Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Código de vestimenta da Black Tie: o que vestir?

Você está planejando uma festa, gala ou casamento com um código de vestimenta em breve? Mas você realmente não sabe o que o código de vestimenta significa? Nós ajudamos você! Esta série de blog cobre os diferentes códigos de vestimenta, um por um. Do super clássico e formal ao moderno e informal.

 

Com dicas sobre cores adequadas, sapatos e acessórios combinando, você pode começar a procurar a roupa perfeita imediatamente após a leitura. Neste blog: o código de vestimenta do Black Tie.

 

Um dos códigos de vestimenta mais clássicos e formais é Black Tie ou Cravate Noire. Este código de vestimenta pode lembrá-lo um pouco dos filmes de James Bond, onde todos os homens passam em ternos justos e abotoaduras chiques.

 

Em essência, isso também é verdade, porque ternos escuros elegantes são a chave desse código de vestimenta. Devido à natureza super formal desse código de vestimenta, é mais provável que você o encontre em galas, cerimônias de premiação e estreias do que em festas na praia e casamentos de verão.

Roupa Preta

Encontrar uma roupa adequada para esse código de vestimenta não é difícil no papel. Existem várias regras fixas que você deve seguir para cumprir este código de vestimenta. Especialmente para os homens, é bastante rígida. Procure seguir a receita o mais fielmente possível, pois numa situação em que todos estão quase iguais, você notará rapidamente se escolher algo diferente.

 

Roupas masculinas black tie

Os cavalheiros devem aparecer em um smoking preto. No entanto, nem todo terno é um smoking. O smoking é sempre de duas peças (um casaco e uma calça). O paletó é trespassado e tem lapelas clássicas. Isso significa que há apenas uma linha de botões.

 

De um ponto de vista muito formal, a jaqueta deve ter uma gola de xale e as calças não devem ter presilhas de cinto ou dobras. De preferência, o casaco é feito de lã e a lapela de cetim. Esse acréscimo de cetim deve voltar na costura lateral da calça. Isso também é chamado de galão .

 

Uma camisa branca deve ser usada sob o smoking. Esta camisa tem um fecho de botão oculto para que você não possa ver os botões. Geralmente, usa-se um colete ou faixa na cintura por cima da camisa (e por baixo da jaqueta).

 

Faixa de cintura é um tipo de cinto largo que você usa sobre as calças e o colete é uma jaqueta sem mangas com um decote na frente. Você usa um desses itens (nunca os dois ao mesmo tempo) sobre o cós da calça. Com isso, não é necessário usar cinto, pois a faixa na cintura ou colete evita que a calça caia e a camisa fique bem cuidada nela.

 

O item mais característico de um smoking Black Tie é a gravata borboleta. Este é preto e é feito do mesmo material da lapela do casaco. O melhor é amarrar você mesmo, mas um laço ‘pronto’ também é possível. Se você usar uma faixa na cintura, escolha um laço exatamente da mesma cor.

 

Em ocasiões menos formais, há espaço para escolher um laço de cor diferente. Escolha um lenço de bolso dessa cor, para que combine bem. Também é bom combinar a cor do laço com a cor da roupa do seu parceiro, se vocês forem a um evento juntos.

Calçados Black Tie

Tal como acontece com o código de vestimenta, o código do calçado também não é ambíguo. Os homens usam sapatos de couro preto sob o smoking, combinados com meias pretas.

 

Calçados masculinos black tie

Sapatos de couro preto não são sapatos comuns e, portanto, você não vê muito em lojas de calçados e lojas online que vendem mocassim masculino. Mesmo assim, há várias marcas com sapatos pretos de verniz na coleção, como Santoni e Magnanni. Esses sapatos fantásticos feitos com os mais belos materiais completam o seu look super chique Black Tie.

Cores Black Tie

Na verdade, já está no nome: com o código de vestimenta Black Tie, você usa principalmente preto. Para os homens é obrigatório, para as mulheres é um pouco mais flexível. Os homens usam um smoking preto com sapatos pretos e, na maioria dos casos, uma gravata borboleta preta. E um terno azul escuro profundo também seria possível.

Acessórios de gravata preta

Com o código de vestimenta Black Tie, há uma regra importante quando se trata de acessórios: não use relógio. Isso permite que você dê ao anfitrião e/ou à anfitriã a sensação de que você está observando o tempo e essa, obviamente, não é a intenção em ocasiões formais.

Acessórios black tie masculino

Os acessórios clássicos para homens incluem gravata borboleta, colete, lenço de bolso e faixa na cintura. Nunca use colete e faixa na cintura juntos, mas escolha um desses dois itens.

 

Um lenço de bolso é o ‘lenço’ que fica no bolso do peito da jaqueta. Para ocasiões muito formais, deve ser branco. Para ocasiões menos formais, um lenço de bolso colorido ou um lenço de bolso impresso também pode ser usado.

 

Você não deve usar um cinto com este código de vestimenta. O colete ou a faixa na cintura garantem que as calças não caiam.

 

O código de vestimenta Black Tie é aquele em que você pode realmente desfazer as malas. De todos os códigos de vestimenta, este talvez seja o mais chique e formal. Agora que você sabe exatamente qual é o seu código de vestimenta, é uma questão de comprar tudo junto.