23 de abril de 2024

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Como criar ações de Marketing Digital para negócios locais?

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Muitas pessoas ainda podem ter dúvida sobre o tema, entretanto, falamos em negócios locais ao tratarmos das empresas e estabelecimentos comerciais voltados ao atendimento do público regional.

Uma vez que são intimamente dependentes da economia da região, é muito importante que os gestores e proprietários invistam em sua divulgação, e em um bom posicionamento da marca. Assim, uma das melhores ferramentas para isso é o marketing digital.

Muitos ainda consideram que essas estratégias são exclusivas de grandes corporações, assim como a adoção de tecnologias de ponta, como um relógio de ponto homologado biométrico, mas estão muito enganados.

Principalmente por possuir um custo mais baixo e resultados potencialmente mais direcionados, o marketing digital certamente vai escalar os números do seu negócio, assim como o emprego estratégico de alta tecnologia.

Dessa forma, trazemos nesse artigo, uma série de dicas para desenvolver ações publicitárias para os negócios locais. 

Continue lendo e tenha muitos insights para aplicar na realidade do seu negócio, seja para a promoção da empresa como um todo, ou esforços direcionados para serviços e/ou produtos específicos, como a instalação de divisória Eucatex preço promocional.

A importância de investir no marketing digital

Tanto em nossa cidade, mas principalmente quando viajamos para um novo local, é muito comum buscarmos pelas soluções que precisamos, como farmácias, postos de gasolina ou restaurantes, na internet.

E na maioria das vezes, escolhemos o estabelecimento pelo fato dele aparecer nas primeiras posições, com informações completas, como:

  • Endereço;
  • Telefone para contato;
  • Horário e dias de funcionamento;
  • Fotos;
  • Links para redes sociais;
  • Avaliações de clientes.

Se você está concordando com essas afirmações, já sabe porque o marketing digital é fundamental para um negócio local, afinal, você mesmo utiliza os buscadores e as redes sociais para escolher qual empresa, marca, serviço ou produto vai adquirir.

Caso não tenha esse hábito, saiba que os outros 97% da população o fazem, conforme apontou uma pesquisa de 2019, realizada pelo SPC BRASIL (Serviço de Proteção ao Crédito) em conjunto com o CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Além disso, é importante ressaltar que foram considerados os hábitos de compra de consumidores que acessam os meios digitais, em 27 capitais brasileiras. 

E é exatamente por isso que o marketing digital traz tantos resultados para os negócios locais, sendo peça-chave para o posicionamento de uma determinada solução nos mecanismos buscadores, como o Google, o mais utilizado.

Ou seja, essa abordagem do marketing engloba todo o conjunto de estratégias voltadas para divulgar uma determinada empresa na internet.

Além disso, visa garantir que sua solução seja a primeira quando um usuário buscar por “porta de enrolar preço” em sua localidade, para darmos um exemplo prático.

Um bom posicionamento digital não só garante que esse usuário encontre sua solução facilmente, mas também gera credibilidade, mostrando profissionalismo, de forma que esse usuário considerará a marca, automaticamente, uma referência no assunto.

A seguir, vamos conferir 6 dicas para montar uma boa estratégia de marketing digital voltada para um negócio local.

Implementando o marketing digital

Para a divulgação local do seu negócio de forma assertiva, assim como uma empresa que oferece soluções de automação predial que já se destaca no mercado, é necessário ser estratégico, criativo e conhecer seu público-alvo.

O grande forte do marketing digital é a humanização da marca, por promover um diálogo personalizado com o público. Isso só é possível ao conhecer muito bem com quem se fala, o que nos leva à nossa primeira dica:

  1. Estude e defina sua(s) persona(s)

As personas são ferramentas essenciais do marketing digital. Nada mais são do que personificações completas e fictícias, que possuem como base o perfil ideal de cliente.

Contar com essa definição serve de norte para todos os seus esforços e ações publicitárias que visam a divulgação de um inovador sistema de automação residencial, seguindo o exemplo anterior.

  1. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

Investir em SEO, ou seja, nas estratégias de otimização para mecanismos de busca, é essencial para uma marca que deseja ser encontrada por meio dos buscadores, e no melhor momento: quando o usuário busca pela solução oferecida.

O SEO abrange uma série de técnicas e ações voltadas para trabalhar o chamado tráfego orgânico, ou seja, as atividades que não incluem o uso de anúncios ou links pagos.

Entre os diversos aspectos, precisamos ressaltar aqui a produção de conteúdo relevante, único e original, além do uso estratégico das palavras-chave.

São elas que sinalizam para o algoritmo do mecanismo de busca que sua página possui uma resposta relevante para uma determinada busca, como “sensores de presença preço”.

Utilize de forma conjunta com a temática de seus conteúdos, palavras-chave que remetem à localidade, como o nome da cidade, do bairro e/ou da região em que seu empreendimento se encontra.

A otimização de suas páginas também depende de sua adequação para diferentes dispositivos, principalmente para as soluções mobile, como os smartphones e tablets.

Além disso, existem soluções exclusivamente voltadas para o SEO local, que considera fatores como a geolocalização para posicionar melhor a página.

  1. Segmente seus esforços

Além do tráfego orgânico, você deve investir nas possibilidades do tráfego pago, uma vez que os anúncios segmentados possuem uma excelente repercussão para os negócios locais.

É possível desenvolver anúncios online para os mecanismos buscadores, utilizando, por exemplo, ferramentas como o Google Ads, ou para redes sociais específicas, como Facebook ou Instagram.

E a boa notícia é que você pode fazer pequenos investimentos, de poucos reais, para promover anúncios em diferentes plataformas. Nós indicamos distribuir seus esforços em todas as mídias em que sua marca estiver presente.

  1. Mantenha suas páginas e redes sociais ativas

Estar presente nas redes sociais certas, conforme os hábitos e interesses de seu público, é fundamental para as estratégias digitais.

Mantenha sempre suas páginas atualizadas, com informações completas e detalhadas sobre as soluções oferecidas, como a furação de poços artesianos ou qualquer outra atividade.

Além disso, para manter o engajamento do público que você já possui, é de suma importância estar presente ali diariamente, mantendo uma frequência constante de publicações, além de responder mensagens e interações o mais rápido possível.

As redes sociais, também são uma ótima forma para que os negócios locais promovam ações como concursos e sorteios. 

Seja criativo e fuja do óbvio para despertar o interesse do público. Caso conte com recursos disponíveis, utilize as mídias tradicionais, como a TV, o rádio, panfletos e outdoors para promover essas ações promocionais e gerar maior repercussão.

  1. Tenha uma conta no Google Meu Negócio

O Google My Business ou Google Meu Negócio, é uma ferramenta exclusiva das plataformas Google e Google Maps. 

É a partir desse cadastro que sua empresa local passa a aparecer nos resultados das buscas realizadas nessas plataformas, com informações completas sobre o estabelecimento.

Além disso, as soluções do Google voltadas para as empresas, permitem que você interaja com os clientes, que podem deixar dúvidas e perguntas publicamente.

Também fornece métricas e dados que mostram informações relevantes sobre o público e seu comportamento, indicando o desempenho de sua marca frente aos usuários.

  1. Incentive as avaliações

As avaliações e os feedbacks positivos são os maiores diferenciais no momento da escolha de determinada solução, pois a opinião dos outros usuários possui alta relevância, uma vez que possui um cunho neutro, realmente voltado para os benefícios reais.

Geralmente as avaliações são o critério de desempate quando o usuário fica com dúvidas entre um duas marcas de um determinado produto, como oculos de segurança graduado, ou entre estabelecimentos diferentes.

Ao finalizar suas vendas e atendimentos com excelência na qualidade dos serviços, aproveite para pedir gentilmente que seu cliente avalie o negócio na web, considerando produto e atendimento, para auxiliá-lo.

Considerações finais

O uso das diversas ferramentas do marketing digital, quando aplicadas aos negócios locais, promovem uma série de benefícios para a empresa, sendo o principal deles, o fato de sua marca ser encontrada facilmente nos mecanismos de busca.

Além disso, também auxilia para que essa marca se torne uma referência na área de atuação, diferenciando-se da concorrência, garantindo suas vantagens competitivas, atraindo mais consumidores e fidelizando os antigos.

Seguindo as dicas deste artigo, certamente seu negócio local estará preparado para começar o desenvolvimento dessas estratégias ou para potencializar as já existentes.

No ambiente digital, as possibilidades são praticamente infinitas, dependendo de paciência, dedicação, criatividade e inovação.

É importante estar ciente que ações de tráfego pago trazem resultados a curto prazo, enquanto aquelas voltadas para o tráfego orgânico trazem resultados a médio e longo prazos.

Uma forma muito inteligente de se obter ainda mais resultados com o marketing digital é utilizar ferramentas de Automação de Marketing, que permitem diversas funcionalidades.

Entre elas podemos citar o envio de emails marketing, a gestão integrada das diferentes redes sociais, e a criação de Landing Pages para a captação de novos leads, entre tantas outras possibilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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