Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Como deixar um apartamento alugado com a sua cara

Após escolher um imóvel, o próximo passo é deixá-lo com o seu estilo.

 

Constituir espaço doméstico e estabelecer regras de convívio para ele são etapas que marcam a transição para a vida adulta. Muitos começam essa fase da vida alugando um imóvel, o que traz vantagens e desafios.

 

Uma das tarefas primordiais para quem aluga uma casa ou apartamento é personalizar esse espaço. Isso pode ser feito a partir de artigos de decoração, mobília e a organização dos cômodos.

 

Por isso, se você já alugou um espaço e está em busca de cadeiras de diferentes modelos e outros artigos para imprimir seu estilo no lar, confira algumas dicas.

 

Cores

 

Pode parecer um detalhe insignificante, mas as cores que compõem uma casa são fundamentais para conferir estilo, além de contribuírem para o conforto de moradores e visitantes.

 

Cada cor transmite uma sensação: enquanto as cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) deixam os ambientes mais alegres, revitalizados e vibrantes, as cores frias (verde, azul e roxo) são adequadas para transmitir tranquilidade e sensibilidade. Por isso, capriche nas cores, escolhendo aquelas de que você mais gosta e selecionando o cômodo onde colocar cada uma.

 

A sala de estar e a cozinha são espaços coletivos, o que as torna adequadas para receber cores quentes. Já os quartos, banheiro e o escritório são locais mais reservados e pedem cores mais sóbrias, a exemplo das frias. Caso você goste de cores dispostas de forma mais criativa, vale apostar em estampas e ilustrações.

 

Objetos decorativos

 

Esse é outro fator que pode parecer mero acessório, mas faz diferença na hora de deixar seu lar com a sua cara. Tapetes, vasos, quadros, almofadas, entre outros.

 

No que se refere ao tapete, uma dica importante é comprar um que tenha pelo menos a mesma área dos móveis que são colocados sobre ele. Além disso, escolha um tecido condizente com a decoração escolhida para a casa. Esteja atento às recomendações do fabricante para a limpeza e manutenção do produto.

 

Bibelôs, porta retratos e objetos de artesanato também são ótimos para deixar a casa charmosa e aconchegante. Contudo, é bom distribuí-los de forma equilibrada, para não sobrecarregar o visual ou acumular muita poeira sobre os móveis. Evite escolher peças de materiais de difícil limpeza, como artigos em pelúcia que, caso não sejam devidamente higienizados, podem chegar a prejudicar a saúde dos moradores.

 

Outro ponto simples, necessário e muito capaz de transformar um ambiente é a iluminação. Aqueles que querem dar um visual mais original à casa, podem investir em luminárias estilosas e criar pontos de luz (sobre uma poltrona ou uma mesa de centro, por exemplo). Além do aspecto estético, esse objeto ainda pode ajudar a economizar na conta de luz. Outro fator importante é certificar-se de que a posição dos móveis e objetos esteja afinada à iluminação natural do imóvel, permitindo que a luz do sol seja bem aproveitada.

 

Móveis versáteis e acabamento

 

O acabamento de um imóvel é fundamental para deixá-lo aconchegante, bem como para evitar futuras dores de cabeça e prejuízos financeiros decorrentes de possíveis reformas.

 

Móveis planejados podem seguir sendo o sonho de muita gente, mas, existem outras ideias mais adequadas para imóveis alugados. As principais são os móveis versáteis e adaptáveis, como mesas dobráveis e itens soltos, que podem ser ajustados a diferentes espaços e levados com você caso haja uma nova mudança. Vale lembrar que é possível encomendar móveis planejados que não sejam embutidos.

 

Por isso, vale investir em móveis que disponham de um design diferenciado, capazes de desempenhar funcionalidades múltiplas e, ao mesmo tempo, servirem de objeto decorativo. Um exemplo disso são as escadas vazadas, que podem abrigar livros e plantas.