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Como escolher um KPI estrategicamente?

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Cada empresa trabalha com determinados objetivos ou propósitos para seguir em frente, buscando o crescimento. Para avaliar as atividades que estão sendo realizadas em busca desses objetivos, as empresas precisam de indicadores mensuráveis, conhecidos como KPI.

São os indicadores-chave de desempenho que mostram as diretrizes do negócio, metas, entre outros fatores que dão o norte tanto para a empresa quanto para as áreas internas da organização.

Mas os KPI se mostram eficazes apenas se escolhidos com cuidado. Então, como uma companhia pode escolher os KPIs certos?

O que são KPIs?

Um Key Performance Indicator (KPI) é uma ferramenta que mede o desempenho para avaliação do sucesso ou eficácia de uma ação estratégica de uma empresa, seja você um vendedor de manta asfáltica ou de qualquer outro ramo. 

Os KPIs ajudam a definir e medir o progresso feito em direção a uma determinada meta. Inclusive, esse método não é usado apenas para avaliar o desempenho geral de um negócio, mas também os desempenhos separados dos departamentos.

Os indicadores que são úteis para avaliar o progresso do departamento de vendas podem ser diferentes dos indicadores usados para avaliar o sucesso de marketing e assim por diante.

As empresas precisam de avaliações regulares de suas atividades para identificarem áreas potenciais de melhoria, e esta é a razão pela qual esses indicadores de desempenho são tão difundidos no mundo corporativo atualmente.

Um KPI, portanto, também pode ser definido como um grupo de medidas quantificáveis usadas para medir o escopo de melhoria de um indivíduo, uma atividade ou o negócio como um todo.

Uma vez que os KPIs estão diretamente ligados ao sucesso das metas operacionais e estratégicas de uma empresa, cada negócio deve primeiro identificar essas metas e, em seguida, selecionar os KPIs que melhor refletem esses objetivos.

Por exemplo, se o objetivo principal de uma empresa imobiliária é atingir o crescimento mais rápido do setor, o KPI deve ser a medida do crescimento anual da receita.

Conheça os benefícios do KPI

KPI é uma ferramenta que permite às empresas medirem seu progresso, bem como gerarem uma movimentação em direção às metas e alcançarem o sucesso.

Qualquer empresa que não tenha uma ideia de seus próprios pontos fortes e fracos, pode não ser capaz de traçar planos para melhorias futuras e pode não ser capaz de garantir o sucesso constante. A seguir estão alguns dos pontos importantes dos KPIs:

Resultados quantificáveis

KPIs são ferramentas que oferecem resultados mensuráveis e quantificáveis. É por isso que ações podem ser tomadas sobre os resultados produzidos por meio deles.

Isso permite que você crie estratégias que podem ser rapidamente ajustadas para atingir as metas de negócios e melhorar as áreas que precisam aparar arestas.

Por exemplo, um wiper hospitalar, seu maior produto dentro da empresa, será que você está comprando-o por um bom preço? É possível estabelecer um KPI para avaliar isso, neste caso, apenas para ilustração.

Aprimoramento de desempenho

Os KPIs ajudam a identificar funcionários e setores que apresentam bom desempenho e também aqueles que não estão de acordo com os padrões. 

Dessa forma, essas métricas podem ser usadas para realocar recursos de forma que o desempenho possa ser aprimorado.

Vendas são impulsionadas

Outra vantagem dos KPIs é que eles podem ajudar a impulsionar as vendas de, por exemplo, um tanque de aço carbono preço.

As empresas que definem objetivos para que sua equipe de vendas atinja as metas também estabelecem recompensas para os funcionários que alcançam suas metas individuais com mais rapidez.

Isso aumenta o nível de competição entre os executivos de vendas e, portanto, ajuda sua empresa a aumentar a produtividade geral. 

No que diz respeito a esse exemplo, o impulsionamento das vendas ajuda outros produtos correlacionados a se destacar, como aço para construção preço.

Aumento da eficiência

Quando sua empresa usa KPIs para avaliar o crescimento e o sucesso, geralmente dá a seus funcionários metas mensuráveis a serem alcançadas.

Quando um funcionário tem uma ideia clara do que deseja alcançar, ele pode direcionar suas ações especificamente para atingir as metas e, assim, ser mais eficiente em suas ações.

Favorece tomadas de decisões

Os KPIs ajudam a reduzir a dúvida ou incerteza, porque se baseiam em dados e são objetivos. Isso permite uma melhor tomada de decisões em toda a empresa e conduz seus negócios na direção certa, cortando excessos e apostando no que está indo bem.

Por exemplo, mensure sempre se um determinado produto no seu portfólio está indo bem, como o tradicional guarda corpo e corrimão em aço inox.

União empresarial

Manter todos os departamentos e pessoas na mesma página em direção a objetivos comuns pode ser algo difícil de se realizar. 

Mas os KPIs ajudam justamente nisso: alinhamento de metas e unidade empresarial.

Orçamento mais objetivo

Quando uma empresa começa a usar KPIs bem definidos, começa a definir metas alcançáveis para si mesma, o que, por sua vez, abre caminho para reservar uma quantia fixa de dinheiro para ser gasta em um determinado período.

Assim, os KPIs também abrem caminho para um orçamento mais objetivo e redução de custos desnecessários. Empresas de contabilidade na zona sul SP podem ser uma alternativa para ajudar a avaliar isso.

Como escolher os KPIs certos para o seu negócio?

O principal objetivo dos KPIs é impulsionar o desempenho do seu negócio. Os indicadores-chave de desempenho são capazes de permitir que você traga mudanças instantâneas para os segmentos de negócios que podem estar com baixo desempenho.

Além disso, eles também oferecem informações cruciais sobre vendas, marketing, finanças e produtividade.

Mas isso só é possível se você reservar um tempo para selecionar os KPIs certos para sua empresa. A escolha dos indicadores de desempenho adequados é a primeira etapa em direção à melhoria e você deve considerar alguns pontos cruciais para fazer isso:

Tenha metas muito claras em mente

Uma vez que os KPIs ajudam a medir o progresso feito em direção às suas metas de negócios, você deve ter uma ideia muito clara sobre o que realmente deseja alcançar. Apenas definindo metas precisas para você mesmo, você pode definir seus KPIs.

Portanto, ao definir metas para o seu negócio, você deve se concentrar em números, por exemplo: “aumentar as vendas em 50% nos próximos 36 meses” ou “melhorar a taxa de conversão em 10% nos próximos 12 meses” e assim por diante.

Selecione KPIs diretamente ligados às suas metas de negócios

Você deve escolher KPIs que podem dar uma visão sobre o progresso feito por sua empresa em um determinado período de tempo. 

Esse progresso é sempre relacionado a uma meta de negócios e, portanto, você deve se certificar de que seus KPIs estejam alinhados com essas metas.

Por exemplo, se sua meta é melhorar as vendas em 50% nos próximos anos, seus KPIs devem incluir, por exemplo, taxa de conversão, vendas diárias, tráfego do site, etc.

Para escolher KPIs alinhados ao objetivo, você deve se perguntar o propósito do seu negócio e o que deseja alcançar nos próximos anos. Depois de responder a essas perguntas, você poderá escolher os indicadores mais importantes para o seu negócio.

É fundamental entender que existem muitos KPIs, mas nem todos podem ser adequados para seus objetivos estratégicos e operacionais.

Dependendo da área que você gostaria de melhorar em seu negócio, aqui estão algumas ideias para KPIs:

  • Taxa de conversão;
  • Visualizações de página;
  • Classificação nas páginas de busca;
  • Net Promoter Score (NPS);
  • ROI de Marketing;
  • Lucro líquido;
  • Taxa de crescimento da receita.

Mantenha a lista de KPIs concisa e evite métricas desnecessárias

Sua lista de KPIs deve ser curta e eficaz. Ter muitas métricas pode tornar a avaliação das ações complexa e pode confundir seus funcionários. Meça apenas os dados que realmente importam para sua empresa e que podem ajudar a fazer melhorias.

Lembre-se de que pode levar algum tempo para restringir sua lista de indicadores, mas vale a pena. Assim, elimine métricas desnecessárias.

Qualidade é melhor que quantidade

Lembre-se: o número total de curtidas, o número de visitantes da página e a porcentagem de aumento nas inscrições podem ser bons, mas só isso não garantirá boas métricas.

Seu foco deve estar sempre na qualidade e não na quantidade. É fácil se envolver no jogo de números dos KPIs, mas você precisa ir além das métricas muito rasas e se concentrar no que realmente importa.

Assim como a qualidade de um ppra pcmso é essencial para a saúde dos trabalhadores em geral, por exemplo, as métricas são essenciais para o seu negócio.

Não esqueça de mensurar bem seus recursos

Outro ponto que pode ajudá-lo a selecionar os KPIs certos para o seu negócio é considerar exatamente para onde seu dinheiro está indo.

É uma boa ideia determinar as áreas em que você está gastando seu dinheiro e, em seguida, descobrir se essas áreas estão relacionadas aos objetivos do seu negócio. 

Mais uma vez, lembre-se de verificar serviços de contabilidade preço para ajudar sua empresa a entender essas métricas.

A ideia básica por trás de saber a direção do fluxo de dinheiro é ser capaz de escolher apenas os KPIs que podem controlar suas despesas. Isso é importantíssimo para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.