Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como aproveitar uma viagem com segurança

Dicas para viajar sem medo de contrair vírus durante os passeios.

 

Desde março de 2020, a forma de conviver com outras pessoas mudou um pouco. Isso também afetou as viagens: muitos só voltaram a passear mais para o final do ano.

 

Agora, em 2021, com a certeza de uma vacina, há interessados em conhecer um lugar exuberante, mesmo que, para isso, seja preciso adotar algumas medidas extras de segurança.

 

Se você faz parte desse grupo, confira como aproveitar sua viagem mais tranquilamente e sem riscos de contaminar-se com vírus.

Lembre-se que o uso de máscara é obrigatório

Por mais que opte por viajar de carro, você não poderá deixar as máscaras em casa. Elas vão te acompanhar durante toda a viagem e devem ser usadas com o mesmo cuidado.

 

Sempre que descer em alguma parada, for visitar um ponto turístico ou estiver nas áreas comuns do hotel, use a máscara. Além disso, lembre-se de trocá-la a cada duas horas ou sempre que ficar úmida. Não tem onde lavar? Aposte nos modelos descartáveis ou leve uma boa quantidade das versões de tecido.

Opte por lugares mais vazios e desconhecidos

O mais indicado pelos infectologistas ainda é ficar em casa. No entanto, se você quiser espairecer um pouco, dê preferência para os lugares mais vazios, não tão procurados por turistas.

 

Aquela praia menos visitada ou uma cidade menos conhecida é uma boa alternativa. Além disso, verifique a lotação do hotel ou da pousada. Esses locais devem estar funcionando apenas com metade da capacidade, oferecendo todos os cuidados para o bem-estar dos hóspedes.

Leve seu álcool em gel para todos os lugares

Os estabelecimentos precisaram adaptar-se para poderem voltar a atender ao público presencialmente. Ainda assim, não conte com a sorte de sempre ter álcool em gel onde você for. Isso não irá acontecer enquanto você estiver na praia, por exemplo.

 

Por isso, carregue aquele frasco menor de álcool gel na bolsa. Esse hábito será útil durante toda a viagem, caso não tenha como lavar as mãos com água e sabão.

Evite levar a família toda ou viajar com amigos

A oportunidade de voltar a viajar não significa que chegou o momento de reunir toda a família ou os amigos. O ideal é sair em pequenos grupos e, se puder, sem as crianças, ou seja, quanto menos pessoas, melhor.

 

Viagens individuais ou em casal com, no máximo, um filho, são as mais seguras, até porque é possível reservar apenas um quarto.

Escolha um lugar perto de casa

A praia tem sido a melhor alternativa, e o ideal é poder viajar no próprio carro. Ainda assim, o avião e o ônibus estão liberados, mesmo não sendo os mais indicados.

 

A ideia de ficar perto do seu lar e poder voltar rapidamente, caso aconteça algo, como um dos viajantes apresentar sintomas de doenças. Então, basta pegar o carro, voltar para a casa e agendar uma consulta médica. Você precisa estar preparado para esse imprevisto.

Pague tudo com cartões e outros meios eletrônicos

Tocar em dinheiro não é recomendado durante este período. Então, escolha destinos nos quais poderá pagar sua estadia e suas compras por meio de cartões ou outras formas eletrônicas.

 

Aplicativos como o PicPay já são aceitos em muitos estabelecimentos, enquanto os hotéis trabalham com bandeiras variadas de cartões de crédito.

Atente-se aos locais escolhidos para a alimentação

Quem preferir alugar uma casa ou um apartamento pode achar mais interessante comprar os alimentos no mercado e preparar as próprias refeições. No entanto, se você está em um hotel ou uma pousada, precisará comer fora.

 

Antes de se servir, veja se o local cumpre todas as regras de segurança: há álcool em gel disponível para clientes, os funcionários usam máscara e há orientação quanto ao distanciamento de 1,5 m entre as pessoas.