Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como começar o ano organizando a sua casa

Nada melhor do que começar o ano com a casa limpa e bem organizada, não é mesmo? Mas para deixar sua casa em ordem, não basta varrer o chão, remover a poeira e arrumar a casa… você deve organizar cada ambiente.

Começando pela cozinha, sugerimos que você descarte os potes de plástico danificados, manchados e sem tampas. O mesmo vale para panelas que descascaram, queimaram ou perderam a tampa.

Ainda nesse cômodo, sugerimos que você reorganize a despensa, para facilitar o acesso aos alimentos consumidos com mais regularidade.

Separe os mantimentos como arroz, feijão, farinha de trigo e açúcar dos itens de café da manhã como pães, bolachas, bolos e outros. Não deixe de verificar o prazo de validade dos alimentos.

Passando para o banheiro, descarte todos os produtos cosméticos que estejam fora do prazo de validade. Lembre-se que cosméticos vencidos podem causar alergias severas na pele, olhos e couro cabeludo.

Essa recomendação também vale para os medicamentos, que geralmente são armazenados no banheiro. Os medicamentos devem ser mantidos em suas embalagens originais, com bula, e em uma caixa própria para remédios.

Mantenha os produtos cosméticos mais utilizados no suporte junto ao boxe e guarde os demais em caixas organizadoras. O mesmo vale para rolos de papel higiênico e produtos usados na limpeza do banheiro.

Para manter o quarto organizado, você deve começar pelo guarda-roupas. Especialistas em organização sugerem organizar as peças de acordo com o modelo ou tonalidade para facilitar a visualização das peças.

Por exemplo, coloque todas as camisetas em uma gaveta, as blusas com manga comprida em outra, as regatas em uma terceira e as camisas em cabideiro. Você também pode separar as peças por cores.

Outras dicas valiosas são: Trocar a posição das peças de acordo com a estação, padronizar os cabides, colocar etiquetas de identificação nas gavetas, proteger peças delicadas em capas e utilizar organizadores para separar a roupa de banho e de cama.

Ainda em relação às roupas, vale separar as que você utiliza, daquelas que você não utiliza para vender através da internet ou doar para instituições de caridade. Aquelas que estiverem com defeitos devem ser descartadas.

No quarto das crianças, você deve organizar material escolar e brinquedos e caixas organizadoras e avaliar quais peças de roupas devem ser descartadas por estarem manchadas, rasgadas ou gastas. As que estiverem em bom estado, mas pequenas, podem ser doadas.

Na sala de estar, você pode organizar em uma gaveta itens essenciais como pilhas, lanterna e controles remotos usados com pouca frequência. Descarte revistas antigas, folhetos de delivery e cartões de serviço não utilizados.

Na área de serviço, você deve organizar os itens utilizados na limpeza, como detergente, desinfetante, álcool, água sanitária, esponja e palha de aço.

Esses produtos ficam bem organizados em um gaveteiro de plástico. Além de agrupar tudo o que você precisa para a limpeza da casa, este móvel promove eficiência na execução de tarefas domésticas.

Essas dicas são muito valiosas, pois viver em um ambiente limpo e bem organizado influencia em nossa saúde mental. O excesso de objetos e a desorganização aumentam a sensação de cansaço, tensão, ansiedade e estresse.