28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como implantar o Marketing de Relacionamento no seu negócio?

Compartilhe essa notícia!

Gravar o nome de uma marca na mente do consumidor é o sonho de toda empresa. A ideia de vincular símbolos ao produto é o que impulsiona empresas a aplicar técnicas de Marketing de Relacionamento em seus processos. 

 

O relacionamento de uma empresa com seu cliente é aspecto essencial para a consolidação de seu nome no mercado, razão pela qual grandes companhias conseguem se manter inabaláveis diante de inúmeras crises. 

 

Um relacionamento a nível pessoal com o consumidor se dá quando este último entende o artigo adquirido como vital para sua vida e bem-estar, além de considerar a marca um sinônimo do produto, de tal forma que seja insubstituível.

 

As empresas valorizam este processo diante da profunda concorrência presente no mercado atual. Uma infinidade de estabelecimentos fornecem o mesmo produto, impulsionando iniciativas de diferenciação que aos poucos se esgotam. 

 

Portanto, a construção de um relacionamento robusto com o consumidor passa pela capacidade de inovar, ou seja, identificar com rapidez e pensar criativamente em soluções que facilitem a vida do cliente, como a fabricação de uma cinta lombar epi

 

Esses facilitadores podem diminuir o tempo de realização de uma tarefa, aprimorar as condições de higiene ao fornecer um modo de armazenamento e descarte de materiais, reduzir os gastos financeiros com alguma função, entre outros. 

 

O Marketing de Relacionamento está presente em todas as áreas da indústria, comércio e serviços, permeando toda fase de atendimento para transformá-lo em experiência positiva. Sua construção passa pela certeza do valor do produto e a comunicação inteligente do fato. 

 

Por isso, é importante que o empreendedor que implanta o Marketing de relacionamento em seus negócios observe o produto que está a vender. Elencando suas melhores qualidades, a visão do que deve ser feito, torna-se mais nítida. 

Valor real vs. Valor percebido

O fator decisivo para a escolha por uma marca diante de dezenas de opções passa pelo valor percebido do produto. Isso significa que o cliente escolhe o artigo que considera reunir as melhores vantagens de uso. 

 

Tais vantagens possuem um valor de peso maior que o preço em muitas situações, por envolver aspectos tangíveis e intangíveis. 

 

Os aspectos tangíveis envolvem a resistência do material utilizado, o tamanho, peso, conforto no manuseio, durabilidade e efetividade na aplicação. Uma mesa inox com cuba será preferida à mesa sem cuba pelas funcionalidades extras oferecidas. 

 

Status social do item, identificação com cores e símbolos, conexão à identidade da marca, memória afetiva e estética agradável está presente entre os aspectos intangíveis do valor percebido, relacionados a necessidades humanas de ordem maior. 

 

A teoria da Administração estuda as motivações humanas que geram ação, elencando-as em necessidades de menor e maior nível. Na seção mais baixa da cadeia estão as carências fisiológicas e de segurança, parte destas já satisfeitas no estilo de vida atual.  

 

Grande parcela dos artigos negociados em polos comerciais buscam sanar essas necessidades iniciais, mas enfrentam a abundância de opções e a disputa de preços. Assim, construir um relacionamento com o cliente destes itens é mais difícil. 

 

Carências que estão em posições superiores desta cadeia são sociais e existenciais, mais próximas à mente e a percepção pessoal de sua própria identidade. Tais carências, segundo a teoria, são alvos de atenção quando as primeiras estão satisfeitas. 

 

Construir uma conexão entre marca e consumidor é uma atividade mais facilmente visualizada quando se trata de suprir demandas sociais e existenciais de seu público-alvo. O marketing de atração lida profundamente com tais critérios de valor intangível. 

 

No entanto, é possível unir ambos os níveis de necessidades individuais em um único produto. O setor de alimentação contém inúmeros exemplos, onde uma experiência gastronômica vai além de solucionar a fome, e constrói memórias afetivas. 

 

Nisto consiste o acréscimo de valor intangível ao valor real do produto. O marketing de relacionamento, com sua abordagem voltada ao atendimento ao cliente, potencializa o valor percebido em todas as frentes, sendo as principais:

Marketing de relacionamento para valor real

Uma das premissas do marketing de relacionamento é tornar o contato com a empresa o mais simples possível. Isso se traduz na redução do tempo gasto no esclarecimento de dúvidas, acesso a especificações, efetuação de compras e pedidos de devolução. 

 

Uma administradora de condomínios SP pode melhorar sobremaneira a visão de seu segmento e sua empresa a partir do momento em que investe em medidas de acesso rápido a canais de atendimento e técnicas que aceleram a solução de problemas. 

 

O valor real do serviço é aumentado nesta perspectiva, visto que novos investimentos foram realizados para aprimorar o atendimento, trazendo benefícios reais ao cliente e exclusivos em relação à concorrência. 

Marketing de Relacionamento para valor percebido

O sucesso de uma estratégia de estreitamento das relações com o cliente se dá através da percepção que o consumidor detém de quanto valor a empresa pode acrescentar em sua vida. Portanto, trata-se de um ato de atração, no qual o cliente toma a decisão final. 

 

Uma empresa que oferece soluções de segurança residencial pode demonstrar a sua importância à sociedade ao disponibilizar um curso de brigada de incêndio gratuito ou como parte de um bônus. O cliente compreende a marca como algo maior que uma compra.

Conheça alguns dos principais fundamentos

Aplicar o marketing de relacionamento nos processos de uma empresa exige a observância de determinadas técnicas e estratégias comuns ao segmento. Como um desdobramento do marketing, esta é uma área estudada e implementada em testes ao longo do tempo. 

 

A presença das estratégias de atendimento e retenção do cliente pode estar em espaços físicos e efetuação de compras presenciais, como também espaços virtuais e interação por redes sociais, blogs e aplicativos.

 

Entre os principais pontos estão:

 

  • Personalização do produto;
  • Individualização da abordagem; 
  • Agilidade no atendimento; 
  • Estoque como um organismo em constante transformação.

 

Como resposta ao dinamismo de mercado, a inclusão dos princípios do marketing de relacionamento, também chamado de “micromarketing” ou “marketing de retenção” é uma saída com potencial de salvar empreendimentos da extinção. 

Personalização do produto

Uma das ocorrências a serem mais intensamente evitadas em uma linha de produção é o desperdício de produtos, ou seja, a projeção de um artigo de fraca demanda que ficará acumulado no estoque com divisória piso teto

 

O marketing de relacionamento dispõe em seus princípios o estudo do público a quem se oferece um conjunto de itens, de modo a produzir mercadorias de acordo com a necessidade, em função e quantidade, do comprador. 

 

O marketing de relacionamento se destaca em relação aos outros métodos da área por transferir o foco de atuação do objeto ao indivíduo, enxergando a empresa como um solucionador de estorvos à disposição das pessoas ininterruptamente. 

 

A empresa que enxerga uma demanda por laje treliçada deve cuidar para que os materiais, dimensões e volume sejam executados de modo a se encaixar em todas as exigências de seu consumidor final, tendo em vista servir para todas as finalidades. 

 

Causa que impede a formação de relacionamentos profundos entre empresa e cliente é a quebra de expectativa gerada por um artigo pouco moldado às carências do consumidor. A produção deve ser dinâmica e personalizada, com meios de modificação contínua. 

Individualização da abordagem

Os demais métodos de marketing de atração lidam com médias de grupos demográficos segmentados, criando, a partir de então, modelos de abordagem do potencial cliente. Tais modelos reúnem características que se repetem, excluindo aspectos muito individuais. 

 

O marketing de relacionamento é voltado para a retenção, ou seja, a manutenção do cliente no corpo de consumidores que compõem a atividade econômica de uma empresa. Para tal, a abordagem de potenciais compradores deve ser exclusiva e intrínseca a cada pessoa. 

 

Seguindo este princípio, um empreendimento que investe na estratégia modificará o formato de abordagem para o aluguel de betoneira preço, por exemplo, de acordo com o tipo de público, sejam indivíduos, associações ou outras empresas.

 

Nesta etapa atuam as redes sociais para aproximação de instituições e pessoas. A empresa deve adequar seu atendimento ao estilo de interação observado em cada rede social, alternando entre níveis de formalidade e informalidade, usando as ferramentas disponíveis. 

Agilidade no atendimento

A percepção da competência e o respeito ao seu público praticados por uma empresa é demonstrada com o fornecimento de informações verdadeiras sob as melhores condições. 

 

Otimizar a produção de conteúdo através do estudo de palavras-chave em buscadores, manter canais de relacionamento que funcionem e investir na infraestrutura de contato são meios de ser facilmente encontrado por clientes fidelizados e potenciais compradores. 

 

Um anúncio de leito para cabos possui maiores chances de conversão quando está bem localizado e bem projetado para o público que deseja atrair e reter. 

Estoque como organismo em transformação

Diante de consumidores mais sofisticados e novas tecnologias a surgir a cada ano, o empreendedor deve estar atento a quaisquer atualizações inerentes aos seus estoques. 

 

O estoque de uma empresa deve ser visto como um organismo dinâmico, em constante mudança e crescimento, do mesmo modo que a sociedade para a qual serve. 

 

Esta visão, que difere do estoque como um gasto a ser revertido em lucro, reduz as chances de desperdício e altera a cultura organizacional de modo a contribuir positivamente com a produtividade dos funcionários.

Conclusão

O marketing de relacionamento é uma alternativa indispensável para aqueles que desejam se destacar em um ambiente concorrido através da construção de sólidos laços com o mercado consumidor. 

 

Representante de uma iniciativa que preza beneficiar ambas as partes de uma negociação, o bom relacionamento com o cliente reduz custos, aumenta as taxas de fidelização e mantém uma cultura de transformação que se encaixa aos anseios da sociedade. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!