Investir em ações de marketing é uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja seguir competitiva no mercado. Entretanto, muitas empresas não conseguem estruturar uma estratégia adequada, realizando apenas ações pontuais esporadicamente.
Embora isso traga algum resultado, o investimento em marketing deve ser uma constante na vida de qualquer empresa que tem o interesse em se tornar líder no mercado.
Quanto mais planejamento e estratégia você tiver na elaboração de ações, melhores serão os resultados. Pensando nisso, para conseguir mais clientes em sua consultoria de preventiva de multas, por exemplo, o ideal é que invista em técnicas de marketing.
Dessa forma, você acaba conquistando muito mais espaço e começa a ser mais conhecido por potenciais clientes, que começam a acompanhar seu conteúdo com o objetivo de se tornarem clientes no futuro.
Conheça os tipos de Marketing
Existem duas grandes vertentes do marketing que devem ser pensadas, planejadas e utilizadas em conjunto para conseguir atingir o maior número possível de clientes e engajar corretamente sua empresa no mercado.
Sendo as principais:
Marketing Tradicional
O marketing tradicional é aquele que utiliza meios analógicos para se engajar com o público. É comum vermos anúncios em diversos modelos mais tradicionais, como:
- TV;
- Revistas;
- Rádio;
- Outdoors.
A ideia do marketing tradicional é que sua marca seja atingida pelo maior número possível de pessoas, gerando assim um retorno e afunilando estes potenciais clientes até aqueles que de fato consomem seus produtos ou serviços.
Se você tem um serviço regionalizado, como escolas na aclimação, o ideal é aproveitar esse tipo de marketing para conquistar um público maior.
Estas estratégias de massa ainda tem muita funcionalidade no mercado, principalmente se você alinhar as técnicas mais modernas para conseguir engajar melhor esse tipo de usuário.
Marketing Digital
Esta nova tendência tem cada vez mais se estabilizado como modelo essencial de marketing. Trata-se de um grupo de estratégias que envolve utilizar a internet para captar novos clientes para sua empresa.
Isso pode ser realizado de diversas formas, desde o engajamento em sites e blogs até a publicação em redes sociais e outros artifícios. No caso do marketing digital, o objetivo principal é prender a atenção do usuário, garantindo que ele fique em seu site e consuma.
Um dos principais meios de trabalhar o marketing digital é pelo chamado marketing de conteúdo. Trata-se do ato de criar material útil e interessante para que o consumidor tenha o desejo de saber mais sobre a empresa.
Quanto mais ele consome seu material, mais a empresa fica no subconsciente do cliente, criando assim um conceito de relevância e autoridade nos assuntos que você abordar. Quando chega o momento de consumo, o cliente imediatamente se lembrará de você.
Então, caso você tenha uma empresa de controle de cupins, pode criar uma série de conteúdos interessantes sobre o tema para conseguir fidelizar o público com sua empresa.
Ambos os conceitos podem ser utilizados em conjunto, gerando resultados muito bons de crescimento para a empresa. Esse tipo de ação acaba sendo primordial para que você alcance um maior sucesso profissional.
Benefícios de investir em Marketing
Dentre os inúmeros benefícios que ações constantes de marketing podem gerar para qualquer empresa, alguns se destacam e devem ser mencionados.
Isso porque esse tipo de ação é muito importante para garantir a notoriedade da empresa e o quanto ela pode crescer. Os principais benefícios são:
Aumentar seu alcance
Para que uma pessoa consuma seus produtos, ela precisa conhecer sua empresa e o que ela tem a oferecer. O marketing permite que as pessoas tomem conhecimento do seu conteúdo para que optem por iniciar um relacionamento entre consumidor e marca.
Quanto mais presença você tiver, tanto na mídia quanto online, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer sua empresa e o que elas podem consumir dentre suas opções de produtos.
Pensando nos pontos citados anteriormente, uma companhia de contabilidade para abertura de empresa, por exemplo, precisa ser conhecida para conquistar novos clientes e se manter ativa no mercado.
Então, a internet tem sido um excelente catalisador desse tipo de ação. Isso porque o perfil de consumidor tem se tornado muito mais conectado do que antes. Hoje, um usuário médio passa boa parte de seu dia na internet, e a maior parte deste tempo em redes sociais.
Por isso, existem diversas ações de marketing com o objetivo de explorar suas redes sociais para gerar um maior engajamento. O consumidor hoje gosta de se integrar com as marcas que ele admira, interagindo e recebendo um contato muito mais direto.
Por isso, é importante mostrar sua força na internet e nas redes, aumentando as possibilidades de contato e seu público, que acabará conhecendo mais de sua proposta e ficará mais propício a consumir seus produtos no futuro.
Se você presta serviços como palestras sipat SP, ter um bom conteúdo online pode ajudar a tornar você uma referência na área, conquistando assim muito mais espaço no mercado.
Posicionar sua empresa
Um ponto importante para o sucesso comercial de uma companhia é seu posicionamento no mercado. Quanto mais você aparecer no ambiente midiático, mais espaço conseguirá conquistar, tornando-se uma marca de autoridade.
Por isso, criar conteúdos relevantes é um ponto de extrema importância em conceitos de marketing. Quanto mais as pessoas estiverem falando de você, melhor posicionado estará. Assim, logo você será uma referência para clientes.
Então, uma empresa de limpeza de aeronaves SP, por exemplo, precisa entender onde está no mercado, principalmente para conseguir tomar as decisões corretas de marketing.
Isso aumenta suas possibilidades de ganhar engajamento orgânico, do qual você não precisa investir capital financeiro para conquistar. Quanto mais relevante sua marca for no mercado, mais as pessoas procurarão por você.
Isso inclui o acesso de influenciadores digitais e outros meios de comunicação, que começarão a buscar parcerias de divulgação ao compreender o peso que sua marca possui no mercado. Esse formato pode acabar sendo muito bom para expandir seu público.
Fidelizar clientes
Embora toda compra seja boa para a empresa, um dos pontos mais importantes e de destaque é a fidelização de um cliente. Isso porque um cliente que esteja neste estágio não precisa da mesma quantidade de recursos para a captação.
Um cliente fidelizado é alguém que teve uma boa experiência em negociação com a empresa. Esse tipo de consumidor pode ser fundamental para garantir mais sucesso em ações futuras, principalmente pelo potencial de promover a marca que ele possui.
Quando você conhece e entende o perfil de cliente que quer alcançar, acaba realizando movimentos e ações muito mais próximos do desejo de seus consumidores, criando laços de engajamento mais próximos com eles.
Dessa forma, sempre que você tiver uma novidade ou um avanço em um produto, esse cliente se interessará, existindo grandes chances de consumir novamente, em grande parte para repetir a experiência satisfatória que teve da primeira vez.
Uma pessoa que busca empresas de terceirização de folha de pagamento SP, por exemplo, certamente ficará um bom tempo com sua companhia se for bem atendido e tiver um bom resultado profissional.
Por isso, é muito importante que você sempre se atente a pontos importantes da negociação, como a qualidade do atendimento e do produto. Um cliente fidelizado não dura para sempre, e um movimento ruim pode acabar afastando-o de vez.
Segmentar o público
Nenhuma empresa consegue agradar todos os públicos ao mesmo tempo. Por isso, é importante que sua estratégia de marketing alcance pessoas que têm um maior potencial de engajamento.
Uma excelente forma de identificar o que pode funcionar para delimitar seu público-alvo é a criação de personas. Uma persona é uma idealização de um cliente, uma identidade construída com profundidade para simular um humano real.
Esta persona precisa ter conteúdo e personalidade, bem como desejos, hobbies e padrões de consumo. Com este modelo pronto, você conseguirá identificar quais ações podem ter um funcionamento melhor com esse tipo de audiência.
Assim, quando você lançar uma campanha de marketing, ela estará focada em converter mais negócios para você, conversando com o público certo e aumentando seu potencial de vendas de forma muito mais assertiva.
A segmentação também permite que você compreenda melhor o público que está iniciando um relacionamento, identificando em que etapa da jornada de compra eles estão e o que você pode fazer para conseguir avançar nesse sentido.
Analisar resultados
Para conseguir ter uma boa efetividade em suas ações de marketing, é importante que você compreenda os resultados de cada atividade proposta.
A avaliação de resultados é uma forma de identificar se sua estratégia está funcionando e quais atitudes podem ser tomadas para melhorar.
Assim, você conseguirá compreender se suas ações para vender controle de acesso biometrico preço, por exemplo, estão tendo um bom resultado ou precisam de ajustes.
Essa técnica é mais comum no marketing digital, uma vez que existem mais opções de avaliação, mas deve ser feita independentemente do método que você decidir utilizar.
Considerações finais
Nenhuma empresa se sustenta no mercado sem uma estratégia de marketing. Esse tipo de ação é tão essencial quanto a gestão ou a produção, e deve ser avaliada sempre como um processo natural para a empresa.
Decidir os formatos que você utilizará para alavancar o marketing é, em resultado, uma ação sua. Entretanto, é preciso muito planejamento e estratégia para que estas ações alcancem resultados positivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.