26 de abril de 2024

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Quais profissionais devem fazer parte da sua equipe de conteúdo?

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O marketing digital é composto de diversas estratégias e uma delas se trata da criação de conteúdos para redes sociais, sites, blogs e os veículos de divulgação da empresa. Entretanto, para que isso seja feito é preciso montar uma equipe de conteúdo.

 

Essa equipe ficará responsável por cuidar de todas as demandas de criação de uma empresa. Sejam elas publicações de imagens interativas no instagram ou stories, criação de vídeos longos ou curtos. 

 

Inclusive, é indispensável a utilidade dessas pessoas na criação desses serviços de marketing digital e como essas estratégias ajudam no engajamento da empresa em diversos fatores como:

 

  • Geração de tráfego orgânico;
  • Geração de clientes em potencial;
  • Geração de engajamento SEO no Google;
  • Geração de autoridade para a empresa.

 

A questão principal é que muitas pessoas acabam por se equivocar no momento em que começam a fazer esses tipos de conteúdos. Cometem diversos erros por inúmeros fatores ligados a falta de experiência e até conhecimento do mercado. 

Exemplos da importância de contar com pessoas qualificadas

É a mesma coisa que uma pessoa sem conhecimentos de construção civil fizer uma avaliação de imóvel residencial, normalmente no momento da compra essas pessoas acabam por buscar profissionais especializados para consultar a opinião deles.

 

Infelizmente, ainda existe muito receio por parte dos novos empreendedores em investir em profissionais especializados na criação de conteúdo para internet. Existe um pensamento de que essas pessoas não realizam um trabalho profissional.

 

E essa é uma desinformação que precisa ser retirada de circulação, pois todas as áreas  tendem a evoluir com o passar do tempo. Antes, os arquitetos ficavam horas montando maquetes das obras que desejavam construir, hoje tudo é feito por computadores.

 

Já os jornalistas levavam consigo sempre muitos blocos de notas, rádios grandes e câmeras cinematográficas para fazerem suas anotações e gravarem suas reportagens. Hoje, somente um aparelho de celular de qualidade é capaz de fazer todo o trabalho. 

 

Os investigadores da polícia civil que precisavam emitir um laudo pericial estrutura metalica podiam demorar dias até protocolar todos os documentos, hoje é basicamente feito tudo pelo computador, assim como um B.O pode ser registrado pela internet.

A importância e a formação de uma equipe de conteúdo

Veja, todos os exemplos dados são de profissionais que estão em nosso dia a dia, assim como as redes sociais, sites, blogs e afins. Nessa linha de pensamento é impossível imaginar que uma equipe de criação de conteúdos não exerce um trabalho relevante. 

 

Neste artigo abordaremos quais desses profissionais você poderá contratar para fazer parte da sua equipe de conteúdo. Focaremos em um pouco do que cada uma das áreas poderá agregar à sua marca, dependendo do seu objetivo.

 

Entre os principais funcionários da área estão: 

1 – Gestor de Conteúdo

O primeiro desses profissionais é o chamado gestor de conteúdo. Ele é responsável por fazer todo um estudo do que está em alta e gerar engajamento em cada uma das redes sociais e canais onde os conteúdos poderão ser publicados. 

 

Esse profissional costuma ser altamente responsável em relação aos prazos de entrega a serem cumpridos. Ademais, são grandes estrategistas que, aliados aos profissionais de marketing (falaremos logo a seguir), são as mentes pensantes por trás de cada publicação.

 

Não se pode simplesmente sair por aí publicando todo o tipo de conteúdo, simplesmente porque acredita que aquilo será algo bom para o engajamento. Existem publicações que, por melhores que sejam, não rendem.

 

O gestor de conteúdo define um calendário editorial a ser seguido pela empresa por um determinado tempo. Isto é, após diversas reuniões com os líderes da empresa ou da página a ser administrada, chegou-se a um consenso do que será elaborado. 

 

Então, por exemplo, se você tem uma escola de aviação SP ZL, após feitos os estudos e organizada a agenda, conseguiu chegar à conclusão de que em um determinado tempo serão feitos textos sobre um assunto X, posteriormente somente Reels no Instagram. 

 

Outro fator relevante do gestor de conteúdo é que esse profissional sempre estará de olho nos resultados, e por experiência no mercado, saberá dizer os motivos que fazem com que algumas publicações dêem mais certo do que outras.

2 – Estrategista de marketing

Esse profissional, normalmente, está alinhado com o gestor de conteúdo. A diferença é que enquanto o primeiro fica focado exclusivamente nas publicações que serão feitas, o estrategista de marketing acaba englobando um todo.

 

Eles não são publicitários, portanto, não elaboram campanhas, mas organizam elas. Pensam no que deverá ser feito, observam a concorrência e dão as métricas a serem feitas pelo resto da equipe. 

 

O objetivo desse profissional é garantir o retorno do investimento feito pela empresa. Então ele analisa quais são as melhores possibilidades dentro da realidade da empresa e consegue estipular o que deve ser feito. 

 

Eles são importantíssimos, pois acabam segurando um pouco a mão das equipes que querem gastar muito dinheiro para atingir sempre os mesmos resultados. 

 

Uma empresa que vende uma chave rotativa monofasica, por exemplo, deve pensar qual seria a utilidade de campanhas enfatizadas no marketing digital? O que dá para se falar nesse caso? Pelo contexto, a empresa pode expandir para outros equipamentos.

3 – Redatores

Toda grande equipe de criação de conteúdo precisa ter seus redatores. Eles são responsáveis por cuidar da criação dos conteúdos em geral. Sejam eles textos para os sites, blogs, redes sociais e etc.

 

Os redatores, por natureza da profissão, são excelentes apuradores de informação. Logo, são capazes de sintetizar as informações de acordo com o espaço reservado por eles. 

 

A capacidade da escrita faz com que eles consigam sintetizar muito mais informações em um curto espaço, e se necessário, conseguem se aprofundar no assunto.

 

Deste modo, os redatores conseguem dar um destaque para a empresa que os contrata, pois os textos são de propriedade dela. Todo o renome e autoridade gerado por meio desses textos é vinculado à marca.

 

Até mesmo assuntos específicos, como administrar empresas de usinagem, podem ser construídos por um bom redator.  O perfil dessas pessoas é estar constantemente lendo e escrevendo. 

4 – Editores de texto

Quando falamos de editores de texto, as pessoas costumam achar que são como professores do ensino médio que verificavam nossas redações. 

 

De fato existe o trabalho de revisão dos textos para impedir que erros de concordância ou falas que não condizem com o objetivo da proposta do texto sejam publicadas, mas existe outro trabalho.

 

Os editores de texto são responsáveis por construir todo o esqueleto do conteúdo que será produzido pelos redatores e designers. Normalmente a proposta é dada para os editores pelos gestores de conteúdo.

 

Essa proposta é analisada e o editor busca por referências que possam ser utilizadas como suporte ao redator que for produzi-las. Além disso, ele dá todas as orientações necessárias para que o texto cumpra o objetivo.

 

Dentro de um único texto ou publicação, existem diversos objetivos internos, como uma estrutura a ser seguida, imagens a serem utilizadas para contextualizar, proibição de algumas palavras ou exemplos.

 

Não se pode simplesmente querer falar de manutenção de áreas verdes sem ter parâmetros corretos para fazer isso, existem métricas a serem seguidas para que o conteúdo seja melhor aproveitado, e os editores de texto fazem isso muito bem. 

5 – Pauteiros e editores

Existe uma profissão bem tradicional no jornalismo de grandes emissoras e dos grandes programas de auditórios. Essas pessoas são conhecidas como pauteiros e são responsáveis pela busca por conteúdos relevantes.

 

No universo digital essa profissão acaba por ser integrada junto ao editor de texto ou ao gestor de conteúdos. Buscar sempre por novidades e estar atento aos “memes” das redes sociais e cultura popular é extremamente relevante para os criadores de conteúdo. 

6 – Editores de vídeo 

Os editores de vídeos normalmente são subordinados aos editores de texto, mas eles são muito mais artísticos e criativos. O editor de vídeo pega todo o conteúdo que foi montado pelo resto da equipe e compila tudo no produto final.

 

Eles são responsáveis por fazer artes sobre um vídeo de meio ambiente, onde se mostra um laudo de ruído ambiental, ou transições de locais com músicas e afins.  

 

A relação entre editores de texto e de vídeos é essencial para que seja realizado um bom trabalho. Enquanto um monta o roteiro o outro o coloca em ação e dá vida ao trabalho. 

 

São extremamente importantes, ainda mais com as novas redes sociais de vídeos bem produzidos e bem dinâmicos. 

7 – Designers gráficos 

Os designers gráficos são, junto dos editores de vídeo, a alma criativa dos conteúdos, eles pensam nas cores formas e são capazes de fazer a gestão das redes sociais, mesmo que não seja a principal função. 

 

É interessante que essa área se expandiu e, hoje, muitos designers são multitarefas, elaborando diversos conteúdos e agregando na empresa como um todo. Desde a criação do molde de um ERP para pequenas empresas até a arte de sua publicidade.

Conclusão

Pois bem, ficou claro que, independentemente do ramo de atuação, contar com uma equipe de conteúdo é extremamente importante, principalmente para garantir bons materiais e, claro, até mesmo bons consumidores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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