fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como as redes sociais influenciam no crescimento das marcas

Manter um bom relacionamento com os clientes é uma das formas de se destacar nas redes

 

A publicidade sempre foi o melhor caminho para que as marcas pudessem divulgar seus produtos e serviços. Isso já acontece há muito tempo na TV, nos jornais, nas revistas, nos panfletos, nos outdoors e até no rádio. A grande novidade das últimas duas décadas é a forte presença do marketing nas redes sociais.

 

Agora, não são apenas os artistas mais conhecidos que conseguem fazer essa divulgação. Mais do que nunca, esse papel tem sido atribuído aos influenciadores digitais, trazendo uma experiência mais personalizada do produto ou do serviço em questão e até oferecendo promoções especiais para quem decidir pagar por aquilo.

 

Para que isso aconteça, é preciso empenho de ambos os lados, tanto da marca, quanto dos influenciadores, bem como fortalecimento da empresa por meio das redes sociais, com conteúdos de qualidade e, é claro, da relação de proximidade com o público que está do outro lado do celular ou do computador.

Redes sociais

Atualmente, é inquestionável que as redes sociais estão presentes na vida de grande parte da população, de modo geral. Ter uma conta no WhatsApp, no Instagram, no Facebook, no Twitter, no TikTok, no LinkedIn, entre outros, é algo cada vez mais comum e que traz vários benefícios relacionados à interação e à comunicação.

 

Cada plataforma possui seu objetivo. No WhatsApp, o foco são as conversas, sejam elas por mensagens de texto, áudio ou vídeo. Já no Instagram, a divulgação de imagens e vídeos é algo central, enquanto o LinkedIn é focado nas relações de trabalho.

 

Na hora de escolher quais redes usar, o primeiro passo é considerar o seu público e em quais plataformas ele está. Sabendo disso, a próxima ação é trazer a marca para dentro desse site. Feito isso, é preciso investir em conteúdos de qualidade e informação.

 

Nesse sentido, vale a pena investir no chamado marketing de conteúdo, seja criando um time de pessoas focadas nisso ou ainda contratando uma equipe que trabalhe com essa área para você ou para sua empresa.

Influenciadores digitais

Como já foi dito anteriormente, a presença dos chamados influenciadores digitais nas redes sociais é algo extremamente novo e que pode gerar muitos benefícios para a sua marca.

 

Esses profissionais não receberam esse nome a toa. Eles são pessoas aparentemente comuns, mas que, por algum motivo, mantêm um público que se informa, atualiza e até consome, em parte, pelas indicações vistas em suas redes.

 

Trata-se de uma influência direta ou indireta no modo como as pessoas pensam, se vestem, relacionam e vivem. Isso porque os influenciadores usam temas que são comuns ao público deles, como maquiagem, games, política, música, religiosidade, etc, e expõem o melhor sobre aquele assunto, trazendo a sua experiência para as telas.

 

Logo, colocar essas pessoas para experimentar e divulgar a sua marca é algo extremamente positivo, porque vai gerar uma interação muito mais ampla com os possíveis consumidores. Isso não significa contratar qualquer influenciador, mas investir naqueles que mais tenham a ver com seu produto ou serviço.

 

O envio dos chamados “mimos”, contendo produtos e brindes, personalizados, se possível, é algo que faz toda a diferença nessa relação, principalmente, se o recebimento for feito via unboxing, quando o influenciador faz um vídeo abrindo a caixa dos recebidos e experimentando os produtos.

 

Outra dica é a disponibilização de cupons promocionais com o nome do influenciador. Com eles, você acaba atraindo novos clientes, oferecendo, em troca, descontos exclusivos e brindes para quem decidir realizar a compra.

Relacionamento com cliente

Não é somente a presença de influenciadores que vai fazer diferença no crescimento da empresa. Provavelmente, isso ocorrerá por meio do relacionamento com o cliente, tanto pela realização da compra, quanto pela fidelização à marca.

 

Ter um bom relacionamento com o cliente nas redes sociais significa responder aos questionamentos, ser solícito em relação às possíveis dúvidas e reclamações, além de oferecer soluções para problemas com a compra ou o produto. Em resumo, implica criar um laço de confiança.

 

Em alguns casos, vale a pena investir em alguém ou uma equipe que fique a cargo desse tipo de atendimento ou mesmo gastar um tempo a mais para construir essa relação com a clientela.

 

A presença das marcas nas redes sociais possibilita que ela seja vista para, posteriormente, ser consumida. Por isso, construir uma imagem positiva, que revele uma experiência igualmente favorável, é o melhor caminho para quem deseja expandir os negócios e fazê-los crescer cada vez mais.

Comentários