18 de abril de 2024

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Como aumentar o seu engajamento orgânico?

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Campanhas e comunicações por meio do ambiente online geralmente ocorrem de forma paga, já que muitas empresas têm pressa em conseguir o máximo de alcance. No entanto, é possível ter um engajamento orgânico atingindo os mesmos resultados.

 

Utilizando as redes sociais a favor da aproximação entre negócio e cliente é possível chegar no resultado esperado, algo que pode ser vantajoso não apenas para compras de produtos, mas também para a popularidade de uma empresa no mercado.

 

Confira abaixo algumas das principais vantagens em ter um engajamento orgânico, e entenda como fazê-lo. Mas antes, entenda o que de fato significa isso.

O que é um engajamento orgânico?

Um engajamento orgânico dentro das estratégias digitais de um negócio significa que determinada empresa está alcançando popularidade por meio de práticas totalmente livres de custos ou investimentos financeiros, atendo-se somente ao conteúdo produzido.

 

Hoje em dia, para aumentar o alcance de conteúdos que são criados no meio digital, seja em sites, redes sociais e outras ferramentas de relacionamento com o cliente, como no caso de e-mail marketing, muitas empresas recorrem à divulgação de anúncios.

 

Esses anúncios, embora consigam fazer com que negócios sejam conhecidos e comunicações cheguem aos públicos desejados, não podem ser vistos como algo natural, o que significa o orgânico no engajamento.

 

Alguns exemplos de engajamentos naturais podem vir de comentários, curtidas, compartilhamentos, respostas em enquetes feitas por redes sociais, envio de publicações ou stories para amigos, dentre outras formas que fazem o público interagir com uma página.

 

Por exemplo, uma empresa de instalação de motor para portão tem como principal forma de engajamento orgânico a presença de seus clientes em sorteios e promoções proporcionadas pela empresa por meio de redes sociais.

 

E nem sempre a quantidade de seguidores de uma página significa o sucesso do engajamento orgânico daquele lugar. 

 

Da mesma forma que a rede online de uma empresa de serviço de terraplenagem tem uma grande movimentação na internet, contando com vários seguidores, uma grande marca de refrigerante pode ter o mesmo resultado, com menor número de pessoas.

 

O número de curtidas em uma página pode ser entendido da mesma maneira. Nem sempre uma postagem super curtida trará o máximo de engajamento orgânico, já que essa interação pode ser observada por um total de ações.

 

Essa é uma prova que a compra de seguidores e likes na internet não impõe resultados para uma empresa. Inclusive, muitas vezes esse pensamento pode fazer com que o negócio acabe não tendo sucesso na internet.

Conheça a importância deste engajamento no mercado

Tanto para seguidores e potenciais clientes de um negócio, quanto para todo o mercado em que ele pertence, o alcance orgânico é importante e deve ser celebrado, justamente por chegar em interações que demandam o mínimo de influência financeira.

 

Você pode entender melhor se comparar os alcances nas redes sociais entre uma empresa de reforma e construção e outra concorrente. 

 

Por meio de uma campanha online, a loja ‘X’ conseguiu um ótimo alcance de clientes em suas publicações, por meio de um conteúdo estratégico, criado especialmente para conversar com o público por meio da linguagem e do assunto certo. 

 

Já a empresa ‘Y’, conseguiu a mesma popularidade entre seus clientes, embora tenha utilizado anúncios em massa para os conteúdos que produziu. Nesse caso, o interesse do público foi induzido por propagandas na rede social.

 

Mesmo que as duas empresas tenham tido resultados satisfatórios, a empresa que não utilizou engajamento pago, com certeza, obteve mais sucesso em sua campanha, e também foi vista pelo mercado como mais importante.

 

Claro que não é proibido que empresas utilizem estratégias disponíveis na internet para chegar em seus consumidores, e que estão relacionadas com o pagamento de publicidade ou de mecanismos que vão induzir a uma resposta do público.

 

No entanto, aquelas empresas que traçam as melhores estratégias e alcançaram conquistas sem nenhum tipo de auxílio online, com certeza são bem mais vistas e respeitadas no mercado, bem como conseguem ser reconhecidas como um negócio de valor.

 

Conquistar essa reputação, construída por estratégias orgânicas, não é impossível, e pode ser comumente vista em inúmeras empresas na internet, que vão desde um fornecedor de flores até empresas de contabilidade.

 

Para isso, são montadas algumas estratégias fortes de comunicação, responsáveis por fazer a empresa primeiro entender o seu negócio e o seu cliente, para depois aprender como criar algo que o atraia.

Saiba quais são as melhores estratégias

Agora que você já entendeu melhor sobre engajamento orgânico e como ele é importante para fixação de uma empresa no mercado onde ela atua, conheça algumas das melhores estratégias para conseguir esse feito na sua comunicação digital!

Use os dados a seu favor

Seja em sites ou em redes sociais, quase todas as plataformas que sua empresa possuir em ambiente online terão a possibilidade de fornecer informações sobre as pessoas que ali estão consumindo o seu conteúdo.

 

Algumas das possibilidades encontradas nas principais plataformas sobre seguidores e pessoas que interagem com o que você produz são:

 

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Horário de consumo de conteúdo.

 

Além disso, quase todas as plataformas online oferecem informações relacionadas às postagens mais curtidas, mais compartilhadas, comentadas e enviadas, dados que podem fornecer um direcionamento para aquilo que deve ser atentado na produção de conteúdo.

 

Por exemplo, se você tem uma rede sobre corte e poda de árvores e deseja aumentar seu engajamento orgânico, procure criar conteúdos relacionados com as postagens mais curtidas da sua página, por exemplo, um post sobre melhores ferramentas de plantio.

 

Com os melhores horários para postagens, a ideia de comunicação específica para um gênero ou idade de público, é possível montar um conteúdo pronto para fazer sucesso nas suas redes ou plataformas digitais.

Esteja antenado nas atualidades

Se você quer fazer um conteúdo relevante, que vai despertar a atenção de pessoas na internet, para que elas possam gostar e engajar suas contas, é preciso entender o que está em voga atualmente, por exemplo, os assuntos mais comentados.

 

Imagine, por exemplo, que existe um conteúdo bom na internet com guarda corpo de alumínio e você tem um empresa de decoração de itens para casa, seria interessante fazer uma união entre o assunto e os interesses da sua empresa, de forma divertida e descontraída.

 

Estar por dentro do que é falado na internet e saber utilizar no momento certo, e da maneira mais inteligente, é uma das melhores formas de atrair pessoas para as suas redes, fazendo com que sua postagem bombe e atinja a máxima popularidade.

Não se esqueça de interagir

A interação com o público, nos momentos e oportunidades certas, fará com que o seu engajamento possa subir mais do que você imagina. Isso porque em redes sociais, como no caso do Instagram, o contato deve ser mútuo e constante.

 

Por isso, se fizer postagens de interação, pedindo opinião do público, procure sempre responder a quantidade de mensagens que conseguir, sejam elas positivas ou negativas. Faça a mesma coisa caso alguém chegue e fale com você.

 

Por exemplo, se clientes de uma empresa AVCB chegam no perfil do negócio e perguntam sobre a disponibilidades de novos materiais em post de novidades, procure sempre atender a solicitação de forma a induzir uma conectividade.

Aproxime a empresa do público

Uma das principais estratégias para aumentar a comunicação e participação nas redes da sua empresa é por meio de conteúdos, contatos e possibilidades de clientes se aproximarem da sua empresa, seja do processo ou da parte burocrática.

 

Se possível, tenha o costume de mostrar mais sobre as partes internas da empresa, sobre os produtos e serviços disponibilizados e as pessoas que estão por trás das entregas do negócio. Isso vai trazer mais realidade à empresa, e vai aproximar o cliente dela.

 

Com essa aproximação, as interações nas redes acabam aumentando, justamente porque as pessoas se sentem mais à vontade para comentar, participar e até mesmo chamar outras pessoas para consumir o seu conteúdo.

 

Se puder, chame um colaborador da empresa para trabalhar como influenciador, conversando com proximidade com os seguidores sobre os mais variados assuntos, isso claro, se o funcionário se sentir à vontade.

 

Digamos que você tem uma loja de aço para construção e tem como objetivo aumentar o engajamento de publicações de fim de ano, da chegada de produtos específicos. Além de se aproximar do seguidor, procure ainda pedir a opinião dele sobre questões da empresa.

 

Enquetes, caixas de perguntas e mensagens inbox são algumas das possibilidades de interação com quem está consumindo um conteúdo, algo que pode, além de aproximar, fazer com que aquela pessoa tenha ainda mais vontade de consumir aquele conteúdo.

Conclusão

Lembre-se que para a construção de estratégias de engajamento orgânico, a principal dica é ser transparente e próximo de quem está ali consumindo seu conteúdo. Quanto mais barreiras digitais existirem, menos você conquistará a popularidade desejada.

 

Por isso, seguindo as dicas acima, tudo que é essencial para você produzir uma interatividade orgânica será conquistado!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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