fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como deixar o escritório mais aconchegante?

Cada vez mais importante no espaço doméstico, este cômodo requer organização e móveis confortáveis, além de uma decoração que promova a concentração e o silêncio.

 

O conforto é uma das características mais primordiais quando pensamos em um lar. Sendo um espaço de abrigo e relaxamento, o lugar onde moramos deve ter uma disposição que favoreça uma vida minimamente organizada e agradável.

 

A obrigação de permanecer em casa trazida pelo contexto atual motivou parte da população a fazer algumas reformas na residência, a fim de tornar o espaço doméstico mais apropriado para trabalhar ou estudar.

 

A ergonomia é área da saúde que estuda como o meio e as interações a que uma pessoa está submetida impactam o seu desempenho laboral, investigando aspectos físicos, psicológicos e ambientais.

 

Neste contexto, os escritórios surgem com uma importância mais notável em comparação ao período anterior. Se você deseja fazer algumas reformas em sua casa, confira dicas para deixar este cômodo mais aconchegante.

Móveis confortáveis

Geralmente, o regime de trabalho home office implica atividades que envolvem o intelecto e devem ser realizadas a partir de ferramentas digitais, como computadores e internet, além de sistemas para reunir e processar dados.

 

Neste contexto, as pessoas precisam passar horas sentadas, o que exige móveis confortáveis, que garantam a manutenção da saúde do indivíduo e reduzam o seu desgaste durante a jornada de trabalho.

 

Por isso, é fundamental priorizar móveis que ofereçam um bom conforto, como cadeiras reclináveis, poltronas, almofadas e mesas com regulagem de altura. Se você manipular muitos papéis e materiais de papelaria, vale adquirir mesas com gavetas para organizá-los melhor.

 

Outro objeto importante para ajudar a organizar seu fluxo de trabalho são murais, em que você pode escrever os horários e as tarefas da semana, colocando lembretes pontuais para atividades que devem ser concluídas a cada dia. Algumas prateleiras suspensas também são fundamentais para manter a organização do escritório.

Objetos essenciais

A ideia de que “menos é mais” é valiosa quando se pensa em um escritório. Como um local destinado a uma atividade laboral, quanto menos objetos e acessórios presentes, mais fácil será manter o espaço organizado.

 

Como os escritórios costumam ser cômodos com uma área menor que a sala de estar ou os quartos, é importante mantê-los organizados, pois, o acúmulo de objetos acaba por inviabilizar uma fluidez mínima pelo espaço, afetando negativamente a sensação de conforto.

 

Uma boa dica é deixar à vista os objetos que são usados cotidianamente, como notebook, canetas, lápis, calculadoras e bloco de anotação. Já os materiais que são usados mais esporadicamente podem ser colocados em prateleiras e gavetas.

Decoração adequada

Embora ainda seja vista por algumas pessoas como algo dispensável, a decoração é fundamental para garantir um ambiente adequado para as atividades que serão realizadas ali.

 

Para o escritório, vale pensar em uma luz direcionada para a mesa em que você trabalha, vinda de luminárias, por exemplo. Os puffs também são estratégicos para compor o estilo deste cômodo, fornecendo maior conforto para as suas pernas, pois reduzem a diferença de altura entre o início delas e os pés, que permanecem suspensos sobre esses móveis.

 

Se você gosta de cores, vale investir em móveis e objetos com tons vívidos, como o amarelo e o laranja, que ajudam a manter a atenção. É importante não deixar esse cômodo totalmente monocromático, pois, isso pode promover cansaço visual, o que prejudica o rendimento.

 

Se a sua preferência é por tons mais frios, como o azul e o cinza, coloque alguns objetos com cores contrastantes daquelas que se predominam no escritório, seja em pisos, paredes e móveis.

Relaxamento e plantas

Plantas também ajudam a dar maior sensação de conforto e concentração, além de poder aumentar a oxigenação do escritório, o que é importante para a manutenção do foco durante a jornada de trabalho.

 

Se o seu escritório for mais espaçoso, vale criar um espaço de relaxamento nele, em que você pode permanecer durante alguns minutos entre uma atividade e outra. Um pequeno sofá com almofadas e menos iluminação é uma boa opção para criar essa área de “descompressão mental”.

Comentários