fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como deixar a dieta do pet mais saudável?

Promover uma dieta à base de alimentação natural, estipulando horários para comer, é uma das formas de adotar hábitos mais saudáveis.

 

Preocupar-se com o que o seu animal de estimação come é um aspecto importante para qualquer dono. A alimentação é um ponto fundamental na manutenção da saúde deles, de modo que, se for negligenciada, pode prejudicar o bem-estar dos bichinhos a longo prazo.

 

Assim, é cada vez mais comum que os donos se preocupem em promover uma dieta saudável para os seus animais. Ela pode ser feita com base em alimentos próprios para este fim, incluindo rações específicas. Neste texto, confira algumas possibilidades do que você pode fazer para implementar uma alimentação mais saudável para o seu pet.

Alimentação natural

Um dos exemplos mais indicados para a melhoria da alimentação de um animal doméstico, como o cachorro, é adotar uma dieta à base de comidas naturais. Este tipo de dieta é caracterizada por ser balanceada, tendo ingredientes frescos, menos processados que as rações, promovendo um equilíbrio alimentar.

 

Porém, muita gente pensa que estes alimentos podem ser os restos da comida que os donos consomem em casa. Alimentação natural não é sinônimo de servir ao cão refeições como a pizza que sobrou da noite anterior, a lasanha ou mesmo a tradicional dupla formada por arroz e feijão, nem oferecer apenas carne de frango e vegetais ao bichinho.

 

Uma vez que a alimentação natural se propõe a equilibrar proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas, água e gorduras de boa qualidade, é necessário que essa dieta seja planejada. Os ingredientes utilizados nesse preparo devem ser de qualidade, sem a utilização de subprodutos rejeitados pelos humanos, como os restos de comida.

 

Vale destacar que uma dieta natural não será a mesma para todos. A montagem dela irá depender de fatores diversos, como raça, porte do animal, idade, nível de atividade física e condições de saúde. Somente com a avaliação apropriada desses aspectos é que se pode preparar uma dieta adequada para o animal.

 

Portanto, nada de criar esse cardápio por conta própria. Procure um médico-veterinário e marque uma consulta com ele, para que o profissional faça uma avaliação do que o seu pet precisa.

 

Com a deita em mãos, você pode implementá-la de diferentes formas. Uma delas é prepará-la em casa, cozinhando os alimentos e seguindo as porções definidas pelo veterinário. Também há empresas que entregam uma marmitinha com os alimentos prontos, caso seu tempo para prepará-los esteja mais escasso.

Ração adequada

Se a alimentação do seu animal, seja cão ou gato, é à base de ração, será necessário ficar atento para que você escolha a mais adequada para o seu bichinho. As rações contêm proteínas e composições, que ajudam a manter a saúde dos polos, dos ossos e dos músculos dos pets. Porém, você só poderá tirar melhor proveito de uma dieta com este alimento se fizer a escolha correta.

 

Isso porque as rações estão divididas de acordo com porte, idade e, em alguns casos, raça do pet. Portanto, caso você o alimente com algum grão que não seja apropriado para ele, o animal não contará com esses benefícios.

 

A recomendação é que, se possível, você opte pelas rações do tipo premium. Apesar de serem mais caras, elas são ricas nos nutrientes que o animal precisa, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Lembre-se de consultar a tabela de alimentação nas embalagens, para que você dê a quantidade correta para o seu animal.

Horários fixos

Uma dica importante para conseguir adotar uma dieta saudável é definir os horários de alimentação do seu animal. A idade pode interferir na frequência em que eles comem: filhotes, por exemplo, devem fazer três refeições diárias até o seu 11º mês de vida. A partir do 12º, essa dosagem deve cair para duas vezes, salvo contraindicações médicas.

 

Além de ter uma frequência definida, é importante que os horários para a alimentação sejam regulares, permitindo que o pet acostume-se com eles e saiba quando irá comer. Evite dar refeições, além do que foi estabelecido: isso só servirá para tirá-lo da dieta.

Comentários