SB24Horas

Notícia na hora certa!

Como combinar o jogo de cama com o estilo decorativo do quarto?

Brincadeiras também funcionam em quartos de adultos de qualquer idade.

 

Decorar a casa é uma atividade prazerosa que toda pessoa acaba fazendo, mesmo que de forma não intencional. Seja em um ambiente minimalista ou com uma parede cheia de posters e adesivos, é possível combinar o jogo de lençol de formas bem legais, deixando o quarto com uma estética mais pessoal e que casa com a decoração do quarto como um todo.

 

E não é difícil criar uma harmonia entre a roupa de cama e a decoração do quarto. Um simples toque pode fazer toda a diferença e é possível usar a criatividade para deixar quartos de crianças e adultos mais aconchegantes. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ser exploradas por pessoas de todos os gostos e orçamentos.

Escolhendo o melhor jogo de cama para o quarto

É muito comum que as pessoas vão até lojas de departamento e escolham jogos de cama apenas pelo preço. Isso não é nada errado, mas ao comprar algo de baixa qualidade, é provável que esse produto tenha que ser substituído em pouco tempo. A longo prazo, isso faz bastante diferença no bolso.

 

Mas para quem quer investir em um bom conjunto de lençol de cama, é possível encontrar opções fabricadas em tecidos excelentes, como algodão egípcio, por preços acessíveis. Além de oferecerem mais conforto e durabilidade, eles acrescentam um toque cuidadoso à decoração do quarto.

 

Ficar atento ao tipo de jogo de cama também é importante. Não há razões para escolher um jogo de cama de 10 peças sendo que a sua rotina é corrida, a menos que a sua decisão seja motivada apenas pela estética.

 

Quartos minimalistas

Como o próprio nome já diz, os quartos minimalistas possuem poucos elementos, seja na quantidade de mobília ou na própria decoração, que pode ter cores sóbrias ou não. Esse estilo de quarto oferece diversas possibilidades para combinar o jogo de cama com o restante.

 

Uma opção é trabalhar a mesma cartela de cores presente no quarto, optando por todas as peças de uma única cor ou criando um bloco de cores. Por exemplo: o lençol preto, o cobertor branco e as fronhas vermelhas. Mas um quarto minimalista também pode ser contrastado com um jogo de cama bem barroco, com estampas carregadas, camadas de tecido e várias almofadas.

Quartos infantis

Na maioria das vezes, os quartos infantis são repletos de elementos lúdicos, seja pela presença de brinquedos, papéis de parede e, claro, pelas roupas de cama.

 

É muito comum que as crianças peçam decoração voltada para personagens de desenhos e muitos deles são fáceis de encontrar no mercado comum. Embora os quartos infantis permitam mais liberdade na hora de combinar elementos, opte por não utilizar tantas referências, pois a estética do cômodo pode ficar cansativa com o tempo.

 

Se a parede já é super estampada, opte por um jogo de cama nos mesmos tons de cores, mas sem desenhos ou com elementos mais sutis.

Quartos old fashioned

Há quem faça questão de quartos ornamentados, com referência aos ambientes requintados vistos em séries, na monarquia, ou que remetam ao conforto. Esse tipo de quarto é mais restrito no quesito combinação, pois geralmente é repleto de elementos decorativos em madeiras talhadas, detalhes dourados ou quadros nas paredes.

 

Escolha peças de cama de tons parecidos ou que tragam os mesmos elementos presentes no ambiente para a cama.

Quartos com personalidade

E, por fim, chegamos nos quartos com identidade única, que podem ser considerados diferentes, mas que muitas vezes refletem o gosto pessoal do dono em cada detalhe. Nesses casos, a escolha é livre, pois a combinação não precisa seguir nenhuma regra.

 

Assim como no quarto minimalista, o jogo de cama pode ser no mesmo estilo ou fugir completamente. Aqui, a criatividade rola solta e pede bastante experimentação.