SB24Horas

Notícia na hora certa!

Como cuidar da saúde e se manter feliz mesmo nas dificuldades

Em um mundo tão agitado e sempre tão cheio de compromissos ocupando nosso tempo, ficamos cada vez mais distantes do objetivo de como cuidar da saúde e se manter feliz mesmo nas dificuldades. Então, não importa o que você esteja fazendo de importante, lembrar-se de se cuidar deve ser primordial. Você é a pessoa mais importante da sua vida.

A oferta de padrões inatingíveis

Vemos diariamente na mídia e nas redes sociais uma oferta de padrões que são difíceis de atingir. Seja um corpo padrão, uma rotina padrão, uma alimentação padrão, algo que foge completamente da realidade da grande maioria dos brasileiros. Então o modo como cuidar da saúde e se manter feliz mesmo nas dificuldades é reconhecer que não é necessário atingir tais padrões, mas sim estabelecer um padrão de acordo com o meu estilo de vida que me faça viver de forma mais saudável e feliz.

Uma prática de atividades físicas como aliada da felicidade

Praticar atividades físicas não só faz bem para o corpo, mas para a mente e o coração. Quando fazemos exercícios físicos, nosso corpo se mantém saudável e nosso cérebro é beneficiado com a endorfina, hormônio que promove a sensação de prazer e bem-estar, então nos sentimos aliviados e relaxados. Os resultados obtidos pelas atividades físicas, como perda de peso, ganho de massa muscular, podem trazer uma satisfação que irá impactar diretamente na sua autoestima, modo de alimentação, forma de se vestir etc. As vantagens são inúmeras.

Alimente-se de forma saudável

Os alimentos também exercem influência sobre nosso humor. Escolha se alimentar de forma saudável. Inclua na sua rotina uma variedade de frutas, legumes e verduras, eles aumentarão sua imunidade, te ajudarão a se sentir mais disposto e feliz. Sabemos que quando estamos enfrentando um momento de tristeza sentimos indisposição e desejo por comer comidas industrializadas ou ceder à tentação do fast food, mas os açúcares e gorduras contidas nesses alimentos podem prejudicar não somente sua saúde física, mas também te causar letargia e te fazer sentir culpa ou outro sentimento ruim.

Beba muita água

Não se esqueça dessa dica tão usual e que por vezes deixamos de lado. Beba água. Seu corpo precisa e sua mente agradece. A água faz com que seu corpo funcione da forma “correta”, alinha o funcionamento de seus órgãos e com certeza te trará muitos benefícios, como uma pele e cabelo saudáveis.

Lembre-se do que te faz feliz

Quando estiver enfrentando uma dificuldade, pense em coisas que fazem você se sentir feliz, seja sair para caminhar ao ar livre, ouvir uma música, ver um filme, visitar um amigo, enfim, e faça isso. Alie práticas de prazer a práticas de saúde, como dançar, correr, pular corda, andar de bicicleta. Seu corpo se manterá saudável e você se sentirá recompensado por estar cuidando da sua saúde física e mental ao mesmo tempo. Fazer compras também pode ser algo que te ajudará a se sentir melhor. Compre uma lingerie nova, seja para usar com seu parceiro ou simplesmente para aumentar sua autoestima e te fazer sentir mais bonita. É possível encontrar tudo que você precisa através de uma pesquisa online, procure em sites de compra como o Amore Totale algo que te agrade e te faça sentir bonita.

Tenha alguém com quem contar

Ter alguém de confiança com quem contar nas horas difíceis pode ser de suma importância. Dividir o fardo de um momento ruim, contar seus medos e dificuldades é algo que te ajudará a se recuperar de forma mais rápida. Convide seu amigo para dar uma volta, tomar um café ou fazer algo que ambos se sintam felizes em fazer. Dessa forma você terá encontrado uma boa forma de como cuidar da saúde e se manter felizes mesmo nas dificuldades.

Visite seu médico regularmente

Não deixe para recorrer à medicina somente em casos de urgência. Vá ao médico regularmente, procure saber como está sua saúde, faça exames de rotina, siga os conselhos de seu médico e não se esqueça de cuidar do seu corpo e mente, mesmo quando as coisas estiverem difíceis. Você precisa estar bem fisicamente para se manter estável mentalmente.

Não ignore os sinais

Se, mesmo após seguir todas essas dicas você não perceber melhora, e se perceber com cansaço excessivo, humor depressivo, insônia, tristeza sem motivo aparente, procure a ajuda de um psicólogo e avalie, juntamente com ele, as possibilidades de depressão ou ansiedade. Essas são doenças psicológicas que têm afetado um número expressivo de pessoas. Não ignore os sinais, não tenha vergonha e cuide da sua saúde mental. Depressão não é “frescura” e deve ser levada a sério.

Como cuidar da saúde e se manter feliz mesmo nas dificuldades: você é sua melhor companhia

Mesmo nos momentos mais difíceis, você deve se lembrar de se cuidar, afinal ninguém passará mais tempo com você do que você mesmo, então, cuide-se. A dica mais valiosa de como cuidar da saúde e se manter feliz mesmo nas dificuldades é se lembrar de que a vida é cíclica, ou seja, ciclos se iniciam e se encerram. Essa dificuldade que você está enfrentando irá passar antes do que você imagina e o sol voltará a brilhar para você. A vida é bela e pode se tornar melhor quando você passar a cuidar da sua saúde física e mental.