O serviço delivery vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente ao ser inserido por estabelecimentos de alimentação, garantindo uma entrega em domicílio. Isso porque ele pode agradar muito aos clientes e proporcionar diversos benefícios à empresa.
Os restaurantes ficam muito tentados a adotar essa nova técnica, mas é muito importante saber como implantá-la corretamente, pois, querendo ou não, é um processo complexo e que exige muita paciência.
Etapas para inserir o serviço de delivery
Por ser um processo muito benéfico, mas complexo, é preciso entender as etapas necessárias para a implementação de um serviço de delivery nos estabelecimentos no segmento da alimentação. Por isso, separamos as principais:
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Estar preparado é vital
Assim como é importante realizar a instalação de alarme para se preparar para o caso de algum problema, é necessário se preparar para implementar essa estratégia.
Isso é, a primeira coisa que precisa ser feita antes de implementar qualquer estratégia é fazer um planejamento, entender em quais pontos ela pode ajudar a empresa e como esse serviço será implementado.
Em outras palavras, é essencial entender os gastos gerados pelo serviço de delivery, como o valor da entrega, por onde ela acontecerá, quem ficará responsável por coordenar o trabalho, quais serão os custos gerais, entre outros.
É preciso entender se a venda proveniente desse serviço conseguirá cobrir os investimentos e implementar uma margem de lucro. Basicamente, deve-se saber se há público consumidor, pois se ninguém for comprar, não há motivo para investir.
Para isso, é interessante fazer uma reunião geral com os setores da empresa, analisando as características de seus consumidores, o orçamento disponível e uma discussão sobre a possibilidade da implementação.
Por exemplo, uma empresa especialista em preparar o solo para uma obra realiza um projeto de terraplenagem antes de iniciar o processo, é imprescindível entender como fazer e planejar as ações que virão na sequência.
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Faça uma análise completa
É muito importante realizar uma análise da empresa e das formas com as quais ela consegue aumentar o seu destaque frente à concorrência, seu diferencial.
Por exemplo, uma empresa que vende produtos de segurança sabe que seu ponto forte é o guarda corpo de vidro, ela consegue focar nele para aumentar o consumo e conseguir se destacar frente à concorrência.
Entender o negócio como um todo, suas funções e o que ele pode oferecer ao seu público, aumentando a percepção do diferencial existente é essencial, o que garante a ele se sentir mais inclinado a consumir.
Esse ponto é essencial de definir, pois ele será o responsável por como o cliente encontrará a marca e o que será feito para mantê-lo como consumidor.
Para isso, é necessário entender como ele encontrará a empresa, como ocorrerá a compra, a forma de recebimento do pedido e como garantir que ele se sinta satisfeito com o serviço e passe a comprar com frequência.
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Pense na oferta
A oferta se refere aos produtos vendidos pelo restaurante no delivery. Não é necessário ter um conjunto longo de alimentos, mas sim aqueles que mais funcionam, ou seja, que vendem mais, que possuem uma margem boa e que são práticos para a viagem.
Por exemplo, para uma empresa especialista em projeto elétrico predial, é mais garantido investir nesse ponto, do que criar diversos serviços e não fazê-los com qualidade.
A melhor ideia é ter um cardápio de qualidade, com opções que realmente funcionam. Ele pode ficar dividido em categorias para facilitar a identificação e escolha do cliente.
Nessa etapa, é importante simplificar, pois existem diversas opções, mas, para garantir que a estratégia funcionará e conseguir gerar retorno suficiente, deve-se focar naquilo que vende bem e que consegue realizar o trabalho.
Além disso, focar nos alimentos básicos pode ser algo mais seguro, uma vez que as pessoas tendem a consumir pratos que já conhecem pelo delivery, com a garantia de que não terão que fazer algo para comer se não gostarem.
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Pense na embalagem
As embalagens são um ponto essencial no tópico de entrega de alimentos. Isso porque ela é a responsável por garantir a qualidade e temperatura da comida, além da acomodação da comida e separação dos alimentos que ficam mais gostosos quando não estão juntos.
É preciso levar em conta que ela deve ser muito resistente, como um prego galvanizado a fogo, para conservar a comida organizada e a temperatura.
Isso é, pacotes individuais para cada comida aumentam a sensação de higiene e de organização do restaurante. As embalagens também devem ser adaptadas para congelamento, se for de desejo do cliente e possibilidade da empresa.
Outra característica é a sustentabilidade relacionada à produção dela, o que pode ser um ponto de diferencial para a empresa.
É importante se lembrar também de embalagens para outras categorias de oferta, como bebidas ou sobremesas, pois exigem embalagens práticas e específicas, que, muitas vezes, não conseguem se encaixar no padrão de refeições quentes comuns.
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Faça testes
O delivery é um serviço que pode estar sujeito a problemas, exigindo, então, soluções rápidas, além das ações comuns. Por esse motivo, é indicada a realização de testes antes de implementar, de fato, o serviço, para entender a qualidade dele e o que melhorar.
Por exemplo, assim como uma organização testa diferentes empresas de limpeza e conservação antes de contratar uma, para entender como cada uma delas funciona, é interessante testar o serviço.
Para isso, podem ser feitos pedidos pelo próprio gestor para entender a qualidade da entrega, avaliando se as embalagens foram escolhidas eficientemente e se estão certas, se a comida consegue suportar a viagem e até onde é possível realizar a entrega.
Além disso, eles também permitem uma avaliação do tempo gasto para a realização da entrega. Esse último teste precisa ser feito em diferentes partes do dia, identificando o tempo de preparo e de entrega, pontos essenciais na visão do consumidor.
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Adicione elementos
Uma boa tática para melhora do serviço é a adição de certos elementos que aumentam o sentimento de hospitalidade no consumidor. Isso porque ele se sente importante, valorizado e como se a experiência em caso fosse tão real como presencialmente.
Por exemplo, se uma empresa que realiza limpeza de fachada deixar um produto a mais para o cliente testar, ela consegue agradá-lo com pequenos gestos, influenciando-o a contratar o serviço novamente.
Esse tópico pode ser feito ao enviar junto ao pedido uma carta curta escrita à mão agradecendo pelo serviço, guardanapos personalizados, talheres, embalagens que podem servir como prato, e mimos simples, como balas ou um docinho.
Dessa forma, é criado no cliente um sentimento de felicidade, o que pode ser essencial para fazer com que ele continue consumindo daquele estabelecimento.
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Tenha um bom atendimento
É fundamental para garantir a satisfação do cliente, que ele seja bem atendido e receba a atenção que merece. Isso porque é muito comum surgirem problemas durante o delivery, e quando o cliente é bem tratado e com rapidez, ele consegue relevar o que aconteceu.
Responder rapidamente também previne que eles abandonem a compra, uma vez que suas dúvidas serão facilmente sanadas, permitindo que entendam e já comprem em um curto período de tempo.
Além disso, o bom tratamento de seus consumidores surge como um diferencial para os clientes, tendo esse tópico como um critério avaliativo no momento de escolher entre o seu restaurante ou um outro da concorrência.
Por exemplo, se uma empresa que constrói laje treliçada garante um atendimento bom para seus clientes, aumenta a satisfação deles com a marca, aumentando as chances de passarem a ser consumidores contínuos.
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Tenha atenção no processo
A montagem dos pedidos é um momento que pode gerar confusão, como troca de pratos, esquecimento de sobremesas ou bebidas, o que pode prejudicar consideravelmente a visão que o consumidor tem da marca.
Por esse motivo, é imprescindível fazer toda a divisão de cada alimento para cada entregador com muita atenção e cuidado, garantindo que o cliente não seja prejudicado e a empresa tenha que tomar atitudes para refazer o processo, gastando mais do que deveria.
Vantagens do serviço de delivery
Portanto, existem diversas etapas para conseguir a implementação de um serviço de delivery de qualidade, agora, serão destacados os benefícios que, quando bem feito, ele pode proporcionar:
- Garantia de comodidade aos clientes;
- Facilidade de gerenciar;
- Possível divulgação em massa;
- Redução de problemas de comunicação graças à plataforma.
Existem outras vantagens que ele pode proporcionar, mas foram destacadas as principais e, consequentemente, as que mais ajudam no desenvolvimento de um restaurante.
Conclusão
Implementar o serviço de delivery em uma empresa pode ser algo muito benéfico, contudo é importante seguir algumas etapas, para garantir que a estratégia conseguirá atingir seus objetivos e proporcionar vantagens à empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.