar melhor, para que assim, todos os colaboradores do local sejam beneficiados de alguma maneira.

 

Agora que você já entende um pouco melhor sobre como é importante motivar os funcionários de sua empresa de locação de caçamba estacionaria, é essencial entender como fazer isso, e esse será o assunto dos próximos tópicos.

Aumentando a motivação dos colaboradores

Existem algumas maneiras de aumentar a motivação das pessoas que trabalham dentro de sua empresa, porém, é importante entender a situação e a realidade do seu negócio, aplicando então a melhor estratégia que mais combina com o seu negócio.

 

Sem mais delongas, confira algumas maneiras de aumentar a motivação dos seus colaboradores com as orientações abaixo:

01 – Sistema de entrega e recompensas

Diferentes pessoas reagem a diferentes estilos de incentivo, independentemente se você trabalha com o gerenciamento de resíduo hospitalar ou em uma grande empresa logística, afinal, como dito anteriormente, cada pessoa é única.

 

Isso significa que algumas reagirão simplesmente pela vontade de ver o negócio crescer e, dessa forma, encontrarão uma oportunidade de fazer carreira e ascender junto ao sucesso da empresa. Em outras palavras, são pessoas que pensam mais no futuro do que no agora.

 

Outras pessoas reagem apenas ao incentivo de dinheiro, esforçando-se ao máximo para atender as expectativas e demandas do negócio, dessa forma, sendo recompensadas com alguma bonificação por metas pessoais e do setor batidas.

 

A verdade é que, o que funciona com a maioria das pessoas é o segundo caso e, não necessariamente, um exclui o outro. Mesmo que a motivação da pessoa seja o dinheiro para melhorar de vida, nada impede que isso seja o incentivo que ela precisa para ascender dentro da organização.

 

Pensando nisso, é interessante que a sua empresa busque criar um sistema de demanda e recompensa para motivar os colaboradores. Conforme eles batem uma meta pré-estipulada, recebem alguma bonificação pensada pelo departamento de recursos humanos.

 

As recompensas também podem incluir um período de folga para que o colaborador fique em casa e descanse um pouco. Avalie a situação e ofereça o que melhor se adapta à realidade do seu negócio.

02 – Promova autonomia

É muito importante que o colaborador entenda e se sinta parte do negócio, que o trabalho que é por ele desempenhado cause algum efeito na organização e que ela precisa desse funcionário para que o negócio funcione da melhor maneira possível.

 

Para que isso aconteça, é necessário que a sua empresa capacite e faça com que seus funcionários se sintam importantes, e uma das melhores formas de fazer isso é oferecer a oportunidade dele crescer como um profissional dentro de sua empresa.

 

A partir do momento em que sua empresa prepara um funcionários não só para desempenhar uma função dentro da própria organização mas, também, para o mercado de trabalho, a gratidão do colaborador é muito maior, motivando-o a continuar desempenhando um bom papel.

 

Pense que a falta de confiança limita o espaço do colaborador para inovação e para deixar sua criatividade fluir, e esse tipo de atitude pode fazer com que a sua empresa perca um talento em potencial.

 

Realize o mapeamento de competência, assim é possível entender quais os pontos fortes e fracos de cada colaborador, sabendo onde é possível que cada um desempenhe uma função melhor. Isso pode servir para gerar motivação e renda para o seu negócio.

03 – Procure por metodologias de projeto ágeis

Metodologia de projetos mais ágeis quebram as tarefas com demandas menores e que ficam um pouco mais simples de serem entregues, não parecendo que elas são tão grandes ou tão trabalhosas, diminuindo inclusive o tempo para terminá-las.

 

Com isso, metodologias como scrum são muito boas para esse tipo de situação, já que elas são diárias e mostram sempre um progresso, mesmo que mínimo, mostrando aos envolvidos que o projeto está sendo encaminhado e que o objetivo está sendo cumprido.

 

Quando essa estratégia é alinhada com outras já mencionadas, o resultado pode ser muito melhor e muito mais benéfico para a sua empresa.

Considerações finais

O texto de hoje abordou como motivar os seus colaboradores de forma efetiva e saudável, mostrando como se preocupar com esse aspecto é importante para a sua empresa, além do impacto que pode causar no dia a dia da organização.

 

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto, além das dicas e orientações encontradas ao final dele, como forma de explorar de forma positiva o potencial dos seus colaboradores, criando um ambiente muito melhor e mais produtivo para o seu negócio.

 

Essa tarefa pode demorar um pouco e nem sempre ser tão simples, mas ao longo do tempo faz com que a sua organização apenas colha bons frutos da prática.

 

Agora que entende melhor como todo esse processo funciona, sente-se com o departamento de recursos humanos da empresa e verifique qual a melhor forma de aplicar e fazer com que a sua organização consiga se expandir junto de seus funcionários.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.