Com grande expectativa de público, Via Crucis estreia nesta quarta-feira

Após três meses de oficinas e ensaios preparatórios, o espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste estreia nesta quarta-feira (01), às 20 horas, com a expectativa de superar o público de 2014, quando 25 mil pessoas compareceram à plateia do Centro Social Urbano, nas noites de encenação da peça. As apresentações seguem até o domingo, dia 05 de abril, sempre no mesmo horário e com entrada franca. Na terça, dia 31 de março, o elenco faz sua pré-estreia, voltada apenas à imprensa, autoridades e convidados.

 

Ao todo, aproximadamente 200 pessoas estão envolvidas com a realização do evento, incluindo o elenco, a direção, a produção e a equipe de colaboradores da Prefeitura. Nesta edição, o enredo conta a trajetória da passagem de Jesus Cristo pela Terra sob a ótica do Evangelho de João, personagem que será vivido por dois atores na encenação: Felipe Souza, que estará em cena como o apóstolo e seguidor de Jesus; e Almir Pugina (autor do texto), que será o narrador da peça e viverá o personagem em idade avançada.

 

Protagonista do espetáculo, o ator Bruno Bortolucci viverá Jesus pelo terceiro ano consecutivo e afirma que a interpretação do personagem passou por grande evolução e resultou em muitas transformações, até em sua vida pessoal. “Com os anos e a experiência, há um amadurecimento do personagem. Tudo acaba se tornando mais natural e é aí que a atuação ganha. Fico mais seguro para propor intenções e ações”, conta.

 

Já a preparação para as cenas exige fôlego do ator. “A preparação sempre é uma das partes mais difíceis. Mas ela é fundamental, até porque, pelo menos para mim, os ensaios e as apresentações em si são uma grande maratona e é preciso energia para conciliar meu trabalho profissional com a rotina de ensaios e aguentar correr na areia durante as duas horas e meia de espetáculo. Mas a minha maior preocupação é fazer um ótimo trabalho e contar com a atenção da plateia”, considera.

 

O diretor da montagem, Otávio Delaneza, destaca que, nesta reta final, cada encontro no Centro Social Urbano traz uma novidade. “Vemos um sepulcro sendo construído, uma pedra a mais, o palácio de Herodes e aos poucos tudo vai tomando forma. Estou como um grande maestro, tentando afinar minha orquestra, que são os atores, para que possamos nos harmonizar para a estreia e os demais dias de apresentações. O processo está finalizando, mas o desejo de termos um grande espetáculo é maior que tudo. Juntamos amor, respeito e responsabilidade para que nossas expectativas virem realidade”, declara.

 

Cenografia

 

Na última semana, a equipe responsável pela cenografia do espetáculo começou seu trabalho. Segundo o produtor cultural, Kaê Payão, a proposta desta edição é criar um ambiente neutro, em referência a um lugar árido, sem a menção de qualquer elemento cenográfico. “Essas identificações visuais, como mesas, bancos, tronos e poço, entrarão em cena de forma concomitante à ação desenvolvida. Isso tudo difere de outras versões em que já é anunciada a próxima cena, pelo fato de o elemento cenográfico já estar instalado o tempo todo durante a encenação”, comenta o profissional. A encenação contará com dois palcos e arena, além de diversos elementos cenográficos.

 

Exposição “A Paixão em Cenas”

 

A plateia que se dirigir ao Centro Social Urbano, nas noites de apresentação do Via Crucis, terá a oportunidade de conferir a exposição “A Paixão em Cenas”, que circulou por outros cinco pontos da cidade, desde fevereiro deste ano, com o objetivo de celebrar a chegada à 18ª edição da peça. Ao todo, a atração traz 18 fotos do espetáculo, registradas ao longo dos diferentes anos de realização do evento, feitas pelos fotógrafos Anderson Junque, Carlos Petrini, Evandro Felix e José Roberto Bueno. A exposição ficará no saguão do Centro Social Urbano até o dia 05 de abril.
O espetáculo é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio da Rede de Supermercados Pague Menos, apoio das Indústrias Romi, Usicomp e NET e produção cultural da 3Marias. O Projeto Via Crucis conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC/ICMS – Programação de Ação Cultural. Todas as informações sobre a peça podem ser consultadas no site www.viacrucis.com.br e também na fanpage Facebook/espetaculoviacrucis.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas