fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Black Friday 2020: como se programar e aproveitar a data com segurança

Dicas importantes para evitar fraudes ou gastar além do planejado.

 

Aproveitar os descontos e as promoções é uma das melhores partes da Black Friday, mas esta data também exige cuidado e planejamento. Primeiro, porque seu objetivo é economizar e não comprar sem motivo. Segundo, porque é uma época em que costumam acontecer roubo de dados.

 

A pesquisa é uma etapa muito importante para quem pretende fazer compras no dia 27 de novembro e aproveitar produtos em promoção, até para entender se realmente existe um desconto. Então, saiba como você pode se programar para aproveitar esta data com mais tranquilidade e segurança.

Pesquise preços com antecedência

Apesar de a Black Friday acontecer apenas no dia 27 de novembro, você pode e deve começar a pesquisar os preços ainda em outubro. Visite os principais sites em que pretende fazer compras e tire print das telas, para ter anotado e comprovado qual era o valor dos produtos antes da data de promoções.

Faça uma lista de produtos

Evite exagerar nas compras e gastar mais do que planejava ao fazer uma lista de produtos essenciais, dos quais você realmente precisa. Ao lado deles, você pode anotar o preço pesquisado na dica anterior, para ter uma ideia do que valerá a pena comprar na Black Friday.

Verifique o site da empresa

Esta é uma época propícia ao phishing, prática que consiste em um site se passar por outro, com o intuito de roubar dados pessoais. Antes de colocar suas informações, é indicado verificar se você está no link correto.

 

Além disso, sites falsos não contam com certificado de proteção SSL, e o seu antivírus também pode identificar se o endereço é perigoso. Então, preste atenção a essas informações.

Desconfie de promoções exageradas

Estamos falando de uma sexta-feira de promoções, mas ofertas exageradas e supostamente imperdíveis pedem que você desconfie. Um exemplo são smartphones por apenas R$ 2 ou passagens de avião para viagens internacionais a R$ 10. Até porque essas situações podem envolver sites falsos, tentando roubar suas informações pessoais.

Fique atento a e-mails

Quando nos cadastramos no site de uma loja ou já fizemos compras lá anteriormente, é normal recebermos e-mails marketing, sem contar que a frequência deles pode aumentar durante a Black Friday.

 

No entanto, abra-os com cautela e veja se a fonte é confiável, antes de clicar nos links promocionais. Pessoas mal-intencionadas aproveitam esta época do ano para tentar direcionar os compradores a sites falsos.

Gere um cartão virtual

Uma das formas de se proteger rapidamente contra o roubo dos dados de cartão de crédito é gerar uma versão virtual, exclusiva para compras na internet. Atualmente, a maioria das empresas oferece o cartão virtual, que pode ser facilmente cancelado caso você seja vítima de um golpe, sem perder o cartão físico.

Atualize seu antivírus e computador

Manter o antivírus e o computador atualizados ajuda a prevenir ataques cibernéticos. Se você pretende fazer compras pelo desktop ou notebook, lembre-se de atualizá-los. Para os smartphones, a regra também é importante. Então, veja se o software está atualizado e há um antivírus em funcionamento.

Atente-se às redes sociais

Uma das formas que as lojas adotam para divulgar promoções é por meio das redes sociais. Isso significa que você verá muitas ofertas enquanto navega pelo Facebook ou Instagram, mas tenha cuidado antes de clicar nelas.

 

Primeiro, verifique se o desconto não é exagerado e a publicidade vem de uma marca/loja confiável. Feito isso, clique, mas antes de comprar, veja se foi redirecionado para um site verdadeiro.

 

Estas são algumas dicas para você que quer aproveitar a Black Friday com segurança. Então,  pode segui-las sem medo.

Comentários